Aquisição de Usuários em Verticais Sociais: Como Fazer Dar Certo?
This post is also available in: EN ES
A vertical social (ou o nicho de namoro), vem tendo um desempenho notável há décadas. Embora as pessoas tenham necessidades e aspirações diferentes em relação a produtos e serviços, há algo em comum a todos nós: a vontade de criar conexões humanas e, obviamente, romances, amizades e parcerias.
Como as pessoas encontram seus pares, o que exatamente elas estão procurando e, o mais importante para os anunciantes, como dar a elas o que desejam?
Depois de discutir as peculiaridades da vertical social com um comprador de mídia profissional, Serge Abramov, decidimos compartilhar alguns insights interessantes com vocês. Está preparado? O negócio vai esquentar!
Técnicas Especiais para Verticais Sociais: Como Elas se Diferenciam das Outras?
É claro que cada vertical (ou nicho) tem suas particularidades e exige uma abordagem específica. Então, vamos tentar descobrir como fazer com que sua campanha na vertical social se destaque, definindo suas peculiaridades.
SOI e DOI como principais modelos de geração de leads para a Vertical Social
Para começar, vamos definir o que são SOI e DOI e como funcionam especificamente nessa indústria.
- SOI (Single-Opt-In) é um modelo de geração de leads em que os usuários precisam realizar uma única ação.
Na indústria de namoro, isso significa que o usuário deve realizar uma ação como preencher um formulário/pesquisa, ou se registrar em um site/plataforma. Afinal, os usuários que quiserem ter acesso às outras pessoas para conversar, precisam preencher um formulário com algumas informações básicas, como nome, idade e e-mail. Depois disso, eles estão prontos para iniciar sua jornada.
- DOI (Double-Opt-In) significa que os usuários precisam confirmar sua assinatura ou registro, geralmente representando um lead de maior valor. Por um lado, o DOI é um pouco mais complicado porque requer mais etapas, gerando o risco de que menos usuários realizem esse procedimento adicional. No entanto, esse modelo proporciona acesso a um público-alvo de mais qualidade, com mais interesse real na sua oferta.
Na Vertical Social, o DOI é igual ao SOI, mas tem uma etapa adicional. Após o registro, os usuários devem confirmar sua inscrição através do e-mail.
Aviso rápido: Como afirma Serge Abramov, é mais provável que o DOI traga mais receita para o seu projeto, principalmente se os usuários comprarem assinaturas de um serviço/plataforma social. Por esse motivo, se você escolher o modelo DOI, se certifique de ter como alvo as GEOs “caras” – ou seja, Tier-1 e Tier-2 (Itália, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França, Japão e Canadá). Outro fato interessante sobre o fluxo de usuários na vertical Social é que mais o simples nem sempre é o melhor, já que um fluxo de várias etapas ajuda a eliminar bots e usuários pouco ou nada motivados a converter.
Quais são as peculiaridades de segmentação para a Vertical Social?
“Lembre-se de que você precisa de tráfego direcionado para a Vertical Social para conseguir resultados melhores. E isso não tem a ver com quantidade, mas sim com qualidade dos leads – não se esqueça disso na hora de projetar sua campanha.” – diz Serge.
E aqui estão alguns truques de segmentação para a Vertical Social que você provavelmente não conhecia:
- GEOs: recomendamos que você tenha como alvo não mais do que cinco locais ao mesmo tempo, se concentrando naqueles com maior poder aquisitivo, já que a principal fonte de renda do Social são as assinaturas pagas.
- Conhecimento do público: principalmente, mas não limitado a homens maduros de países de Nível 1 e Nível 2 (Tier-1 e Tier-2). Se você for um afiliado, lembre-se de que os proprietários de ofertas geralmente pagam mais por conversões realizadas por homens com mais de 35 anos – e quanto mais velho for o usuário, maior será a comissão que você vai receber. Sem surpresas aqui, já que esses usuários são mais propensos a comprar e prolongar suas assinaturas pagas.
- Sazonalidade: faz sentido fazer experiências com datas, como lançar uma campanha antes/durante grandes feriados – pode haver picos de tráfego explicados pela ânsia dos usuários nessas épocas. A experiência de Serge Abramov prova que a Vertical Social é Evergreen (ou seja, não sofre com a sazonalidade).
- Sistema operacional e dispositivo: foque nas especificidades da sua oferta Se pegarmos como exemplo um aplicativo para encontrar um romance, focar em dispositivos móveis é a melhor opção. Para sites desse nicho, você pode focar tanto o desktop quanto o celular. Além disso, se você segmentar países Tier-1 e Tier-2, não hesite em incluir o iOS e o macOS em suas configurações de segmentação.
Formatos de anúncios e modelos de preços para Verticais Sociais
Nessa indústria, todos os formatos de anúncios podem trazer ótimos resultados, se usados corretamente. No entanto, Serge Abramov destaca o seguinte:
- As notificaçõespush ou os anúncios nativos são as melhores opções, já que são altamente direcionados;
- Popunder é menos direcionado do que o Push, mas é mais acessível, então você também pode experimentá-lo para obter um melhor alcance do público.
