Avançado

Qualidade do Tráfego: Como Atrair os Melhores Usuários [Incluindo Estudo de Caso!]

This post is also available in: EN

Como um profissional de marketing de afiliados, você constantemente ouve essas palavras mágicas: ‘Foque no tráfego de alta qualidade’, ‘Sempre verifique e melhore a qualidade do seu tráfego’ e por aí vai.

Mas o que exatamente é a qualidade do tráfego e como você pode medir e controlar?


O que é qualidade do tráfego e o que pode afetá-la?

A primeira coisa que vem à mente quando você ouve falar de qualidade do tráfego é provavelmente as conversões. Isso está basicamente correto: tráfego de alta qualidade é aquele que converte bem.

Você pode dizer:

Ok, tenho uma taxa de conversão de 100%, minha qualidade de tráfego é perfeita, certo?

A resposta é:

Nem sempre.

Como assim? Existem duas razões pelas quais altas taxas de conversão não indicam necessariamente que seu tráfego é bom.


Fraude Elaborada

Suponha que você execute uma oferta de Aplicativo e seja pago por cada instalação. Você percebe que a oferta converte maravilhosamente e os usuários realmente instalam o aplicativo. No entanto, mais tarde, descobre-se que a maioria dessas conversões foi feita por bots muito sofisticados: tão elaborados que replicam completamente o comportamento humano.

Obviamente, tais instalações de aplicativos não trarão nenhum lucro ao dono da oferta no futuro, nem eram de usuários reais!

O que temos então? Um bom volume de tráfego, taxas de conversão atraentes e qualidade de tráfego muito, muito baixa.

Então, seu CR não mostra sempre que seu tráfego é suficientemente bom.


Termos da Oferta

Outra questão que você precisa se perguntar sobre a qualidade do seu tráfego é o que a rede CPA espera de você. Felizmente, a maioria das ofertas contém regras muito claras e você tem diretrizes precisas do que pode e não pode fazer. Aqui está um exemplo:

propellerads-traffic-quality-offer-terms

Neste exemplo, as regras são bastante comuns e óbvias. No entanto, alguns anunciantes diretos podem ir além quando avaliam o tráfego que você trouxe para as ofertas deles.

Digamos que você promove alguma oferta de iGaming com conversões de Depósitos pela Primeira Vez (FTD). Você precisa somente que seus usuários façam o primeiro depósito. Ainda assim, um anunciante espera que esses usuários depositem regularmente, muito depois de a campanha publicitária ter terminado.

Se você trouxe, digamos, 150 primeiros depósitos, e apenas um desses usuários continuou investindo dinheiro nesse site de iGaming. A qualidade do seu tráfego acaba não sendo a melhor.

Essa situação geralmente não é motivo para qualquer reivindicação de reembolso, mas pode de alguma forma afetar sua reputação como profissional de marketing de afiliados.

No geral, cada anunciante tem suas próprias visões sobre a qualidade do tráfego e seu objetivo é atender às expectativas deles.

Então, qual é a conclusão depois de tudo?

Tráfego bom e de alta qualidade é aquele que traz conversões limpas, sem fraudes e atende às necessidades da oferta. Tráfego ruim é principalmente tráfego de bots e fraudes, mesmo que converta.

Ok, mas como você pode saber se seu tráfego é bom ou ruim?


Medindo a Qualidade do Tráfego

Felizmente, você não precisa adivinhar nada: graças ao Google Analytics, você pode obter uma estimativa muito precisa. Aqui estão várias métricas que você pode querer verificar para medir a qualidade do seu tráfego.


Taxa de Rejeição

A Taxa de Rejeição mostra a porcentagem de usuários que deixam sua página quase instantaneamente. A taxa de rejeição pode variar de 20% (excelente!) a 70% (bastante médio), então estatísticas de apenas alguns dias não fornecerão muitas informações.

Além disso, a taxa de rejeição pode variar significativamente dependendo do tipo de tráfego que você tem. Por exemplo, anúncios tipo Popunder geralmente resultam em taxas de rejeição muito mais altas do que, por exemplo, anúncios Push.

