Anúncios Push ou Pop-under? Esta e várias outras respostas para afiliados iniciantes.
This post is also available in: EN ES
Você é novo no marketing de afiliados e ainda está descobrindo como lançar campanhas? Este artigo vai esclarecer tudo sobre dois dos formatos de anúncio com melhor desempenho: anúncios push e anúncios pop-under.
Também vamos discutir vários métodos que você pode usar para otimizar suas campanhas. Mas primeiro, vamos descobrir tudo sobre esses dois formatos excepcionais. Então, qual você deve escolher: push ou pop-under?
Este artigo foi publicado originalmente em dezembro de 2020, mas foi atualizado em outubro de 2023 para ajustar algumas informações.
O que são anúncios push?
Se você tem um celular, provavelmente já recebeu várias notificações push. O mesmo se aplica ao seu desktop. Então, o que são as notificações push? Essa é fácil de responder: são aqueles pequenos alertas que você normalmente vê na parte superior da sua tela.
Uma vantagem desse formato para os afiliados, iniciantes e experientes, é o fato dele conseguir alcançar o espectador diretamente no dispositivo dele. Ele é uma fonte de comunicação amigável, menos agressiva e, muitas vezes, mais confiável.
Isso acontece porque as notificações push são altamente personalizáveis, permitindo que você adapte suas mensagens ao seu público.
Uma coisa que pode trazer ainda mais personalização para a sua campanha de anúncios push na PropellerAds é o recurso de Segmentação Demográfica e de Interesses. Com essa ferramenta, você pode segmentar públicos-alvo específicos, especialmente aqueles que já demonstraram interesse em setores verticais específicos, como Esportes, Finanças, Namoro, Brindes, E-commerce, Utiliários ou iGaming. Além disso, você pode escolher um gênero e uma faixa etária (18-29, 30-49, 50+).
Muitas pessoas do meio consideram as notificações push, entre todos os canais possíveis de comunicação com o cliente, sua forma preferida de publicidade. E como esses anúncios aparecem como alertas nativos no dispositivo, é quase impossível que os usuários não prestem atenção.
Além disso, eles executam quase instantaneamente a ação que você indica. Por esse motivo, é preciso tomar muito cuidado com a forma de utilizá-los. Falaremos mais sobre isso em breve.
O que são Anúncios Pop-under?
Tudo parece fácil, não é? Bem, infelizmente não é sempre assim. Precisamos atingir todos os tipos de público, desde os mais reativos até os mais difíceis de impressionar. E é aqui que entram os Pop-unders.
O funcional e versátil OnClick, ou Pop-under (também conhecido como ClickUnder), são as páginas que aparecem abaixo da página principal do navegador, como o nome sugere.
Esse formato de alta conversão e eficácia existe desde os anos 90 e continua a nos surpreender a cada dia com seus desempenhos cada vez maiores, apesar de várias vozes do setor afirmarem que a morte desse formato está cada vez mais próxima.
O que torna o Pop-under ainda mais atraente é a oportunidade de obter o tráfego de maior conversão com o Clique Direto, disponível exclusivamente nesse formato.
Com o Clique Direto, você adquire acesso imediato ao público-alvo de maior conversão e às visitas diretas para a sua oferta. Ele é controlado por algoritmos avançados de aprendizado de máquina (Machine Learning) para te fornecer usuários correspondentes e os melhores posicionamentos de anúncios, garantindo altas chances de conversão.
Alerta de Spoiler: Espera-se que os Pop-unders tenham um desempenho ainda maior do que o que vimos até agora no próximo ano.
Por que escolher Pop-under ou Push? Por que escolher se você pode usar os dois?!
Ao escolher entre notificações push e pop-unders, você precisa considerar uma série de fatores que tornam cada tipo de anúncio um candidato único para a sua campanha publicitária. Dito isso, aqui estão os principais benefícios que listamos para você garantir uma configuração sólida e dar o pontapé inicial nas suas campanhas.
Você pode contar com o recurso Campanha Multiformato para lançar campanhas Push e Pop-under ao mesmo tempo, economizando tempo de teste e aproveitando os dois formatos simultaneamente.
#1 Defina como você vai engajar o seu Público
Embora (na maioria das vezes) as notificações push precisem de consentimento antes de serem exibidas no dispositivo dos usuários, elas têm uma taxa de engajamento sólida e, ao mesmo tempo, eliminam o risco do tráfego de bots.
Além disso, ao limitar o número de notificações diárias, garantimos que seus usuários não ficarão tentados a cancelar a assinatura tão cedo.