Serge acrescenta: “Muitos anunciantes tentam usar o Facebook para promover ofertas na Vertical Social, mas essa nem sempre é a melhor ideia. O motivo é simples: o Facebook, assim como as plataformas e os aplicativos de namoro, oferece a mesma coisa: pessoas e comunicação. Basicamente, quando você oferece esses serviços aos usuários do Facebook, você compete com o próprio Facebook. E é assim que a sua chance de ser banido se torna real.”
Outra complicação: As ofertas sociais são permitidas somente com a permissão por escrito do Facebook. Veja aqui para saber mais.
Quanto aos modelos de preços, recomendamos que você comece com o Smart CPC para testar seus criativos e as metas de CPA para otimização automática. Quando você descobrir quais criativos e configurações de segmentação trazem os melhores resultados, vai poder dimensionar seus resultados com campanhas adicionais com a Lista Branca e lances mais altos.
Criativos e truques de engajamento: como conduzir os usuários pelo funil de anúncios?
Temos algumas dicas de como envolver os usuários em sua oferta social. Nossas recomendações são baseadas nas tendências encontradas entre afiliados e compradores de mídia bem-sucedidos, todos parceiros da PropellerAds, e pesquisas sobre estratégias que funcionam de verdade. Aqui vamos nós!
Pré-landing + Landing Page com um mapa
Como diz Serge Abramov, uma das abordagens mais eficazes para a promoção de ofertas sociais é a combinação de uma pré-landing envolvente (em que a essência da plataforma ou do aplicativo é explicada) e um mapa criativo em que os usuários possam ver as oportunidades de comunicação em tempo real.
Aqui está um exemplo:
Quando um usuário clica no botão ‘Registrar’, ele é redirecionado para a página com um mapa, como este:
Tanto a pré-landing page quanto o criativo dão uma ideia do que os usuários vão encontrar. Além disso, elementos visuais como mapas, distância, nomes, idade, fotos e janelas com perfis para visualização são atraentes e podem ser extremamente convincentes.
Outra ideia muito popular para promover ofertas em Verticais Sociais (principalmente para gerar leads) é fazer pesquisas temáticas. Aqui está um exemplo, se você estiver interessado. Como essa estratégia funciona? Bem, pode ser algo tão simples quanto esse exemplo:
Ou algo assim:
Mais truques para os seus criativos:
- Seja realista: ao usar fotos nos seus banners, certifique-se de escolher fotos simples e realistas. Nossas pesquisas apontam que pessoas comuns, em vez de modelos, despertam mais interesse nos usuários que procuram esse tipo de serviço. Até fotos com resoluções relativamente baixas podem funcionar muito bem aqui.
- Contato visual: outra tendência são as fotos de pessoas olhando diretamente para a câmera. Essas imagens são excelentes e desempenham muito bem. Um olhar para a câmera implica o contato visual instantâneo com os usuários, motivando-os a seguir sua jornada.
- Diversidade: outra dica para os seus testes é tentar adicionar colagens de três ou mais fotos nos seus criativos. Ao fazer isso, você demonstra a diversidade de pessoas que podem ser encontradas no aplicativo/serviço que você está promovendo.
- Texto: explique o que exatamente as pessoas vão receber com a sua oferta, e lembre-se de mencionar as aspirações em potencial dessas pessoas. Os aplicativos e as plataformas de namoro podem ser diferentes, assim como os objetivos dos usuários. Alguns aplicativos/sites são mais voltados para paquera e romance, outros são para aqueles que querem relacionamentos sérios, e ainda tem aqueles para quem só quer conversar e criar amizades. O importante é deixar a finalidade da plataforma/aplicativo clara na sua descrição, de preferência em uma pré-landing ou em uma landing page.
Resumindo
Agora, vamos resumir tudo! Sua estratégia de publicidade na vertical social pode ser a seguinte:
- Formato do anúncio: Push e Pop-under
- GEOs: Tiver-1 e Tiver-2 (Itália, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França, Japão e Canadá)
- Modelo de preços: meta de CPA, Smart CPC ou CPM quando você obtiver os resultados dos primeiros testes
- Plataforma: todas, dependendo do tipo de oferta que você vai fazer
- Sistema operacional: Android/Chrome ou iOS/macOS
- Modelo de geração de leads: DOI (recomendado para obter melhores retornos)
- Criativos: use uma pré-landing, adicione mapas, pesquisas, fotos reais, colagens, etc.
- Ferramentas a serem consideradas: Segmentação por Dados Demográficos e Interesses, Campanha Multiformato e Subzonas
E lembre-se: a PropellerAds tem toneladas de tráfego de alta qualidade para as suas campanhas de anúncios para verticais sociais. Portanto, pegue este guia e prepare-se para conquistar muitos corações solitários por aí!