iGaming

[Case Study] Vamos Perder um Pouco de Dinheiro: Coletando E-mails para Obter Lucros Futuros

This post is also available in: EN ES

Adivinhe só? Estamos de volta com o novo estudo de caso de nosso concurso – um dos maiores concursos Follow-Along que organizamos com nosso amigo Luke, proprietário do fórum Afflift.

Nick, o autor do excelente Survey Pops – Guia Intermediário, ficou em quinto lugar em nosso concurso por compartilhar um follow-along bem incomum. Não se trata de grandes lucros imediatos, mas de um jogo a longo prazo. O objetivo de Nick não era mostrar um ROI e uma receita altíssimos nas capturas de tela. Mas qual era, então?

Continue lendo para saber mais!


Sobre a Campanha

O objetivo de Nick era fazer uma oferta de iGaming e coletar uma base de e-mails. Ele desenvolveu um fluxo de trabalho bastante complicado:

propellerads-lose-money-case-study-campaign-flow

Complicado – mas não para um profissional de marketing experiente, que conhece os segredos das vendas por marketing de e-mail.

Nick decidiu usar duas versões do mesmo pré-aterrissagem. O primeiro visava usuários que estavam prontos para fazer o primeiro depósito e obter uma renda instantânea. Direcionava imediatamente para a página de ofertas. A segunda era uma página de opt-in de e-mail. Os usuários que deixaram seus e-mails nessa página entraram no funil de marketing por e-mail, com cada e-mail contendo um link para a página da oferta.

E aqui estão os detalhes da campanha:

Fonte de tráfego: PropellerAds
Tipo de tráfego: Anúncios Push Clássicos
Modelo de lance: CPA, 5$ A 10$
Ferramenta de Rastreamento: NickTrack™ (o rastreador do próprio Nick!)
Tipo de Oferta: iGaming
Pagamento da Oferta: 5$ – 300$
Orçamento da Campanha: 200.000$
GEO: Nível 1

Configurações da Campanha

Nick dedicou um bom tempo para definir sua campanha corretamente. Cada detalhe era importante: o experimento ia ser muito caro – não havia chance de erro!


Tokens

Primeiro, Nick escolheu todos os tokens disponíveis, exceto o zone_type. Como ele explicou, não havia necessidade desse token, porque ele não queria misturar o tráfego de anúncios do In-Page Push com o Clássico.

propellerads-lose-money-case-study-settings1

Também não recomendamos a combinação de Clássico e In-Page Push em uma única campanha, por isso o Nick deu a você um ótimo exemplo!


Configurações de segmentação

Nick queria direcionar todas as atividades do usuário e dividi-las somente quando fosse necessário para a otimização:

propellerads-lose-money-case-study-settings2

Falando em países, Nick parou em um único GEO, mas excluiu algumas cidades específicas que, em sua opinião, não seriam convertidas. Além disso, ele definiu o orçamento em 200$ por dia. E aqui estão algumas outras configurações de segmentação:

propellerads-lose-money-case-study-settings3

Como você pode ver, Nick excluiu várias versões do Android de sua campanha – em sua opinião, elas não teriam um bom desempenho no GEO escolhido e poderiam estragar toda a experiência.

Além disso, ele fez alguns comentários sobre sua escolha de navegador:

  • Chrome: oferece o maior volume de tráfego
  • Samsung: pode trazer CPAs decentes
  • Outros navegadores: não têm bons volumes nem CPAs estáveis.

Por fim, ele excluiu várias zonas que não seriam convertidas e foi para uma parte muito essencial: os públicos.

propellerads-lose-money-case-study-settings4

Nesse funil, o Nick queria executar vários públicos. Ele decidiu separá-los da seguinte maneira:

  • Público 1: usuários que interagiram com o formulário de lead (por exemplo, começaram a digitar no formulário)
  • Público 2: usuários que passaram algum tempo específico na página de aterrissagem
  • Público 3: usuários que se inscreveram na lista de e-mails (excluídos da segmentação).