O tráfego do Pop-under não diminui o nível da sua campanha, já que a qualidade do tráfego é a nossa prioridade. Ao fornecer um panorama completo aos seus leads antes de eles agirem, esse formato tenta garantir leads bem informados e com expectativas realistas.
Além disso, nossos recursos antifraude e as constantes revisões e refinamentos dos nossos serviços também contribuem para isso.
#2 Determine a rapidez ou a eficácia com que você deseja interagir com os seus usuários
Há uma diferença clara entre alcance e desempenho quando comparamos Push com Pop-unders. Os anúncios push têm uma taxa de interação melhor do que os pop-unders.
Afinal, seus usuários não precisam navegar ou usar um aplicativo para receber notificações push, pois elas podem aparecer de forma independente, diferente dos pop-unders.
Por outro lado, os Pop-unders também têm suas vantagens, já que não são limitados por um número de caracteres.
Nesse caso, o usuário vai direto para a Pré-landing page ou para a Landing Page, visualizando todos os seus criativos e textos. Com os pop-unders, você tem mais espaço para exibir uma mensagem criativa.
#3 Anúncios push ou pop-under? Depende da oferta que você pretende usar
Quando se trata de transmitir uma mensagem, as notificações push facilitam muito as coisas, permitindo que você não apenas se conecte com o público, mas também expanda a campanha para o mundo todo.
Além disso, com a nossa gama de notificações push, você pode alcançar usuários em praticamente todas as plataformas e dispositivos.
Já com os Pop-unders você consegue visitantes garantidos, o que significa que um número determinado de visitantes reais será direcionado para a sua oferta.
Com uma maior taxa de cliques, você também garante um serviço eficiente e econômico.
#4 Priorize entre urgência e certeza:
Se você tiver pouco conteúdo personalizado, as notificações push são a maneira mais rápida e eficaz de chamar a atenção dos seus clientes, atraí-los e levá-los a agir.
É assim que você pode se certificar de que o usuário está genuinamente interessado no produto/serviço que você está anunciando.
No entanto, o formato longo proporcionado pelos Pop-unders também pode garantir que o seu público esteja totalmente ciente dos seus produtos/serviços.
Isso pode deixá-los mais preparados para agir, quase como se seus leads já estivessem pré-qualificados e prontos para comprar. E isso também pode mostrar que, após a compra, eles se tornarão clientes fiéis.
#5 Desafie os limites da sua criatividade
Como você deve saber, é possível personalizar absolutamente tudo, desde o título do seu Push, a descrição, o ícone, o banner e até mesmo os botões que você deseja exibir.
Além disso, você pode escolher entre dois tamanhos de imagem de até 720 KB. Nós recomendamos que você use pelo menos 4 criativos (se não quiser usar o limite de 8).
É aqui que alguns podem dizer que os Pop-unders são melhores, já que permitem que você seja mais criativo e invista no conteúdo exibido na Landing Page.
Com um espaço de exibição muito amplo, você pode deixar a criatividade fluir.
Quando se trata de segmentação, você estará seguro independentemente do formato. Aqui estão os principais parâmetros de segmentação que você pode definir antes de lançar sua campanha:
- GEO – Cidade ou Estado
- Sistema Operacional
- Plataforma – Móvel ou Desktop
- Navegador e Idioma do Navegador
- Tipo de Conexão Com a Internet
Você também pode incluir/excluir zonas, seus públicos coletados e definir a segmentação por Demografia e Interesses (a última opção só se aplica ao Push). Falando de campanhas de segmentação precisas, os pop-unders permitem que você segmente a versão específica do sistema operacional e os dispositivos de todos os seus usuários de iOS.
Além disso, para campanhas com Pop-under, você pode se beneficiar de um instrumento de segmentação adicional – o Alcance do Público da Campanha, que te permite segmentar um público de alta intenção (usuários novos e engajados prontos para converter), um público de amplo alcance (aqueles que já viram seu anúncio, mas você deseja reengajá-los de forma eficiente), ou ambos!
E falando de campanhas de segmentação precisas, os Pop-unders permitem que você segmente a versão específica do sistema operacional e os dispositivos de todos os seus usuários de iOS.
O uso de Tags Dinâmicas também pode dar um toque fino na sua campanha. Essa funcionalidade te dá a capacidade de restringir a segmentação à cidade específica em que o usuário está no momento em que recebe a mensagem.
Mas como isso funciona?
