Avançado

O Que é Uma Boa Taxa de Conversão?

This post is also available in: EN ES

Não se pode precificar o amor. E o mesmo pode ser dito sobre as taxas de conversão. Então, como você pode saber se tem uma boa taxa de conversão ou não? Temos boas novas: a grande questão deste século finalmente tem uma resposta!

Se você já pesquisou na internet, apostamos que descobriu que qualquer coisa entre 0,01% e 15% é uma boa taxa de conversão (CR). E essa ideia tem um fundamento verdadeiro. Há muitos fatores que contribuem para o sucesso ou fracasso do seu CR. Vamos esmiuçá-los…


Como saber se sua taxa de conversão é boa?

Para entender melhor os fatores que contribuem para um bom CR, conversamos com uma de nossas melhores estrategistas de contas, Sofia Yakovleva. Veja o que ela nos disse:

“Geralmente, a taxa de conversão varia de acordo com a vertical, o tipo de conversão, o GEO, a plataforma, a oferta ou a fatia de mercado.”

É claro que não existe um parâmetro único. Sofia também aconselha a “comparar o seu CR atual com os CR’s que você alcançou com a mesma oferta no passado”. Se não tiver outros dados de referência, peça ao seu gerente de contas para verificar como sua campanha se compara à concorrência.


A taxa de conversão varia de acordo com a vertical?

Veja o que Sofia nos disse sobre isso:

“A taxa de conversão sempre tem flutuações muito grandes de uma vertical para outra. Normalmente, verticais com fluxos simples de conversão tendem a ter CR’s mais altos.”

É por isso que recomendamos que você comece a anunciar em verticais simples ou naquelas com as quais tem familiaridade.

Se precisar melhorar seu CR, você pode tentar anunciar em uma das verticais a seguir, que geralmente têm fluxos de conversão mais simples:

  • Sorteios
  • Utilitários
  • Conteúdo móvel
  • Ofertas de namoro

Para verificar as diferenças entre elas, analisamos seis campanhas de duas verticais diferentes:

  • Tipos de conversão – SOI
  • Formato – anúncios Push
  • Plataforma: Dispositivos móveis
  • GEO – Países de nível 3, Gana e Brasil
CampanhasImpressõesConversõesCR
iGaming 1 103361 852 0.82%
iGaming 2 25271 407 1.61%
iGaming 3 64022 349 0.55%
CampanhasImpressõesConversõesCR
Finanças 1 130718 9135 6.99%
Finanças 2 38447 1723 4.48%
Finanças 3 34064 719 2.11%

Embora a abordagem da vertical de finanças possa parecer mais complicada para os afiliados, muitas vezes ela gera excelentes taxas de conversão. Além disso, temos dois valores diferentes para o que pode ser considerado uma boa taxa de conversão (verde). Os valores em laranja representam valores médios de CR, deixando espaço para melhorar.

A grande diferença entre essas campanhas foi a qualidade dos criativos e do produto, no final das contas.


O impacto do tipo de conversão na taxa de conversão

Como vimos anteriormente, quanto mais difícil for o fluxo de conversão, menos chances você terá de obter um CR bom. Isso geralmente acontece porque os criativos não são bons o suficiente ou o fluxo do usuário precisa de melhorias. Acrescente isso a um fluxo de conversão complicado e o seu potencial de conversão vai se perder no funil.

“Nesse caso, é provável que uma oferta de CPI tenha um CR mais alto do que uma campanha em CPS, por exemplo. Mas o tipo de conversão não parece afetar tanto o CR.”, acrescentou Sofia.

Checamos a taxa de conversão de 4 campanhas de Utilitários, duas com um fluxo de conversão de Instalação e duas de Avaliação Gratuita:

Campanhas Impressões Conversões CR
Instalação 1 617793 1247 0.20%
Instalação 2 26134 41 0.16%
Campanhas Impressões Conversões CR
Avaliação gratuita 1 901603 244 0.03%
Avaliação gratuita 2 603680 78 0.01%

Como você pode ver, a diferença entre um bom CR na Instalação 1 é muito grande em comparação com o da Avaliação Gratuita 1. E tudo isso se deve ao nível de dificuldade do fluxo de conversão. A instalação é um fluxo de conversão simples, enquanto a avaliação gratuita é considerada de dificuldade média. Mas isso não torna seu CR menos interessante.

Na verdade, ter um bom CR em um fluxo de conversão mais complicado significa que o produto é bom e as pessoas estão dispostas a percorrer todo o funil.


