Estudos de caso

Como Não Falhar em Sua Campanha: Erros e Soluções [Based on Follow Along Case Studies]

This post is also available in: EN ES

O jeito mais certo de aprender é através de erros, mas o jeito mais seguro de aprender é através dos erros de outra pessoa, não dos seus. Portanto, se você quiser evitar erros comuns que podem estragar toda a sua campanha, aproveite os insights que vamos compartilhar

O concurso Follow Along virou uma fonte de inspiração e de soluções incríveis que nossos afiliados inteligentes costumavam criar. Entretanto, o sucesso não é a única fonte de conhecimento, e prestar atenção aos possíveis erros é ainda mais importante. Decidimos reunir e discutir os problemas e as falhas também, para que você os tenha em mente e os evite.


Oops #1: Você se esqueceu de verificar tudo ANTES do lançamento

Sim, sim, normalmente você percebe essas coisas retrospectivamente e fica muito triste com a renda potencial que não recebeu.

Um de nossos participantes, Nick, aprendeu que é fundamental verificar cada detalhe de sua campanha. Ele se esqueceu de duas coisas: adicionar o link da oferta à CTA do e-mail e verificar se o código de IA funciona corretamente. O primeiro erro foi revelado rapidamente e ele o consertou no primeiro dia, gastando apenas US$ 200 (ainda assim, é uma pena). Ele perdeu algumas potenciais conversões, o que foi bastante frustrante.

Quanto ao script, nosso afiliado se baseou na sugestão de código de IA do GitHub Copilot sem verificá-lo adequadamente. Assim, após a primeira revisão, seu botão de CTA foi corrigido e funcionou como deveria, mas os dados estavam imprecisos e as ações dos usuários foram rotuladas de forma errada, o que causou problemas com a análise da campanha. Felizmente, esse erro não custou dinheiro, mas ainda assim era impossível otimizar as campanhas sem estatísticas precisas.

Solução: Óbvio, mas mesmo assim! Certifique-se de que você verifica tudo antes do lançamento: segmentação, links, configurações, como sua oferta funciona etc. Dedique seu tempo a uma verificação final e evite consequências frustrantes – isso é muito mais fácil do que consertar as coisas depois.


Oops #2: Você não sabe qual é o seu objetivo principal

É importante saber para onde você está navegando antes de sentar no barco. O mesmo se aplica às suas campanhas – certifique-se de decidir a prioridade principal antes de começar. Seus objetivos definem as melhores estratégias a serem seguidas.

Por exemplo, você prioriza as conversões da oferta principal ou deseja obter lucro extra com o ProPush em primeiro lugar?

Se o seu fluxo de ofertas não estiver focado estritamente em conversões, você poderá pensar em uma monetização extra e definir tudo com esse objetivo em mente.

Digamos que um dos participantes do nosso concurso , Michael, estava um pouco confuso quanto à principal prioridade a ser escolhida, e por isso ele não tinha a menor ideia sobre configurações, segmentação e resegmentação. No caso dele, se as conversões não fossem uma prioridade, ele poderia obter um lucro extra com a tag ProPush ou até mesmo definir apenas a monetização do BackButton – isso traria um lucro preguiçoso super fácil e sem pressa.

Solução: Certifique-se de analisar a oferta cuidadosamente e decidir sobre sua estratégia antes de iniciar uma campanha. Isso livrará você de movimentos supérfluos e da confusão sobre o que fazer em seguida.


Oops #3: O Google marca sua página de aterrissagem como perigosa e você entra em pânico

E sim, isso também é algo que você descobre depois que a campanha já foi lançada e alguns dias já se passaram, como aconteceu com um de nossos participantes, Mysiddharth. O site dele foi classificado pelo Google como um site enganoso e, embora sua oferta ainda estivesse convertendo, havia dois problemas óbvios:

  • Ele não sabia quanto do tráfego realmente viu sua página de aterrissagem;
  • Provavelmente, muitos usuários deixaram de entrar na página de aterrissagem depois de ver essa mensagem do Google.

O erro real de nosso afiliado foi criar cerca de 10 novos domínios em vez de corrigir o domínio inicial. Infelizmente, essas ações deram início a uma reação em cadeia, e Mysiddharth não conseguiu descobrir o motivo exato da sinalização no final – ele estava literalmente se afogando em aterrissagens e dados. Então, ele teve que obter um novo rastreador e se livrar de todos os domínios.

Em suma, depois que nosso afiliado mudou a página de aterrissagem para uma mais decente, o problema foi resolvido. Ainda assim, a situação custou tempo, nervosismo e possíveis visitas.

Solução: Os afiliados enfrentam o problema da sinalização de domínio com frequência. Às vezes, o motivo é o próprio domínio (por exemplo, Mysiddharth tinha um domínio .xyz em vez de .com). Às vezes, o problema é o próprio conteúdo – banners, texto etc. Em suma, antes que você tome medidas caóticas e obtenha cada vez mais domínios, certifique-se de entender o motivo exato do aviso. Isso interromperá o círculo vicioso e evitará que você cometa o mesmo erro novamente, fazendo com que seus próximos domínios também sejam sinalizados.


