Aquisição de clientes

Estratégias de Marketing Digital: Você Precisa de Uma e o Que Funciona Hoje?

Propellerads-estrategias-de-marketing-digital

This post is also available in: EN ES

Em um mundo em que a Internet é a Árvore do Conhecimento, estabelecer uma presença on-line é fundamental para todas as empresas. E a única maneira de ter sucesso é aplicando uma estratégia de marketing digital que se adapte às metas de sua empresa. Sua estratégia de marketing digital é essencial para o crescimento dos negócios?

Vamos colocar desta forma…

Imagine que você está construindo uma casa sem um plano, materiais, ferramentas e uma base sólida. Não tem como! Isso é o mesmo que comercializar sua empresa on-line sem uma estratégia de marketing. Então, sua estratégia é a base de seus esforços de publicidade on-line.

Mas o que é exatamente uma estratégia de marketing digital? Que elementos você inclui? Quais são as melhores estratégias de marketing?

Neste blog, respondemos a essas perguntas. Além disso, informamos a você quais estratégias funcionam melhor para cada negócio.


O que é estratégia de marketing digital?

Uma estratégia de marketing digital é um plano que identifica como sua empresa usará os canais digitais para atingir o público-alvo, estabelecer uma presença on-line e atingir as metas de marketing.

Seu principal objetivo é aumentar sua visibilidade on-line, engajar mais usuários e convertê-los em clientes.


Como sua estratégia de marketing digital pode ajudar sua empresa?

Uma estratégia de marketing digital eficaz ajuda sua empresa a crescer. Ele expande e reforça o engajamento dos clientes, ajuda a atrair tráfego e os transforma em clientes.

Além desses benefícios principais, sua estratégia de marketing digital também ajuda você a tirar conclusões sobre o seu público-alvo e as formas de alcançá-lo (por exemplo, escolhendo os canais de marketing certos), o que definitivamente pode ajudá-lo a aumentar a eficiência de suas campanhas.

Se você não criar uma estratégia de marketing digital, poderá ter campanhas fracassadas, baixas taxas de conversão, oportunidades perdidas e despesas desnecessárias.


As melhores estratégias de marketing digital da atualidade

Graças à tecnologia em constante evolução e à Internet, hoje temos 10 estratégias de marketing digital e você encontrará todas elas na tabela abaixo.

Estratégia de MarketingPrincipais Benefícios/Usos
SEOAumenta o número de visitas ao site e as vendas 🔍
Marketing de ConteúdoAumenta o conhecimento da marca, o engajamento, a autoridade, a fidelidade e as vendas 📚
Marketing de Redes SociaisAproveita as plataformas para aumentar o engajamento 📱
Marketing por e-mailAltamente personalizável para várias finalidades e necessidades ✉️
Marketing de InfluencerConstrói a marca e aumenta as vendas 🌟
Publicidade PPCSegmenta a demografia exata dos clientes 🎯
Marketing baseado em contas (ABM)Alinha as equipes de vendas e marketing para melhorar o relacionamento com os clientes 🤝
Marketing de VídeoOferece imagens reais do produto, gera confiança por meio de depoimentos em vídeo e adiciona interatividade 🎥
Eventos on-lineEngaja o público por meio de webinars, conferências on-line 🖥️
PodcastingPopular para contar histórias e insights de especialistas 🎙️

Algumas das estratégias mencionadas acima funcionam para todas as empresas, independentemente do setor, enquanto outras são mais específicas para um nicho.


Estratégias em mais detalhes

Vamos explorar cada estratégia de marketing digital e ver qual empresa (e setor) se encaixa melhor.

SEO

A estratégia de SEO funciona melhor para empresas que desejam criar uma marca, aumentar a visibilidade, aumentar as visitas ao site e aumentar as vendas. Também é perfeita para profissionais de marketing afiliados que desejam atrair mais visitantes para seus sites e convertê-los em clientes fiéis.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é melhor para empresas B2C e afiliados, pois ajuda a aumentar o conhecimento da marca, o engajamento, a autoridade, a fidelidade e as vendas.

Marketing de rede social

Empresas de todos os tamanhos e setores podem aproveitar o poder do marketing de mídia social. No entanto, esse método funciona melhor para empresas de comércio eletrônico (especialmente as pequenas) e comerciantes afiliados.

Marketing de e-mail

O marketing por e-mail funciona melhor para empresas de setores como comércio eletrônico, viagens, educação e imóveis. Por quê?

Por ser personalizável , ele pode ser usado para várias finalidades, para atender a diferentes pontos problemáticos e necessidades, e ser personalizado para cada pessoa.

