Iniciante

Entenda: Listas Brancas e Negras para Afiliados

This post is also available in: EN ES

O kit de ferramentas do profissional de marketing afiliado é muito parecido com o cinto do Batman. Ele está repleto de dispositivos incrivelmente úteis e novos aplicativos são desenvolvidos todos os dias. Porém, você também precisa aprender a usar as ferramentas disponíveis e identificar os cenários que as tornam necessárias.

Embora existam dezenas de opções diferentes que os profissionais de marketing têm à sua disposição, as listas brancas e negras estão entre os recursos mais versáteis. Elas podem ser usadas em uma ampla gama de setores diferentes e permitem que você identifique as zonas de anúncios que oferecem o melhor desempenho. Além disso, você também poderá evitar áreas que não oferecem bom desempenho e que podem drenar seu orçamento.

As listas brancas e negras já existem há algum tempo, por isso consultamos nosso especialista interno Roman S. para descobrir as melhores maneiras de aplicá-las.

Aqui está o que descobrimos.

O que São Listas Brancas e Listas Negras?

“Em termos simples, listas brancas e listas negras são duas caras da mesma moeda”, diz Roman. “Ao mesmo tempo, é importante observar que diferentes setores e ofertas terão listas distintas, portanto, você deve criar muitos diretórios e mantê-los organizados para que possa usá-los facilmente.”

Listas brancas

De acordo com Roman, “Uma lista brance é um diretório de zonas de anúncios que comprovadamente oferecem excelentes resultados. Isso significa que o público-alvo está certo e que a zona produz leads de qualidade de forma consistente.” Em outras palavras, essas áreas têm taxas de conversão mais altas e proporcionam um melhor desempenho geral.

Listas negras

Por outro lado, uma lista negra contém zonas de anúncios que têm conversões ruins e leads de baixa qualidade. Ao identificar essas áreas logo no início, você evitará gastar recursos valiosos em locais que você sabe que não terão um desempenho muito bom. Mas, como mencionamos anteriormente, lembre-se de que as listas negras variam de acordo com cada vertical, oferta e campanha individual.

Como Criar Listas Negras e Listas Brancas

A criação de listas negras e brancas não é nada complicada, portanto, todos os afiliados devem usá-las para melhorar suas campanhas”, diz Roman. “Para começar, você deve criar e lançar uma campanha com as opções de segmentação definidas de acordo com as especificações da oferta.”

Lembre-se de que, para cada zona de anúncio, você deve alocar um orçamento de teste que seja de 2 a 3 vezes maior que o pagamento. Por exemplo, se o pagamento for de US$ 5, o orçamento em cada zona de anúncio deverá ser de cerca de US$ 15.

Quando você tiver dados suficientes, é hora de avaliar os resultados de cada zona de anúncio.

“As zonas de anúncios que tiverem de 2 a 3 conversões durante o período de teste podem ser colocadas em sua lista branca. Se a zona de anúncios não teve nenhuma conversão durante o mesmo período, ela deve ser colocada na lista negra”, diz Roman.

Qual é a Melhor Estratégia para Implementar Essas Listas?

“O benefício mais óbvio da criação de listas negras e brancas é a capacidade de avaliar a qualidade de cada zona de anúncio. Mas há mais de uma maneira de implementar adequadamente essas ferramentas. Na verdade, elas podem ser usadas de forma independente ou implantadas simultaneamente, dependendo do resultado que você deseja.”

Aqui estão três abordagens diferentes que você pode usar para implementar essas listas.

#1 Incluir Somente Listas Brancas

Ao segmentar apenas zonas de anúncios na lista branca, você garantirá que todas as interações sejam relevantes.

De acordo com Roman, “As zonas na lista branca são ótimas porque têm uma taxa de conversão mais alta, mas também fornecem leads de maior qualidade, o que permite que você também aumente seus lances.” Essa configuração geralmente é ideal se você quiser atrair mais leads ou aumentar as taxas de conversão, mas você também deverá aumentar seus lances para se manter competitivo!

  • Taxas de conversão mais altas
  • Leads de maior qualidade
  • Perfeito se você quiser aumentar os lances

#2 Excluir Listas Negras

Se o seu principal objetivo é encontrar novas zonas de anúncios, a melhor coisa que você pode fazer é excluir as áreas na lista negra. Dessa forma, você poderá explorar e descobrir novas áreas sem cair na mesma armadilha duas vezes.

  • Economize seu orçamento excluindo zonas de anúncios com baixo desempenho

#3 Excluir Listas Brancas e Negras

Por que excluir ambos? Porque você quer que o sistema execute a campanha no maior número possível de zonas. Assim, você pode pesquisar novas zonas… e também adicioná-las a listas brancas ou negras posteriormente.

Aqui está um estudo de caso em que nosso afiliado está usando essa estratégia

Lembre-se de que as zonas de anúncios em listas brancas permitem lances mais altos e as listas negras não fornecem os resultados corretos, o que pode prejudicar seu orçamento. Se você quiser criar uma campanha que seja executada no maior número possível de zonas, exclua as zonas de baixo desempenho e as zonas de melhor desempenho já conhecidas.”

  • Se você precisa encontrar apenas zonas de anúncios “novas”

O Que Você Precisa Saber

Embora elas possam produzir resultados excelentes, há alguns aspectos que você deve ter em mente antes de implementar sua estratégia de lista negra e lista branca. Para garantir um bom desempenho, lembre-se de detalhes como:

Avaliação Regular

O comportamento do consumidor muda com o tempo, portanto, você deve avaliar regularmente sua lista de permissões e certificar-se de que ela esteja atualizada.

Roman diz que “é sempre importante examinar seu rastreador e analisar o desempenho das zonas de anúncios. Se uma zona na lista branca não estiver funcionando tão bem quanto antes, você poderá removê-la do diretório. Porém, não a coloque na lista negra imediatamente – dê algum tempo e teste novamente para ver se o desempenho melhora ou se ela funciona com outras verticais.”

Retestando Listas Negras

Normalmente, você não deve testar novamente as zonas que estão na lista negra. Mas, se você perceber que o desempenho de uma zona de anúncios foi próximo de zero do ponto de vista dos lucros, ela pode ter algum potencial. Nesse caso, você pode considerar testá-la novamente para garantir que ela realmente não funciona. Alguns dos resultados podem ser surpreendentes!”

Cada Vertical Requer uma Lista Branca Separada

Como mencionamos anteriormente, cada vertical exige uma combinação separada de lista branca e lista negra. De acordo com Roman, “se você estiver executando várias campanhas no mesmo setor, poderá usar os mesmos diretórios, com alguns ajustes, é claro. Dito isso, certifique-se sempre de criar essas listas do zero toda vez que você aceitar uma oferta de uma nova vertical.”


Listas brancas e negras são apenas dois dos muitos recursos disponíveis na caixa de ferramentas do comerciante afiliado. As dicas acima devem ajudar você a implementar esses diretórios e permitir que você identifique as áreas que oferecem o melhor desempenho.

Quer obter dicas mais avançadas de marketing de afiliados? Discuta isso em nosso grupo do Telegram!

Trends

View more posts