Ops # 4: Suas estatísticas em diferentes plataformas não coincidem

Outro problema comum dos profissionais de marketing de afiliados é a discrepância. Ou seja, quando as estatísticas de duas plataformas diferentes são diferentes, por exemplo, seu rastreador e o SSP (plataforma de autoatendimento) mostram resultados que simplesmente não correspondem. O possível erro aqui é que os afiliados começam a pensar que estão recebendo tráfego de bots ou sendo enganados, o que nem sempre é o caso.

O participante do concurso Velvet enfrentou exatamente esse problema e ficou confuso. Suas estatísticas na PropellerAds, Bemob e Zeydoo eram diferentes, então ele decidiu parar as campanhas. Ele disse,

“A Bemob registrou muitos visitantes de Wi-Fi, mas a PropellerAds me cobrou apenas pelos visitantes da operadora adequada. Posso ver 7 vezes mais visitantes e custos na Bemob do que na PropellerAds. Isso é irritante, e os dados estatísticos são falsos.”

Em vez de interromper as campanhas, nosso afiliado deveria ter tentado alterar um pouco as configurações. Por exemplo, a PropellerAds tem ferramentas de relatório específicas para operadoras, o que pode ajudar em uma situação como essa.

Solução: Não se apresse em interromper suas campanhas imediatamente se você notar uma discrepância. Na verdade, esse é um problema comum para os afiliados e pode ser resolvido sem movimentos radicais. Às vezes, basta ajustar as configurações do rastreador. Além disso, a Propeller tem um rastreador nativo, que simplifica a recuperação de dados, e você pode contar com ele para evitar muitos envolvidos no processo de rastreamento. Menos envolvidos – menos incertezas.


Ops #5: Você ignorou o teste de pré-lander VS ligação direta

O split-testing (teste de divisão) é algo que você não pode subestimar no marketing de afiliados. Como exemplo desse erro comum, temos outro pequeno caso para destacar – trata-se da campanha do PaulDawi que, na verdade, precisou de testes cuidadosos para chegar a conclusões.

Ele criou uma campanha com um link direto – não foram usados pré-landers. Infelizmente, sua campanha não foi muito bem-sucedida, e sugerimos que a ausência de testes cuidadosos podem ter sido ser o motivo.

Como disse Hadomi ,um dos usuários do fórum, os pré-landers podem fazer uma grande diferença, o que significa que você deve testá-los.

Além disso, você precisa testar várias versões do mesmo pré-lander para ver qual delas trará os resultados desejados. De fato, ele está certo quando diz que mesmo uma micro-mudança pode transformar uma campanha vermelha em uma verde.

Por experiência própria, ele tinha dois pré-landers iguais com títulos diferentes, enquanto os outros elementos da página eram idênticos. Um pré-lander não gerou nenhuma conversão, e o outro gerou um ROI de +30%.

Solução: De fato, há ofertas que convertem perfeitamente sem nenhum pré-lander e há os smartlinks. Entretanto, na maioria dos casos, você não tem ideia de qual estratégia funcionará em um caso específico. Portanto, você deve fazer o split-test primeiro! Não ignore o potencial do split-testing porque às vezes, a diferença de desempenho pode ser tão grande quanto o Great Canyon.


Conclusão

Então, vamos resumir! De acordo com a experiência real de nossos afiliados, seus erros mais comuns foram:

  • Nenhuma verificação final antes do lançamento – certifique-se de que você verificou os links, as configurações de segmentação, os requisitos da oferta e tudo mais antes de começar;
  • Objetivo incerto – decida sua prioridade e, em seguida, comece a organizar sua campanha para torná-la consistente e aumentar as chances de melhores resultados;
  • Problemas de domínio e suas ações caóticas – não se preocupe se o Google classificar seu site como perigoso e tente descobrir o motivo em vez de criar mais 15 domínios;
  • Você se depara com uma discrepância e interrompe a campanha – a discrepância também é um problema muito comum, portanto, em vez de interromper uma campanha potencialmente lucrativa, tente ajustar as configurações do rastreador ou, melhor ainda, use o rastreador embutido para minimizar o número de partes e a distorção dos dados;
  • Você não testa seus pré-landres e o pré-landre VS link direto – testar é tudo! Certifique-se de realizar alguns split-tests e verificar se você precisa de um pré-lander e qual pré-lander funciona melhor para você.

Deixe que essas dicas e soluções ajudem você a evitar erros de marketing de afiliados e a ganhar mais dinheiro. Como sempre, boa sorte com suas campanhas!

Talvez você queira compartilhar seus próprios erros e soluções com outros afiliados? Seja bem-vindo ao nosso grupo do Telegram!

Trends

View more posts