O plano de Nick era adicionar e remover usuários dos públicos manualmente, para que ele não precisasse coletar um público para re-segmentação:

propellerads-lose-money-case-study-settings5

Programação da Campanha

Nick afirma que as ofertas de iGaming são bastante sensíveis em relação ao tempo. Isso significa que há horários específicos em que essas ofertas podem gerar melhores conversões. Como diz Nick, o horário “ideal” varia de acordo com o GEO – você provavelmente terá sucesso se lançar uma campanha em um horário em que a maioria do país deve estar acordado.

No entanto, como o objetivo principal é coletar e-mails, o tempo não era tão importante nesse caso, portanto, o cronograma não era rigoroso:

propellerads-lose-money-case-study-settings6

Ainda assim, o Nick enviou a campanha para moderação em um horário específico, para que ela começasse no horário certo para o GEO escolhido.


Criativos

Para finalizar, o Nick precisava de criativos para seus anúncios. Sua prática normal é usar oito criativos para uma única campanha. Em vez de mostrar o que ele fez exatamente, Nick compartilhou de bom grado suas práticas recomendadas para escolher e editar criativos para o iGaming. Aqui estão elas:

  • Mantenha seus criativos simples
  • Use imagens sem detalhes, como ícones
  • Use emoji
  • Deixe os usuários curiosos, mas não seja enganoso em seus criativos

Então, seguindo suas regras habituais, Nick adicionou seus criativos à campanha e começou a esperar pelos primeiros resultados.

A ideia de aprimoramento da PropellerAds: a melhor maneira de testar é adicionar menos criativos de uma vez e, depois, adicionar novos criativos.


Monetização extra

Para obter uma renda extra com a oferta principal, Nick instalou a Smart Tag do ProPushem suas páginas de aterrissagem. Agora ele podia coletar assinantes de suas páginas e ser pago por eles, sem nenhum esforço extra.


Fluxo da campanha: Dias 1 a 5

Os primeiros cinco dias foram bastante proveitosos, não por causa de lucros altíssimos, mas principalmente graças a várias lições que Nick aprendeu com eles. E aqui estão eles:

  • Sempre verifique cada pequeno detalhe. O Nick ficou muito frustrado ao saber que havia esquecido de adicionar o link da oferta em seu e-mail CTAde boas-vindas. Isso aconteceu de repente – seu assinante lhe contou sobre isso. Felizmente, foi apenas o primeiro dia, e apenas 200$ foram gastos, mas Nick ainda perdeu algumas das conversões. É claro que ele consertou o problema imediatamente, mas ficou bastante chateado.
  • Tenha cuidado com os scripts. Outro problema que Nick encontrou foi o código de IA. Foi necessário um ajuste porque a solução pronta deu o rótulo errado aos eventos em um rastreador. Isso não afetou a campanha e seu orçamento, mas dificultou o rastreamento correto da campanha.
  • Excluia da lista de e-mails os assinantes que não têm valor para você. Um dos assinantes foi bastante negativo em relação ao e-mail de boas-vindas. Ele respondeu a esse e-mail de forma bastante ofensiva e poderia facilmente marcar o restante dos e-mails como spam. Para evitar isso e manter sua reputação, Nick simplesmente cancelou a inscrição dele na lista.

Aprender é ótimo, mas os lucros são ainda melhores, então o que aconteceu?

A campanha do Nick começou com um CPA médio (que era o custo por inscrição de e-mail). E, desde o primeiro dia, ficou abaixo do esperado. Nick supôs que isso aconteceu graças às configurações de horário corretas – ele enviou a campanha para moderação em um determinado horário, lembra? Outro ponto positivo foi que a perda de cliques foi de apenas 2,7%.

Marketing de E-mail para Afiliados: Como Aumentar a Receita Com E-mails

Mais tarde, o CPA subiu um pouco mais, e Nick ficou um pouco preocupado. Então, ele decidiu testar novas páginas de aterrissagem para pedir às pessoas que fizessem o primeiro depósito.