Para tirar o máximo proveito das métricas de taxa de rejeição, observe-as ao longo do tempo. Se você perceber que sua taxa de rejeição está aumentando à medida que a campanha avança, isso pode significar que você está trazendo tráfego irrelevante e desperdiçando boa parte do orçamento.


Duração da Visita

Essa parece bastante óbvia: duração da visita é o tempo que um usuário passou em sua página. O truque é que uma duração mais longa ou mais curta pode ser tão boa quanto ruim em termos de qualidade do tráfego.

Um usuário relevante pode permanecer em sua página por apenas alguns segundos antes de converter. E o mesmo usuário relevante pode rolar sua página por cerca de um minuto e depois sair, apenas porque não captou sua mensagem ou CTA.

A métrica de Duração da Visita é muito individual, então não a estime separadamente das outras métricas.


Novas Visitas

A métrica de Novas Visitas permite que você veja se sua campanha continua atraindo usuários únicos. Novamente, tenha cuidado com essa métrica: quantidade nem sempre significa qualidade. Verifique essa métrica junto com sua taxa de conversão: seus novos usuários convertem ou não?

Se você observar que suas novas visitas se transformam em uma boa taxa de conversão, isso provavelmente significa que você está escalando sua campanha com tráfego de alta qualidade e relevante.


Exclusão de Bots

Obviamente, você não quer contar tráfego fraudulento em suas análises: estamos buscando usuários reais e únicos, certo?

Para excluir bots das suas estatísticas do Google Analytics, basta ir às Configurações de Visualização na sua conta e pressionar ‘Excluir todos os acessos de bots e spiders conhecidos’.


Melhoria da Qualidade do Tráfego: Problemas e Dicas

Então, agora você sabe o que considerar como tráfego bom ou ruim. O próximo passo é evitar que seu tráfego apresente qualquer sinal de baixa qualidade. Obviamente, isso está de alguma forma relacionado à otimização de suas campanhas, mas o que exatamente você deve observar?


Escolhendo a rede certa

O primeiro e provavelmente o ponto mais essencial é ter certeza de que você está recebendo tráfego de fontes confiáveis. Você pode passar horas otimizando suas campanhas, mas tudo é em vão se sua rede fornecer usuários baratos e de baixa qualidade.

Na PropellerAds, garantimos que usamos fontes de primeira linha. Nosso tráfego funciona especialmente bem quando se trata de tráfego de Tier 3 e verticais como iGaming, Finanças, Aplicativos, Jogos e Sorteios.


Tokens de Tráfego

Usar tags dinâmicas, ou tokens de tráfego, pode dar uma ideia de como melhorar a qualidade do seu tráfego. Falamos precisamente sobre isso: {zoneid}pode ajudá-lo a identificar as zonas mais conversoras com o tráfego mais limpo.

Uma zona específica pode acabar trazendo tráfego de baixa qualidade: cheio de bots ou simplesmente irrelevante. Desligue-a então e seus esforços podem se tornar significativamente melhores!


Clique Direto

Se você não está muito satisfeito com suas conversões, experimente o Clique Direto. Um tipo de tráfego que foi especialmente criado para trazer usuários mais relevantes.

As estatísticas de Clique Direto também mostram as zonas de maior conversão e isso abre novos horizontes para testes!


Segmentação por Interesse

Outra estratégia para obter mais tráfego de alta qualidade envolve configurações de segmentação. Por exemplo, você executa uma campanha e vê que seu tráfego não converte bem. Após algumas pesquisas, você obtém informações mais precisas sobre o público-alvo: por exemplo, são homens de uma certa idade.

Experimente comprar mais tráfego para esse público específico e é provável que você obtenha leads relevantes.


Testando Formatos

Suponha que você execute uma campanha e perceba que seu tráfego não está satisfatório. Experimente mudar para outro formato!

Por exemplo, você realiza uma campanha de Popunder com uma conversão de Teste Gratuito. O formato Popunder é amigável ao usuário, mas às vezes pode atrair tráfego não tão relevante. Queremos dizer que, com Popunder, um usuário pode instalar um aplicativo impulsivamente, para nunca mais abri-lo, sem falar em comprar uma versão paga.

