Tendências

iGaming no Brasil: Previsões para 2024 [+ Insights de Especialistas]

iGaming-trends-Brazil-2024

This post is also available in: EN ES

O iGaming cresceu 250% nos últimos dois anos no Brasil, uma expansão realmente notável. Os brasileiros são conhecidos por serem apaixonados por esportes, especialmente futebol, o que faz deles o público perfeito para ofertas de iGaming. Mas os fatores culturais não são os únicos que determinam esse cenário. Outras variáveis decisivas incluem o aspecto jurídico, as atuais oportunidades no meio publicitário, as peculiaridades sociais do país e muito mais.

Escrevemos esse post para tentar vislumbrar o futuro dessa indústria e te ajudar a projetar uma campanha de iGaming bem-sucedida para o público brasileiro. Baseado nas nossas extensas pesquisas e insights dos nossos parceiros de iGaming, temos certeza de que esse texto vai te colocar no caminho certo.


Razões socioculturais para a popularidade do iGaming no Brasil

Como afirma a Yogonet, quase metade da população do Brasil (46%) afirmou que teve envolvimento em atividades de iGaming no último ano. Vale a pena mencionar que a população do Brasil é de aproximadamente 216 milhões de pessoas, então não é difícil calcular o tamanho do público potencial que você pode atingir.

Esses números notáveis provam que o Brasil é um dos maiores mercados de iGaming do mundo.

Talvez o aspecto cultural mais importante aqui é o fato de que, para os brasileiros, os esportes (especialmente o futebol) são mais do que apenas um hobby – eles representam uma atividade social e cultural que une famílias e amigos.

Portanto, não é exagero dizer que, em termos de público, o Brasil é perfeito para a publicidade de iGaming. Além disso, o cenário digital no país também está crescendo significativamente, o que representa uma oportunidade de testar novos tipos de ofertas relacionadas a esportes em um público amplo e altamente engajado. E não bastasse o tamanho considerável do público, os brasileiros gostam tanto de futebol que assistem não apenas aos eventos locais, mas também aos internacionais, como descobrimos na nossa pesquisa anterior sobre iGaming.


O mercado de iGaming está crescendo…

As previsões sobre o mercado de iGaming no Brasil são promissoras, especialmente se você observar o gráfico criado pela Statista:

Propellerads-igaming-no-brasil-tendências-e-regulações-2024

De 290 milhões de euros em 2022, espera-se que a renda global da indústria atinja 1,57 bilhões em 2028, um aumento de mais de cinco vezes em seis anos. Além disso, de acordo com os pesquisadores da Statista, esse crescimento certamente será impulsionado pela tão esperada lei de legalização, que ainda está por vir.

Por outro lado, embora a tendência pareça positiva e os lucros do mercado continuem crescendo, Alex Shovkun, Líder da Equipe de Vendas da PropellerAds, tem suas ressalvas:

“Quando as regulamentações entrarem em vigor, o mercado ainda estará crescendo de forma geral, mas há uma nuance que precisamos nos atentar. Esperamos que o número de marcas de iGaming seja naturalmente reduzido. Nossa previsão é que apenas as principais marcas e grandes empresas que já estão no mercado há algum tempo permaneçam. As marcas menores terão mais dificuldade para seguir na competição.”


iGaming no Brasil: Aspectos legais e consequências

Em 2018, o governo brasileiro começou a trabalhar em uma lei que regulariza as empresas de iGaming, onlines e físicas, em todo o país.

Basicamente, leva tempo para o governo definir todos os regulamentos e condições para os serviços de iGaming. A lei ainda não foi totalmente aceita pelo congresso, mas espera-se que ela ganhe força no início de 2024. Oficialmente, a decisão final está prevista ainda para o verão, mas alguns especialistas do setor esperam um resultado no outono. Por quê? Aqui está um comentário interessante de Alex Shovkun:

“A comunidade da publicidade de iGaming está um pouco cética em relação às regulamentações que ainda estão por vir. À primeira vista, isso pode parecer uma boa notícia, mas será que vai ser isso mesmo? Será que essa é uma boa notícia para todos os representantes do setor? Não estou certo disso.

Até agora, ainda não sabemos como a nova lei vai funcionar na prática. Por exemplo, os usuários vão precisar pagar impostos? Serão permitidos bônus e brindes para novos usuários? Ainda não há informações sobre isso, mas temos certeza de que haverá alguns problemas com bônus e taxas, o que certamente vai complicar o processo de engajamento do usuário.”