Ele supunha que o CPA aumentaria para essas páginas de aterrissagem, mas, na verdade, ele até diminuiu um pouco. Nick compartilhou suas taxas de CPA para todas as páginas de aterrissagem – versões antigas e novas.

propellerads-lose-money-case-study-test-creatives1

As linhas vermelhas na captura de tela mostram as páginas com o pior desempenho. Como você pode ver, o Nick tem um desempenho melhor com a maioria das novas versões de páginas de aterrissagem.

Para ter certeza de quais páginas eram as melhores, Nick usou uma calculadora de testes A/B. Ele adicionou a página com melhor desempenho (violeta) e a pior (azul):

propellerads-lose-money-case-study-test-creatives2

Otimização da Primeira Campanha

Agora era hora de otimizar as campanhas e fazer alterações na maioria das configurações.


Versões de Sistema Operacional

Primeiro, Nick decidiu verificar e comparar o desempenho de diferentes versões do sistema operacional. Aqui estão os resultados classificados de acordo com a versão do sistema operacional:

propellerads-lose-money-case-study-stats1

A primeira coisa que vem à mente é excluir o Android 8 de uma vez por todas, certo? Aparentemente, essa é a versão do sistema operacional com o CPA mais alto e parece estragar tudo.

No entanto, Nick não fez isso. Em vez disso, ele esperou mais um dia e coletou as estatísticas novamente. Aqui está o que ele obteve dessa vez:

propellerads-lose-money-case-study-stats2

Viu? Como já não era tão ruim, bloquear o Android 8 não era mais a solução mais direta.

Uma dica do Nick: faça otimizações lentamente ao longo do tempo. Dê a cada elemento otimizável outra chance de mostrar como ele realmente funciona.

Portanto, não havia nada para bloquear, e Nick considerou apenas segmentar algumas das versões do sistema operacional com o CPA mais alto. Em outras palavras, ele criou campanhas separadas para eles.


Navegadores

Como você pode ver na captura de tela abaixo, os dois navegadores apresentaram uma diferença de desempenho muito significativa. O CPA do Navegador Samsung foi mais de duas vezes maior do que o do Chrome e 5$ a mais do que ameta máxima de CPA. Ainda assim, como acontece com as versões do sistema operacional, Nick decidiu testá-lo ainda mais.

propellerads-lose-money-case-study-stats3

Atividade do Usuário

As estatísticas de atividade do usuário não mostraram nada de extraordinário, e Nick decidiu deixá-las como estavam. Em seu fluxo de trabalho habitual, ele separa as campanhas por Atividade do Usuário somente quando obtém dados suficientes de pelo menos cinco versões de campanha. Em outras palavras, o Nick supôs que era muito cedo para fazer algo com elas.

propellerads-lose-money-case-study-stats4

Idioma

Uma rápida olhada nas estatísticas classificadas por idioma mostrou que o maior volume de tráfego estava vindo de duas versões de idioma. Nick decidiu excluir todos os outros idiomas para economizar dinheiro e provavelmente obter um pequeno aumento no eCPM.

propellerads-lose-money-case-study-stats5

Criativos

A maioria dos criativos forneceu um bom CPA dentro da faixa de meta. Alguns tiveram um desempenho melhor e outros pior, mas Nick não se apressou em tirar conclusões rápidas sobre os mesmos. Como ele disse, você pode relançar uma campanha várias vezes com as mesmas configurações e ver que o pior criativo se tornou o melhor.

Aqui estão os criativos com melhor desempenho:

propellerads-lose-money-case-study-stats6

O último foi obviamente um fracasso: zero CRs, quase nenhum desempenho. E aqui está outra lição que você pode aprender:

Pessoalmente, Nick achou esse último criativo o mais atraente. No entanto, ele não estava funcionando bem, portanto, não confie no seu gosto, apenas nos seus dados, depois que você testar várias versões.

