Aquisição de Usuários para Aplicativos Móveis: Estratégia à Prova de Falhas
This post is also available in: EN ES
Conquistar a atenção do público nunca foi tarefa fácil para os donos de aplicativos. Criar uma estratégia de aquisição de usuários de aplicativos é um desafio, especialmente com a crescente concorrência nesse mercado.
A ideia central é criar uma estratégia de aquisição de usuários que funcione de forma eficaz e traga downloads e instalações do seu aplicativo. Mas falar é mais fácil do que fazer, não é? Não se preocupe, você sempre pode contar com a PropellerAds e com a nossa equipe de otimização. Hoje, estamos aqui para te ensinar uma estratégia de aquisição de usuários para aplicativos. Mas não é qualquer estratégia – estamos falando de uma tática à prova de falhas com dicas e testes bem-sucedidos.
O que é aquisição de usuários?
Em termos simples, a aquisição de usuários é um processo que visa atrair novos usuários para o seu produto. No contexto dos aplicativos móveis, a aquisição de usuários geralmente se refere a um conjunto de estratégias para aumentar a visibilidade do produto e obter mais downloads/instalações.
Então, basicamente, a aquisição de usuários é estratégia de captura eficiente de público-alvo para depois transformá-los em leads.
Estratégia de aquisição de usuários para aplicativos móveis: fluxo e por que você precisa de uma pré-landing page
Primeiro, veja o que Anastasia Khegay, estrategista sênior da PropellerAds, tem a dizer:
“Falando de promoção de aplicativos, não importa qual produto você oferece (seja APK [Android Package Kit] ou um aplicativo de uma loja), você precisa de uma pré-landing page. Não importa o fluxo que você tenha, para que tudo funcione de forma eficiente, é preciso introduzir o produto aos usuários.”
Agora vamos entrar em detalhes sobre a recomendação de Anastasia Khegay. Vamos considerar dois cenários aqui:
Loja de aplicativos
De forma bem direta, direcionar seu tráfego diretamente para a loja de aplicativos não é a estratégia mais eficiente. Imagine a reação do usuário quando uma oferta de aplicativo aparece na tela dele. Não parece plausível pensar que alguém vá fazer o download e instalar o aplicativo desconhecido, certo?
Nesse momento, a pré-landing page entra em cena e aquece o público. Você deve usar a pré-landing como um espaço para descrever e despertar interesse pelo produto – descreva que tipo de aplicativo você tem e por que os usuários podem precisar dele. Por exemplo, se você tiver um aplicativo para editar vídeos, poderá convencer os usuários descrevendo as funções e os filtros mais sofisticados, além de mostrar o exemplo de um vídeo editado no app. Dessa forma, os usuários vão fazer o download com mais entusiasmo porque terão uma ideia do que vão receber.
APK (Android Package Kit)
Uma pré-landing também é essencial para um APK. Antes de mais nada, se você quiser trabalhar com a PropellerAds para promover seu aplicativo, lembre-se de que não permitimos downloads automáticos (isso é contra nossas Políticas). É claro que você precisa de uma landing page, mas para informar seus leitores sobre o aplicativo que você vai lançar, você também deve preparar uma pré-landing page. O motivo é praticamente o mesmo do cenário anterior: tentar vender uma caixa de recompensas aleatórias não é a estratégia mais eficiente.
E o que acontece depois? Idealmente? Downloads! Depois disso, o fluxo vai depender do produto: versão de avaliação, assinatura/compra, instalação, utilização etc.
Formatos de anúncios para aquisição e teste de usuários de aplicativos
“Recomendo que você comece com Pop-under e Notificações Push na página e, em seguida, adicione mais formatos, como o Push Clássico e Interstitial.” – diz Anastasia Khegay, estrategista de contas sênior da PropellerAds.