O CR depende do GEO?

Quando se trata do GEO, é muito difícil generalizar. Para Sofia, o CR depende principalmente da vertical e da oferta em si.

É claro que GEOs mais simples, como os países de nível 3 (que você já deve conhecer muito bem), pode ser a melhor opção quando você está buscando maiores taxas de conversão.

Para entender melhor, escolhemos quatro campanhas que têm exatamente as mesmas configurações, exceto pelos GEOs:

  • Vertical – Sorteios
  • Formato – Push
  • Tipo de dispositivo – Mobile
  • Tipo de conversão – SOI
Campanhas Cliques Conversões CR
ID 1 25800 360 1.40%
ID 2 192780 1825 0.95%
Campanhas Cliques Conversões CR
PH 1 61043 9635 15.78%
PH 2 11529 1233 10.69%

É perfeitamente normal que diferentes GEOs tenham taxas de conversão diferentes. Mas a diferença principal entre essas duas campanhas de países de Nível 3 foi a segmentação restrita usada nas campanhas das Filipinas (PH). A opção da campanha da Indonésia (ID) pela segmentação Run of Network (RON) resultou em um CR menos impressionante.

Apesar disso, os resultados foram muito bons em comparação com a campanha ID 2, que tinha bastante espaço para melhorar.


Taxa de conversão e sistema operacional (SO) ou tipo de dispositivo

Quando perguntamos sobre essa questão, Sofia Yakovleva respondeu:

“Eu diria que, na maioria das verticais, os dispositivos Android têm CR’s mais altos.”

Muitas pessoas compram dispositivos Android porque eles são mais baratos, diferente dos dispositivos iOS. Mas, de novo, esse fator pode variar muito entre GEOs.

Observe: na Índia, os dispositivos iOS são os mais confiáveis, embora representem apenas 20% entre os sistemas operacionais utilizados. Os dados mostram que as pessoas pegam empréstimos para investir em dispositivos iOS mais caros.

Você tem boas chances de entender as preferências e tendências dos usuários executando testes, coletando dados e analisando estatísticas. Dessa forma, você pode aumentar muito o seu CR.

Para verificar a conversão da segmentação em vários dispositivos, escolhemos quatro campanhas:

  • Vertical – Namoro
  • Formato – Push
  • GEO – Países de nível 1
  • Tipo de conversão – SOI
Campanhas Cliques Conversões CR
Desktop e mobile, EUA 1 8589 970 11.29%
Desktop e mobile, EUA 2 2570 138 5.37%
Campanhas Cliques Conversões CR
Mobile, DE 1 8589 970 11.29%
Mobile, EUA 2 2570 138 5.37%

Podemos ver claramente que a segmentação de dispositivos mobile e desktop proporcionou às campanhas dos EUA um CR muito mais alto e uma diferença maior entre o resultado intermediário – 5,37% no EUA 2 e 11,29% no EUA 1.

No entanto, os GEOs devem ser considerados ao analisarmos essas quatro campanhas. A Alemanha é um país em que os aplicativos de namoro são anunciados por muito tempo, então é normal vermos CR’s mais baixos.

No entanto, você pode ver que a Alemanha teve um desempenho melhor quando se tratou do CR médio – 7,34% no DE 2 (muito mais próximo do que é considerado um bom CR) e 8,96% no DE 1.


Veja o que um dos nossos clientes fez para aumentar seu CR

Campanha Impressões Conversões CR*100
CPA Goal Push 4,469,619 14,837 0.33
Chrome_Android_CC (segmentação de interesses) 1,216,025 7,413 0.61
Total (2) 5,685,644 22,250 0.39

Acima, você pode ver um exemplo de como um dos nossos clientes quase dobrou o CR da sua campanha CPA Goal. Ele estava executando uma oferta de utilitários Android Chrome, nos EUA. Ao duplicar essa campanha, ele segmentou o público-alvo da PropellerAds que tinha interesse em utilitários (verificados e marcados como interessados com alto nível de atividade).

Com isso, ele aumentou o CR de 0,33% da primeira campanha para 0,61%. As conversões estavam decentes, mas ele viu uma oportunidade de aumentar esse número e a aproveitou.


Antes de terminar, aqui estão alguns artigos úteis que você pode ler para descobrir práticas mais saudáveis de como melhorar seu CR:

E se você quiser ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no mundo da PropellerAds, participe do nosso chat do Telegram.

Trends

View more posts