Será que há mais problemas por vir? E como você pode se preparar? Felizmente, Alex Shovkun compartilhou mais alguns insights, que compartilhamos a seguir.


Regulamentação do iGaming no Brasil: se prepare para os principais desafios

O mercado de iGaming vai seguir crescendo e vai continuar sendo uma das principais verticais, especialmente no Brasil. No entanto, quando se combina muito dinheiro combinado com regulamentações governamentais, há grandes desafios que precisam ser considerados. Preparamos uma lista para te ajudar com isso:

As técnicas de engajamento do usuário vão mudar

Conforme discutimos, algumas das técnicas estabelecidas para o engajamento do usuário provavelmente se tornarão ultrapassadas. A concorrência e a briga acirrada pelos usuários se tornarão ainda mais sérias, especialmente porque os bônus e outras recompensas poderão ser proibidos pelo governo.

Também vai ser mais difícil convencer as pessoas a se engajarem e converterem sem brindes e condições especiais. E isso vai ser ainda mais difícil se os usuários forem obrigados a pagar impostos por suas atividades de iGaming uma vez por ano (15% sobre os ganhos líquidos).

O Branding pode ser restringido

Esse ponto está relacionado ao anterior e implica restrições para as marcas. As empresas de iGaming podem enfrentar certos desafios para usar e desenvolver a identidade da sua marca, o que também pode causar problemas com o engajamento do usuário.

Marcas pequenas e duvidosas serão esquecidas

Com relação às questões descritas acima, as marcas pequenas e duvidosas podem ser forçadas a sair do mercado devido às condições difíceis de serem seguidas. É difícil lidar com restrições de marca, impostos e problemas com o engajamento do usuário, então só as empresas grandes e bem estabelecidas vão conseguir lidar com as novas regulamentações e se manter no mercado.

O preço para os usuários vai aumentar

Todos esses pontos vão aumentar o preço de cada lead, o que significa que as marcas vão receber menos dinheiro do que antes. Dessa forma, os profissionais do marketing de afiliados e os compradores de mídia também poderão receber comissões menores (cerca de 20% a menos, como prevê Alex Shovkun).


O lado positivo da questão

Não fique frustrado com os desafios que ainda estão por vir, pois a legalização também vai trazer alguns pontos positivos. Mas quais?

  • Pagamentos regulamentados e seguros: o governo vai cuidar para que todos os negócios de iGaming sejam legalizados, fazendo com que as pessoas tenham mais confiança e participem com mais entusiasmo.
  • Somente as marcas licenciadas terão a oportunidade de anunciar, o que significa que a cooperação com elas será mais proveitosa, já que provavelmente elas não serão banidas por mecanismos de busca, como o Google.
  • Esportes de fantasia: trabalhar com esportes de fantasia não exigirá autorização prévia do governo.
  • As empresas ilegais de iGaming seriam removidas do mercado, o que significa que os afiliados e compradores de mídia teriam a chance de trabalhar com parceiros confiáveis.

O que fazer?

Basicamente, a maioria das empresas e marcas de iGaming continua trabalhando como antes, buscando novas estratégias de engajamento e testando-as antes que as regulamentações sejam implementadas. Antes que isso aconteça, é bem difícil dizer com mais detalhes como você pode se proteger das armadilhas. Mas tenha isso em mente:

  • Criativos atraentes e menos focados na identidade da marca, mas que ofereçam imagens relevantes (por exemplo, jogadores de futebol e bandeiras). Tente abordagens semelhantes a pesquisas, como “vote no seu time favorito” ou “adivinhe qual time vai ganhar”.
  • Se você for um afiliado, busque parcerias e promova ofertas de marcas grandes e bem estabelecidas.
  • Confie na PropellerAds – temos parceiros testados, muito tráfego relevante e ferramentas para melhorar o seu desempenho, como Segmentação Demográfica e de Interesses (inclusive para o público de iGaming).

Por último, mas não menos importante, acompanhe as regulamentações e se mantenha informado. Como a lei ainda não está plenamente em vigor, é possível que ela sofra edições e alterações. Lembre-se de verificar as notícias de vez em quando para não se meter em problemas ou perder dinheiro.

Estamos todos esperando pelo grande campeonato Euro 2024, que vai acontecer neste verão. Então, vamos ficar de olho nas mudanças que podem acontecer. Não se esqueça de lançar sua campanha para esse torneio com a PropellerAds!

Tem ideias sobre as tendências para o iGaming no Brasil? Seja bem-vindo ao nosso chat do Telegram!

Trends

View more posts