Aqui estão as estatísticas dos criativos com pior desempenho:


Fluxo da Campanha Dias 6-8

Após cinco dias, os resultados de Nick foram os seguintes:

  • Gastos: cerca de 1.000$
  • Receita: um pouco mais de 100$
  • ROI: aproximadamente -88%

Enquanto isso, o ProPush também trabalhou. O tráfego Push não é o melhor para coletar assinantes com o ProPush. Assim, as taxas de CPM eram mais baixas do que poderiam ser se o Nick enviasse, por exemplo, tráfego Pop. No entanto, ainda havia algum lucro:

propellerads-lose-money-case-study-stats8

De qualquer forma, o lucro não era o objetivo principal dessa campanha, mas se tornou um bônus agradável!

No sétimo dia, Nick recebeu uma mensagem de alerta de queda de volume em sua conta da PropellerAds:

propellerads-lose-money-case-study-volume-drop

Na maioria dos casos, essa mensagem significa que sua campanha não é competitiva o suficiente e não pode fornecer a você o tráfego e sua meta de CPA. E aqui está o gráfico de gastos diários da campanha – ele diminuiu repentinamente após 31 de maio.

propellerads-lose-money-case-study-test-spending-tendência

Então, o que Nick deveria fazer? Ele tinha duas opções:

  • Aumentar o CR da campanha, o que também aumentaria o eCPM e tornaria a campanha mais competitiva no leilão de lances
  • Aumentar o lance de CPA da campanha. Isso aumentaria o eCPM, mas poderia prejudicar o ROI

De qualquer forma, a otimização e o aumento do eCPM eram essenciais! E Nick começou a trabalhar nisso.


Otimização da Segunda e Terceira Campanha

O que era essencial naquele momento? Para aumentar o eCPM, crie uma nova campanha e faça com que ela funcione por muito mais tempo graças a esse aumento do eCPM.

Resumindo, o Nick fez as seguintes atualizações:

  • Limitou a segmentação de navegador apenas ao Chrome
  • Reduziu o número de idiomas visados para dois
  • Eliminação dos criativos com pior desempenho
  • Excluiu as páginas de aterrissagem com pior desempenho e adicionou as novas
  • Reduziu ligeiramente o lance de CPA

A campanha atualizada e otimizada foi aprovada em 8 de junho e teve um ótimo CPA – menos da metade da meta inicial! No dia seguinte, o CPA aumentou para quase 10$ e a mensagem “Volumes Drop” apareceu novamente.

Nick não tinha uma ideia clara do motivo pelo qual isso aconteceu. Temos uma suposição: sua otimização e a alteração do lance de CPA podem afetar o tráfego em determinadas zonas.

Então, ele relançou a campanha novamente: mudou os criativos que usou na segunda versão da campanha e recuperou o lance inicial de CPA. Além disso, ele interrompeu a primeira e a segunda campanhas, caso o motivo da queda de volume fosse a concorrência entre elas.


Resultados da Campanha

A versão da última campanha fez seu trabalho. Por exemplo, aqui está a alteração no CPM para todas as três campanhas: da primeira para a terceira:

  • CPM para a 1ª campanha: 0.198
  • CPM para a 2ª campanha: 0.272
  • CPM para a 3ª campanha: 0.514

E aqui estão as estatísticas gerais de todas as três campanhas que o Nick realizou no concurso:

propellerads-lose-money-case-study-stats9

Como resultado, Nick conseguiu adicionar 320 novos assinantes de e-mail à sua lista com um CPA médio de aproximadamente 6,75$ por assinante.

Na opinião de Nick, os resultados não são os melhores, mas também não são péssimos. Ele continuou a realizar suas campanhas após o término do concurso e certamente obteria resultados muito melhores. Como o próprio Nick disse, essa experiência lhe deu muitos insights e ideias sobre como mudar e otimizar seu funil – e nós lhe desejamos sorte!