Que bom que você perguntou! No que diz respeito à mecânica por trás desses formatos, você pode ver aqui onde um pode ter mais sucesso do que o outro, sempre tomando como base as especificações da sua campanha.
Notificações push têm uma grande vantagem em termos de diversidade. Nossas notificações push clássicas só precisam que o usuário se inscreva; dessa forma, ele aceita receber as notificações. No entanto, a possibilidade de não recebê-las também fica disponível a qualquer momento.
As In-Page Push (notificações push na página) podem funcionar mesmo sem o consentimento do usuário final. Isso é o que torna esse formato perfeito, sendo visível também em dispositivos iOS e em todos os navegadores.
Os pop-unders, por outro lado, também têm seu valor – quando você obtém tráfego na Landing Page e os usuários clicam nela, eles ficam praticamente presos.
Do ponto de vista do usuário, podemos presumir com segurança que, independentemente das etapas que ele precisa seguir para chegar à sua mensagem, a relação entre urgência e eficiência do engajamento é perfeitamente equilibrada com as notificações push e pop-under.
O ideal é que os afiliados usem os dois formatos para garantir que seus usuários sejam abordados em várias frentes e que suas mensagens cheguem a eles em vários momentos do dia, a partir de perspectivas diversas. No entanto, também podemos concluir que ambos os formatos, Push e Pop-under, têm um desempenho excelente tanto de forma individual como combinados em campanhas publicitárias.
Otimização – o Santo Graal do Marketing de Afiliados?
Agora que você tem todas as informações necessárias para configurar melhor suas campanhas, vamos falar sobre otimização. Há duas maneiras principais de otimizar suas campanhas para alcançar os melhores resultados. A maneira mais fácil e rápida é automatizar todo o processo. A maneira mais lenta é fazer isso manualmente.
Ao definir a otimização da sua campanha de forma automática, você também pode escolher entre duas opções:
Leia também: Eu preciso de otimização automática?
#1 Otimização automática com Meta de CPA
A meta de CPA faz todo o trabalho para você em termos de ajuste de lances de tráfego, trazendo mais volumes de zonas de alto desempenho e, ao mesmo tempo, eliminando as de baixo desempenho.
Meta de CPA | CPC | CPM | Smart CPC | Smart CPM | |
Notificações Push | Alto | Baixo | Baixo | Alto | – |
Popunders | Alto | – | Nenhum | – | Médio |
É possível notar que as notificações push apresentam modelos de preços CPC e Smart CPC, em vez do Smart CPM. Isso é diferente para os Pop-unders, em que o modelo CPM não vem com nenhum nível de otimização automática.
Estabelecendo objetivos de CPC, CPM, SmartCPC e CPA para o tráfego de notificações Push
#2 Zonas e Subzonas
Outra ferramenta de otimização útil para os dois formatos (Push e Pop-under) é o gerenciamento de zonas e subzonas de anúncios.
Esse tipo de otimização merece um parágrafo à parte. Ao gerenciar zonas (fontes de tráfego, como sites, fontes de tráfego de parceiros e redes de anúncios), você pode excluir locais que não trazem os resultados desejados e impulsionar os mais lucrativos, de acordo com os dados.
Quanto às subzonas, elas permitem uma divisão ainda mais detalhada do tráfego. Você pode segmentar zonas em públicos menores, que têm suas especificidades e se comportam de maneira particular. Dessa forma, você pode entender quais subzonas geram lucro e ajustar sua estratégia e seu orçamento.
Excluir/incluir zonas e subzonas é o caminho para um gerenciamento ideal, tratando seu orçamento de forma inteligente e sem gastar com zonas/subzonas que não trazem resultados. A propósito, na PropellerAds, você pode fazer as duas coisas: otimização automática de zonas/subzonas e otimização manual – basta escolher a estratégia mais adequada!
#3 Otimização Baseada em Regras
Para o Push, você também pode se beneficiar do recurso Rule-Based Optimization (Otimização Baseada em Regras) para ajustar uma regra automatizada na sua campanha de CPC, considerando uma série de parâmetros. E é você quem define esses parâmetros (Conversões, Gastos, CPA, ROI, CR) no formato “se> então”.
Por exemplo, se uma zona gerar uma determinada quantidade de conversões em um período específico, você pode fazer com que o sistema execute uma ação pré-determinada – aumentar o lance, diminuir o lance ou excluí-lo.