Na verdade, esse problema não é tão comum. Mas o que você pode fazer se isso acontecer com frequência?

Inicie a mesma campanha com tráfego Push! Provavelmente é a forma menos intrusiva de mostrar anúncios e os usuários que vêm de notificações Push são muito mais conscientes. Em outras palavras, há uma chance muito maior de eles instalarem o aplicativo porque realmente precisam dele.


Criativos

Há duas coisas que você precisa saber sobre criativos quando está buscando tráfego de alta qualidade. Aqui estão elas:

  • Não confie apenas no CTR

O alto CTR de um criativo não significa sempre que ele traz bom tráfego. Por exemplo, você adicionou alguns Intersticiais muito clicáveis prometendo ao usuário a chance de ganhar dinheiro instantaneamente. É bem provável que as pessoas cliquem nele! Mas eles vão converter depois de se encontrarem em um pré-lander completamente irrelevante pedindo que eles tomem um empréstimo bancário?

  • Criativos que não enganam

Logicamente, podemos dar outra dica para seus criativos: não permita que eles sejam enganosos! Isso pode até ter um alto CTR, mas trará toneladas de tráfego irrelevante e, portanto, de baixa qualidade, sem conversões.

Em outras palavras: não deixe que um anúncio push como este:

propellerads-traffic-quality-misleading-creative

Leve a uma página como esta:

propellerads-traffic-quality-misleading-landing

Entendeu o conceito?

Além disso, criativos enganosos são proibidos pelas políticas da PropellerAds e pela maioria dos proprietários de ofertas CPA exatamente porque resultam em tráfego irrelevante. Então, cuide de suas mensagens, não exagere nos lucros dos usuários e seja honesto com eles.


Soluções Antifraude

Finalmente, fraudes e bots, problemas que causam a maioria do tráfego que você pode chamar de ‘ruim’. Como combatê-los? Temos duas soluções que ajudarão a minimizar impostores afetando suas campanhas.

  • Sistema Antifraude Interno da PropellerAds. Graças às nossas tecnologias de ponta, detectamos e combatemos eficientemente o tráfego de bots. Na verdade, você pode estar bastante seguro de que suas campanhas não serão atacadas por fraudadores quando você executar suas campanhas em nosso SSP.
  • Ferramenta Antifraude ADEX. Se você quiser ir além e se proteger no mais alto nível possível, experimente usar uma ferramenta extra. Nossos parceiros da ADEX sugerem um sistema muito poderoso que detecta até mesmo os bots mais sofisticados e permite que você verifique a qualidade do seu tráfego em tempo real.

Como Sei Que Melhorei Meu Tráfego?

Então, você aplicou algumas dicas acima. Como saber que deu certo? Obviamente, você precisará verificar as estatísticas novamente e ver o que, se algo, mudou.

Acompanhe e compare as mudanças nas métricas que mencionamos:

  • Taxa de Rejeição
  • Novas Visitas
  • Duração da Visita
  • Conversões

Elas podem mudar dependendo da sua oferta, tipo de tráfego, sua landing page e quaisquer outras otimizações que você fez.

A melhor maneira de entender como você melhorou seu tráfego é definir seus próprios objetivos, baseando-se em números médios do setor ou métricas para uma oferta específica.

Claro, preste atenção nas conversões: mesmo um CTR mais baixo e uma quantidade menor de visitas podem resultar em uma taxa de conversão melhor. Sim, você pode começar a receber menos usuários e conversões no total, mas terá certeza de que está trazendo tráfego valioso e lucrativo.

Para resumir e tornar as coisas mais claras, compartilharemos um estudo de caso muito vívido.