Marketing de Influencer

O marketing com influencers é um método de marketing poderoso para a construção da marca e o aumento das vendas. Dessa forma, ele funciona melhor para empresas dos setores de comércio eletrônico, comércio, hotelaria e viagens.

Publicidade PPC

Essa estratégia de marketing é mais adequada para empresas B2C, incluindo comércio eletrônico, Finanças e Viagens. Essas empresas são altamente focadas em alcançar os clientes potenciais certos e em uma segmentação precisa, que pode ser alcançado por meio de esforços de PPC.

Marketing baseado em contas (ABM)

A estratégia de marketing ABM é melhor para empresas B2B, pois alinha as equipes de vendas e marketing para melhorar a satisfação, o relacionamento e o engajamento do cliente, bem como os resultados comerciais.

Marketing de vídeo

PropellerAds-what-is-digital-marketing-strategy-video
Fonte: Wyzowl

O marketing de vídeo está fazendo um 💥BOOM💥 no mundo do marketing digital. E, embora cada vez mais empresas incorporem essa estratégia em seus esforços de marketing on-line, ela é melhor para empresas de setores como Viagens, Educação, Finanças, SaaS (Software como um Serviço), Imóveis etc.

Os benefícios que o marketing de vídeo oferece às empresas incluem, mas não se limitam a:

  • Oferece imagens reais de um produto.
  • Apresenta como um produto funciona.
  • Os depoimentos/avaliações em vídeo geram confiança no público, aumentando as vendas.
  • Adiciona uma camada de interatividade que convence os usuários a comprar o seu produto.
  • Educa as pessoas (cursos eletrônicos, vídeos instrutivos e instruções).

Eventos on-line

Webinars, conferências on-line e outros eventos on-line são os melhores para todos os tipos de coaches, blogueiros de beleza, entusiastas de nutrição e condicionamento físico, profissionais da área de saúde, etc.

Podcasting

O podcasting se tornou muito popular nos últimos anos e especialistas de diferentes setores o utilizam como parte de sua estratégia de marketing digital. No entanto, esse método funciona melhor para coaches, palestrantes motivacionais, autores, empresas de consultoria, advogados e organizações sem fins lucrativos.


Dicas para criar uma estratégia de marketing digital bem-sucedida

Atualmente, todas as empresas estão on-line, e isso significa MUITA concorrência.

É fundamental criar uma estratégia de marketing que se alinhe ao seu público e faça você se destacar.

Mas como você pode criar uma estratégia de marketing digital?

Aqui estão algumas dicas para ajudar você com isso!

  • Pesquise seus concorrentes – veja o que eles estão perdendo e use isso.
  • Entenda seu público – fale com eles por meio de canais de mídia social, formulários on-line e aplicativos.
  • Use um modelo de estratégia de marketing digital – para ajudar você a planejar sua estratégia de marketing com mais facilidade e manter-se organizado.
  • Crie conteúdo útil e interessante – conteúdo que ajude seu público a resolver os problemas dele e responda às suas perguntas e/ou necessidades.
  • Combine vários canais digitais, desde que eles funcionem bem para sua empresa.
  • Monitore seus KPIs – para acompanhar o sucesso de suas campanhas de marketing.
  • Certifique-se de que seu site seja compatível com dispositivos móveis.
  • Ajuste, ajuste, ajuste – refine seus métodos e táticas de marketing para se alinhar às necessidades e aos desejos dos usuários.
  • Coloque sua empresa no Google My Business e incentive os clientes a deixarem comentários, mesmo que você tenha que oferecer um incentivo em troca do favor deles.

Considerações finais: Sua estratégia de marketing digital ajudará sua empresa a crescer?

Sim, desde que você crie uma estratégia que se alinhe às suas necessidades comerciais e atenda às necessidades e aos pontos problemáticos do seu público. Por isso, é essencial que você escolha métodos de marketing digital adequados ao seu negócio.

Você é um cabeleireiro que deseja atrair mais clientes? Faça marketing em vídeo, criando vídeos de instruções. Compartilhe-os no Facebook, no Instagram e no TikTok. Liste sua empresa no Google My Business e ofereça descontos para indicações.

Mas, se você estiver vendendo software, essas táticas não funcionarão para você. Certo?

Portanto, você vê que sua estratégia de marketing depende do tipo de negócio e das metas. É por isso que você deve planejar cuidadosamente sua estratégia, levando em conta seu público-alvo (e suas necessidades) e suas metas.

Capacite o futuro de sua marca – adote as estratégias que levam à excelência digital.

Lance sua campanha

Entre em nossa comunidade do Telegram e conecte-se com os especialistas!

Trends

View more posts