#4 Duplicação de Campanha
Disponível para todos os formatos, inclusive Push e Pop-under, o recurso Campaign Duplication (Duplicação de Campanha) analisa o tráfego que funciona para a sua campanha e verifica se é possível encontrar uma segmentação parecida. Se houver espaço para aprimoramento e otimização, os algoritmos vão duplicar a campanha e dividir seu orçamento para ambas (para que você não gaste mais do que deveria).
Essa é uma maneira eficiente de dimensionar o tráfego e aumentar as conversões. A otimização da segmentação oferece maior CR (Conversion Rate – Taxa de Conversão) e torna a campanha mais lucrativa.
Como Escolher Verticais e Tipos de Conversão para Tráfego Push e Pop-under?
Agora que você sabe tudo o que há por trás das campanhas Push e Pop-under, você acha que determinadas verticais e tipos de conversão funcionam melhor com alguns formatos de anúncio? Para te responder, nós verificamos isso com a nossa Equipe de Estrategistas de Contas, e aqui está o que descobrimos:
(Sim, há verticais que têm melhor desempenho com determinados fluxos de conversão)
Notificações Push | Popunders |
Namoro / CPL, CPI, depósito. Finanças / CPL, depósito Sorteios / CPL (SOI – opt-in único, DOI – opt-in duplo), Submissões de Cartão de Crédito | Utilitários / CPI, avaliação gratuita, CPS iGaming / CPL, FTD’s E-commerce/ CPS, CPI (aplicativos de e-commerce), CPL Jogos / tutoriais, CPL, confirmação por e-mail, primeiro login no jogo, primeira partida/jogo jogado, depósitos Software / Compra, avaliação, instalação, registro |
Lembre-se de que a tabela acima representa apenas as combinações de fluxos verticais e de conversão com melhor desempenho. Os utilitários (como as VPNs) podem funcionar igualmente bem com as notificações push, mas seu desempenho pode não ser tão alto quanto no caso dos pop-unders.
Depois de ganhar experiência prática nesse campo, testando e otimizando, você pode alcançar melhores resultados ao combinar formatos e verticais para fazer a sua campanha decolar.
Qual é a próxima etapa?
Agora que você já viu várias formas de usar Push/Pop-unders e entendeu suas particularidades, deve estar pronto para iniciar sua primeira campanha.
Se precisar de ajuda, aqui estão dois tutoriais em vídeo que vão te explicar como fazer isso:
Perguntas Frequentes Sobre Anúncios Pop-under e Push
- Qual é a diferença entre as notificações push e as notificações normais?
As notificações push e as notificações comuns são semelhantes, mas são entregues de forma diferente. Em geral, as notificações são agendadas e entregues por um aplicativo que você está usando (podendo ser informativas ou promocionais). Já as notificações push são fornecidas por um site e/ou sistemas em nuvem.
- Por que elas são chamadas de notificações push?
Elas são chamadas de notificações push porque são “empurradas” para a tela do usuário a partir do servidor back-end ou do aplicativo, dependendo do dispositivo escolhido. Essas notificações foram introduzidas pela Apple como mensagens do sistema em 2009.
- Notificações push são melhores do que e-mail?
De certa forma, sim. As notificações push são melhores pelas taxas de cliques mais altas, personalização, urgência e simplicidade no processo de assinaturas. Mas tudo depende dos seus objetivos de marketing, já que e-mails são ótimos para promover vendas adicionais, newsletters e outras finalidades.
- Como o Pop-under funciona?
Para que um Popunder seja exibido, o navegador aciona uma nova janela sob a guia principal. É por isso que os Pop-unders são conhecidos como anúncios não invasivos, já que não interrompem a jornada do usuário.
- Quanto custa para anunciar com Pop-under?
Na PropellerAds, o custo para Popunders é um lance por 1.000 impressões (CPM), que começa em US$ 0,01 (R$ 0,05).
- Qual é a principal diferença entre as notificações push e pop-under?
A principal diferença é a aparência e a finalidade, já que esses formatos são usados para diferentes fins de publicidade. As notificações push são pequenas, enquanto os pop-unders são grandes, como uma Landing Page.
Portanto, os Pop-unders têm espaço suficiente para textos, imagens e até vídeos, o que é ótimo para aumentar a CTR e o reconhecimento da marca. O Push, por sua vez, é excelente para mensagens instantâneas enviadas no momento certo, envolvendo seus usuários e motivando-os a agir – ou seja, converter.
Que formato você vai usar? Se tiver dúvidas ou precisar de assistência, estamos aqui para ajudar, 24/7/365.
Compartilhe suas ideias sobre Push e Pop-under no nosso Chat do Telegram!