Parte Bônus: Estudo de Caso

Nossos parceiros executaram uma oferta de Plataforma de Investimento. O fluxo era simples o suficiente:

DesktopCelular
Conversão: Custo-Por-Lead
Um usuário vê um pré-lander e se registra na plataforma
Conversão: Custo-Por-Instalação
Um usuário baixa o aplicativo da Plataforma de Investimento

O que é importante aqui? Uma conversão não significa lucro para o proprietário da oferta neste caso. Um usuário pode instalar um aplicativo, mas nunca abri-lo e fazer quaisquer depósitos. Portanto, tráfego de alta qualidade implica conversões relevantes de usuários que realmente estão interessados no segmento de Finanças.

Em tais campanhas, pode haver 1000 conversões (registros ou instalações de aplicativos) e apenas, digamos, 10 primeiros depósitos. Assim, a conversão não é o fim de todo o funil de vendas!

Resumindo, as campanhas de desktop e móvel foram lançadas. Elas também foram divididas por GEOs: Índia, Nigéria, Indonésia e mais. O parceiro decidiu testar inicialmente os formatos Push e Intersticial.

Após alguns testes, ficou claro que o tráfego não era o melhor. Embora o parceiro tenha obtido um número bastante grande de conversões, esses usuários não realizaram seus primeiros depósitos posteriormente.

Veja as estatísticas para o principal GEO da campanha, Índia:

PaísImpressõesCliquesConversões
IN719 083 736
+239 829 119
5 652 115
+2 503 813
20 198
+6 027

Apesar dos números muito impressionantes, a maioria das conversões acabou sendo desperdiçada. Os usuários instalavam um aplicativo ou se registravam em um site de bom grado, mas não faziam nenhum depósito.

Então, o que nosso parceiro fez para melhorar isso?

  • Mudou para os formatos de tráfego In-Page Push e Popunder. Eles imediatamente começaram a trazer mais conversões de usuários realmente engajados.
  • Criaram listas Brancas e Negras para diferentes GEOs.
  • Testaram vários criativos para encontrar os mais conversores.
  • Mudaram o direcionamento GEO: definiram o direcionamento por regiões dentro de cada país.
  • Definiram o direcionamento por Interesse para alcançar usuários interessados em Finanças.
  • Adicionaram uma nova campanha com direcionamento muito mais específico. Esta campanha incluiu as versões de SO mais conversoras, regiões e navegadores e várias versões de um pré-lander.

Veja só as novas estatísticas:

PaísImpressõesCliquesConversões
IN214 191 750
-156 008 152
353 529
-2 614 936
55 745
+18 921

Pode não ser muito óbvio por que essas estatísticas são melhores que as anteriores.

Contudo, uma análise mais detalhada sobre as outras métricas pode dar uma dica:

  • Os pré-landers começaram a receber menos visitas novas: apenas usuários interessados clicavam nos anúncios.
  • A duração das visitas ficou um pouco mais longa: os usuários estavam bastante engajados e queriam examinar a oferta minuciosamente.
  • A taxa de rejeição diminuiu significativamente: havia menos usuários que imediatamente achavam a oferta irrelevante.

O mais importante: apesar de um menor número de impressões e cliques, o número de conversões aumentou! Isso significa que o parceiro começou a atrair menos visitantes, mas eram aqueles que realmente precisavam da oferta.

Em outras palavras, esses usuários se tornaram o tráfego de alta qualidade sobre o qual estamos falando.

Além disso, as conversões começaram a se transformar em depósitos muito mais frequentemente. Então, ficou claro que todo o esforço de otimização funcionou mais do que bem, mesmo que vejamos cores vermelhas nas estatísticas.


Resumindo: Checklist de Qualidade do Tráfego

Em resumo, a PropellerAds está sempre de olho na qualidade do seu tráfego. Vamos resumir o que você pode fazer para garantir que receba tráfego limpo, relevante e que traga conversões:

  1. Escolher a rede certa que trabalha com editores confiáveis.
  2. Usar sistemas antifraude.
  3. Otimizar campanhas e excluir zonas de tráfego de baixa qualidade.
  4. Verificar e comparar resultados durante todo o tempo em que sua campanha estiver ativa.

Agora que você está equipado com as melhores práticas de como entregar o tráfego de mais alta qualidade.

Trends

View more posts