Especialista convidado

Jitendra Vaswani sobre a Estruturação de Campanhas de Marketing de Afiliados [Para Iniciantes]

This post is also available in: EN

Este Guest Post é uma cortesia de Jitendra Vaswani, praticante de marketing digital e palestrante internacional.

Iniciar no marketing de afiliados pode parecer simples, mas não é. Se você está pensando em entrar no marketing de afiliados sem nenhum tipo de preparação ou conhecimento, é provável que não tenha sucesso. Então, surge a pergunta: como estruturar campanhas de marketing de afiliados?

Caso você também queira começar com marketing de afiliados e promover seu produto, estou aqui para ajudá-lo. Neste artigo, vou falar sobre os passos necessários que você deve seguir para começar no marketing de afiliados.

Então, vamos lá: Como estruturar campanhas de marketing de afiliados?


Decida o Que e Onde Promover

O primeiro passo seria decidir que tipo de produto você tem interesse em promover e em qual plataforma você vai atuar. Qual será sua fonte de tráfego e que tipo de meio você escolherá para promover o marketing de afiliados.

Marketing de Afiliados 101: Os Melhores Segmentos para Começar

Por exemplo, se você deseja obter vendas de afiliados escrevendo artigos de análise, então SEO é a melhor opção para você. Nesse caso, você precisará criar seu site, publicar conteúdo e otimizá-lo. Por outro lado, se você está promovendo algum site de relacionamento ou outra oferta, anúncios em mídias sociais são a melhor opção.

Propeller: não é sempre fácil promover encontros nas redes sociais, mas temos um guia aqui.

No entanto, ao escolher um produto para promover, você deve realizar uma pesquisa de concorrência. Como quantas pessoas estão promovendo o mesmo produto que você? Você também pode conversar com seu gerente de afiliados para obter mais informações sobre diferentes produtos. Além disso, você deve sempre focar nas últimas tendências e no que está em alta.

Ademais, ao escolher um programa de afiliados, você deve mirar em GEOs menos competitivos como América Latina e Sudeste Asiático. Então você deve testar de 1 a 3 produtos e ver como eles estão se saindo para você.


Pesquise a Oferta

Sem a pesquisa adequada, você não deve escolher um produto. E há várias maneiras que você pode usar para pesquisar uma oferta. Por exemplo, você pode usar ferramentas de espionagem. Assim você pode descobrir o que outros afiliados estão fazendo e o que você pode fazer para obter cada vez mais leads. Para recomendações de ferramentas de espionagem, você também pode conferir ferramentas como WhatRunsWhere e SocialAdsNinja.

Você também pode considerar conversar com seu gerente de afiliados. Gerentes de afiliados são extremamente conhecedores. Eles têm grande visão sobre a indústria e outros afiliados.

Você também pode pesquisar anúncios na web, mantendo um olho no seu Facebook e sites principais para ver o que seus concorrentes estão promovendo. Ou você pode optar por espionagem manual, mudando seu endereço IP usando uma VPN.


Planejamento

O planejamento é uma das partes essenciais quando se trata de estruturar campanhas de marketing de afiliados. Você não deve lançar uma campanha de afiliados sem um plano.

Em vez disso, você deve definir seus objetivos, criar um plano e executá-lo. Além disso, você deve reunir o máximo de informações possíveis e reavaliar os dados e repetir o processo.

Também é necessário que você se faça algumas perguntas, Como:

Uma vez que você tenha o plano de ação correto, será fácil para você gerenciar tudo e obter melhores resultados.


Brainstorming Criativo e Criação

O que a maioria dos promotores de afiliados faz é copiar as landing pages criativas de seus clientes. E se você está fazendo o mesmo ou pensando em fazer, você não deveria.

Em vez disso, você deve criar suas próprias peças criativas e landing pages. Isso te manterá cinco passos à frente de seus concorrentes.

No entanto, desenvolver criativos e landing pages pode ser desafiador. Portanto, você deve fazer um brainstorming de ângulos, manchetes e textos de anúncio. Você também deve buscar imagens chocantes e chamativas para usar e criar modelos para banners e Landers. Assim você pode facilmente adaptá-los a novas campanhas.

Além disso, se você tem uma equipe de apoio, discuta com eles para gerar ótimas ideias para criar peças criativas e landing pages.


Configuração de Campanha

O próximo passo é configurar uma campanha. Então, a primeira coisa que você precisará é de um nome de domínio para o seu site. E a segunda coisa que você precisará é de um serviço de hospedagem. No entanto, ao escolher um serviço de hospedagem, eu sempre recomendaria escolher um VPS. Pois isso pode oferecer um melhor desempenho e lidar com um grande volume de tráfego.

Então você deve configurar um servidor de rastreamento. É extremamente importante que você rastreie todos os dados do seu site. Para rastrear dados, você pode usar sites como Voluum ou Thrive.

Finalmente, você deve ter landing pages. Também seria uma boa ideia manter as landing pages em um servidor separado do seu servidor de rastreamento. Dessa forma, você poderá desfrutar de uma melhor velocidade de página.

Depois disso, você deve criar anúncios, financiar sua fonte de tráfego e monitorar tudo para verificar se está obtendo vendas ou não.


Lançamento e coleta de dados

A seguir, você terá que lançar sua campanha. Ao lançar sua campanha, sugiro que você crie uma nova campanha com um orçamento bem pequeno e aumente o orçamento onde as conversas estão sendo rastreadas. Além disso, certifique-se de que todos os seus links de rastreamento e pixels de conversão estejam funcionando corretamente.

Além disso, você deve seguir apenas o seu plano. Você deve executar suas campanhas com base no seu orçamento planejado e prazo e coletar dados.


Teste A/B

Uma vez que você tenha executado suas campanhas com sucesso. Você deve começar revisando as estatísticas para ver o desempenho da campanha e calcular a significância estatística.

Então você deve eliminar os piores desempenhos e repetir a campanha para garantir que seus dados sejam significativos.

Automatize! Elimine as zonas de anúncio de pior desempenho com o Target CPA


Análise

O passo final é analisar tudo. Você deve analisar detalhes como registros detalhados de lucros diários, gastos exatos, cliques e receita. Além disso, você deve transformar os dados em gráficos e analisar padrões e identificar as variáveis que podem ser alteradas para ter o maior impacto. Além disso, você precisará se fazer algumas perguntas, como:

  • Quais posicionamentos são mais lucrativos?
  • Quais abordagens estão funcionando?
  • Quais horários do dia têm a melhor conversão?
  • Devo manter esta campanha?

Com base em suas respostas, você deve fazer alterações em suas campanhas. Além disso, você deve escalar suas campanhas de melhor desempenho e analisar seus dados para descobrir quais tipos de campanhas estão funcionando melhor para você.


Palavras Finais

Então, essa foi a resposta para sua pergunta sobre como estruturar campanhas de marketing de afiliados. Executando os passos mencionados acima, você pode estruturar suas campanhas de afiliados.

No entanto, de tempos em tempos, você precisará focar em testes A/B de anúncios, páginas de destino e ofertas. E fique de olho em seus concorrentes, pois eles estão sempre atrás de você, e você não deve deixá-los vencer. Além disso, você deve aprender mais sobre o nicho para que possa lidar com fontes de tráfego maiores.

Essas foram todas as dicas que eu poderia compartilhar com você. Agora, siga em frente e confira esses passos e veja como eles estão funcionando para você.

Além disso, se houver algo que você gostaria de perguntar, fique à vontade para comentar abaixo.

Trends

View more posts