E aqui está o que Nick acrescentou sobre sua experiência com nosso concurso:

Quando vi pela primeira vez que a PropellerAds estava organizando um concurso de 10.000$ no affLIFT, fiquei animado. É uma das minhas fontes de tráfego favoritas para tráfego push and pop. A qualidade do tráfego e os volumes são inigualáveis, e a criação ou otimização de campanhas é rápida e direta. Espero que eles organizem outro concurso em breve, mas ainda maior!

A propósito, você pode visitar o site do Nick – ele está repleto de informações úteis para iniciantes e anunciantes profissionais.


Comentários de Konstantinos Kafkalias, Estrategista de Contas Sênior da PropellerAds

Nick, muito obrigado pelo incrível estudo de caso, que valeu a pena ter sido votado entre os 5 melhores durante nosso concurso!

O que realmente vale a pena enfatizar por meio dessa análise são os motivos detalhados de Nick em relação a essa campanha. Desde o início, ficou claro que a campanha poderia ter números vermelhos no painel da PropellerAds. O afiliado experiente, no entanto, não limita o sucesso de uma oferta a uma única fonte.

É aqui que a experiência dá a você a oportunidade de interconectar várias fontes de tráfego por meio do ecossistema e fazer com que qualquer oferta seja mais verde do que a grama de Paradise City.


Objetivo da Campanha

Coletar o maior número possível de endereços de e-mail. Esse é um fluxo simples para a PropellerAds; no entanto, Nick está recebendo pago por FTDse não por lead. Assim, o fluxo mais complicado, em que ele coleta endereços de e-mail por meio da nossa enorme pool de tráfego e, em seguida, redireciona os assinantes e obtém os FTDs em um estágio posterior. Incrível!


Coleção de Assinantes do Push Propush.me

Mais um estudo de caso em que o afiliado tira proveito de todas as ferramentas de monetização da Propellerads. Nick está extra-monetizando sua página de aterrissagem de iGaming vendendo assinantes coletados em suas páginas de aterrissagem.

O público do iGaming está claramente interessado em bônus, brindes, giros de roda grátis e qualquer coisa que possa ser dada por meio de assinaturas! Monetize-os;)


Configuração da Campanha

#1. Iniciar uma campanha em um momento em que as pessoas estão acordadas no GEO selecionado é, de fato, uma técnica muito boa, especialmente para o público de iGaming e e Finanças. Qualquer vertical pode ser diferente! Para a vertical namoro, por exemplo, observe as terças-feiras e os finais de semana, no início da noite. O motivo é autoexplicativo!

#2. Separar Notificações Push com In-Page Pushé uma excelente estratégia de otimização

#3. Meta de CPA definida entre as médias de GEO e Vertical. Se vocês não souberem essas médias, perguntem. O algoritmo da PropellerAds é uma ferramenta superinteligente que reconhece o tipo de oferta e as expectativas em relação a ela e direciona o tráfego para o que parece ser a configuração ideal.

Seja sábio ao escolher as tarifas!


Segmentação

A oferta foi criada apenas para Android, e Nick também exclui versões mais antigas do Android que ele considera não eficientes para esse GEO.

Mais uma lição importante do Nick para todos nós: trate TODOS os locais de forma diferente!

Limitar os navegadores também é eficiente para que você possa trabalhar com o algoritmo PropellerAds. Nossa sugestão aqui é que você crie campanhas separadas por navegador em vez de limitá-las. Cada navegador pode jogar com diferentes pagamentos e diferentes volumes. A Magia existe do Chrome para o Edge, do Safari para o Samsung Browser.

Teste A/B, amigos!

Adicionar uma Lista Negra que Nick já havia coletado ao longo de sua jornada conosco foi bom. Façam testes, coletem os dados para vocês mesmos, sejam analíticos e criem seus próprios dados.