“Quanto aos testes, eu começaria com o modelo de meta de CPA. Depois que sua campanha estiver em andamento por algum tempo, você pode se reprogramar levando em consideração os dados adquiridos. Em pouco tempo, essa estratégia vai te dar listas confiáveis de melhor desempenho com as quais você pode trabalhar. Depois que tiver criado suas listas, dimensione a campanha para CPC e CPM.” – acrescenta Anastasia.
Principais GEOs para a estratégia de aquisição de aplicativos móveis
Nossas estatísticas dos últimos 30 dias mostram que esses GEOs (ou locais) são os mais lucrativos para os aplicativos:
- Os GEOs de grande sucesso no momento são: EUA (Estados Unidos), ID (Indonésia), NG (Nigéria) e BR (Brasil)
- Mas também vale testar esses: IL (Israel), ZA (África do Sul), SA (Arábia Saudita), MX (México), MY (Malásia), CA (Canadá), CI (Costa do Marfim), JP (Japão), PK (Paquistão) e IT (Itália).
Como sempre dizemos, antes de escolher uma localização, não se esqueça de verificar o Estimador de Tráfego e ver se os fluxos de usuários estão interessantes no momento.
Configurações e direcionamento
“Limite sua segmentação no processo de teste. Se certifique de especificar detalhes como a versão do sistema operacional, tipo de navegador, grupo de atividade do usuário, listas confiáveis e não confiáveis – tudo. A abordagem de segmentação para a sua campanha de aplicativos deve seguir exatamente o mesmo rigor de todas as outras.” – Anastasia Khegay.
Você precisa de retargeting para aquisição de usuários de aplicativos móveis?
Falando do tráfego da PropellerAds, não – você realmente não precisa de retargeting nesse estágio. O retargeting pode ser eficiente dentro do seu aplicativo – por exemplo, você pode coletar dados do público que instalou o aplicativo mas não fez compras.
Criativos para aquisição de usuários de aplicativos
Checamos nossas estatísticas novamente para ver quais tipos de criativos funcionam melhor para aplicativos. Confira os exemplos de landing pages e notificações push que provaram ser as mais eficazes para os aplicativos, de acordo com os nossos dados!
Aqui temos um banner clássico com uma recomendação de VPN para que você assista seus conteúdos com segurança:
Já este é para um limpador de iPhone:
E uma landing page com breves instruções sobre como usar o aplicativo:
Agora vamos ver quais notificações push tiveram um desempenho excepcional:
Resumindo, clareza e objetividade – essas são as principais características que podemos ver em todos os criativos apresentados.
Se inspire e siga as práticas que recomendamos nos exemplos acima, como clareza (explique o conceito do seu produto e como ele pode resolver os problemas dos usuários), simplicidade (tanto no visual quanto no texto) e palavras atraentes (“aplicativo gratuito”, “melhore sua segurança on-line”, “obtenha acesso a conteúdo bloqueado facilmente” etc.).
Algumas dicas sobre como promover um aplicativo
Aqui, vamos descrever brevemente os pontos principais. Para promover o seu aplicativo, você deve ter em mente:
- Independente do aplicativo que você está promovendo (APK ou loja), certifique-se de ter uma pré-landing page;
- Os melhores formatos para a promoção de aplicativos são: Anúncios pop-under eanúncios push na página + anúncios push clássicos e anúncios intersticiais;
- GEOs: Estados Unidos, Indonésia, Nigéria, Brasil + Israel, África do Sul, Arábia Saudita, México, Malásia, Canadá, Costa do Marfim, Japão, Paquistão e Itália;
- Criativos: se inspire nos exemplos acima e trabalhe seus recursos visuais de forma simples e clara.
Com todos esses conselhos práticos, estamos certos de que você está preparado para o lançamento de uma campanha, não é mesmo? Já chega de esperar, comece a sua campanha agora mesmo – e a PropellerAds sempre vai fornecer tráfego relevante e de alta qualidade para você!
Quer conversar sobre os truques de aquisição de usuários? Seja bem-vindo ao nosso chat do Telegram!