EVITE procurar uma Whitelist ou uma Blacklist em seus primeiros testes. A pool de tráfego da PropellerAds é exclusiva, e os novatos devem testar novas ofertas no RON, dando ao algoritmo a chance de fazer seu trabalho!

E também gostamos de como o Nick usou a exclusão de usuários já inscritos – ótimo trabalho!


Conversões Múltiplas

A Propellerads oferece a você a oportunidade de passar vários eventos para as estatísticas; no entanto, somente o evento 1 pode enviar um pagamento no sistema e desempenhar um papel na rotação e nos eCPMs.

Sim, Nick, seria incrível enviar 3 eventos pagáveis, concordamos, mas, na verdade, isso seria muito pouco útil e também atrapalharia a simplicidade da Notificação Push e da rotação do Onclick.


Criativos

Concordamos com as regras compartilhadas por Nick, se estivermos falando especificamente de iGaming. Um exemplo diferente, no entanto, seria uma campanha de apostas convencional, em que o uso do ícone grande com uma imagem legal do campo de futebol aumenta a CTR em 3,7%.

DICA: Você pode usar até 8 conjuntos diferentes de criativos em uma campanha. Comece sua campanha com 4 conjuntos. Esses 4 conjuntos vão para a fase de teste e atraem o tráfego de teste. Em seguida, como uma ferramenta de otimização/escala, adicione mais dois conjuntos. Eles irão novamente para a fase de teste, e você receberá um novo impulso de tráfego! Em seguida, adicione os dois últimos!


Crachás

SIM. SIM. TESTE CRACHÁS. De fato, cada vertical tem diferentes crachás de alto desempenho. Entre em contato conosco para obter mais informações antes de iniciar suas campanhas. Mas, no geral, os crachás mostram um aumento de 1,8% na CTR. Por que não?


Execução da campanha – Otimização

Foi um caminho acidentado desde o início, com alguns problemas técnicos causados pela pressa. Nada de mais, apenas ensina a todos nós a sermos mais cuidadosos com a configuração.

A estratégia de otimização do Nick é muito elegante, com o objetivo principal de aumentar o eCPM da campanha. Para fazer isso, ele precisa aumentar a CR, e Nick brincou com a eliminação dos criativos, do idioma e do navegador com desempenho ruim, além de reduzir um pouco a taxa de CPA.

O último pode entrar em conflito com a ideia de aumentar o eCPM, pois a taxa de CPA é um dos dois principais fatores do eCPM. Entendo que você pode reduzir a taxa de CPA para economizar dinheiro, mas isso gerará menos tráfego para a campanha.

LEMBRETE DE DICA: Cada novo criativo adicionado precisa passar por uma fase de teste, o que aumenta o tráfego novo e pode gerar mais conversões para você. ADICIONE novos criativos durante a otimização!

Após o teste inicial, em que o Nick testou todas as atividades do usuário, pudemos analisar cada uma delas separadamente e ter isso em mente ao criar a segunda e a terceira campanhas.

Cada atividade de usuário tem peculiaridades diferentes, sendo que a atividade de usuário alto oferece a você os usuários mais novos, e a atividade de usuário baixo oferece a você o maior conjunto de usuários, que custam menos. Jogue com a gente!


Conclusões

  • A experiência de Nick criou um estudo de caso impecável, admirado pela Equipe de Vendas aqui na PropellerAds.
  • Tenham um escopo claro para suas ofertas, pessoal! Nick acabou obtendo resultados medíocres com essa campanha, mas continuará monetizando por muito tempo com as assinaturas de e-mail que conseguiu reunir.
  • Teste AB, em tudo
  • Conheça sua oferta de cabeça para baixo
  • Evite apressar as configurações, o que pode resultar em contratempos 😉
  • Pense fora da caixa

Obrigado, Nick!

Você gostaria de discutir este estudo de caso e compartilhar suas opiniões?

Então, seja bem-vindo ao nosso grupo do Telegram!

Ou você está pronto para lançar uma campanha ainda melhor?

Trends

View more posts