5 Motivos pelos Quais Usuários Não se Convertem: Falhas de Última Hora e Como Superá-las
This post is also available in: EN ES
Já compartilhamos nossos insights sobre taxas de conversão baixas: quando algo está errado com o tráfego que você direciona para uma oferta. Mas vamos supor que esteja tudo perfeito: você mira no melhor público possível, seus banners podem se gabar de taxas de cliques estratosféricas e sua oferta é imbatível.
O que está errado, então? Por que um usuário interessado, que clicou deliberadamente no seu anúncio, acaba desistindo? Vamos tentar descobrir e compartilhar o que sabemos a partir de nossos clientes e experiente equipe de vendas.
A experiência do usuário não é tão fluida
Algumas Landing Pages são uma bagunça, mas temos certeza que não é o seu caso. No entanto, até uma ótima Landing Page pode se tornar um assassino de conversões se você ignorar alguns pontos importantes que podem repelir um usuário e fazê-lo ir embora. Quais são eles?
Navegação inusitada. Ser inovador é muito bem-vindo no marketing, mas às vezes não compensa. Mantenha simples e não tente reinventar a roda: rolar a página para baixo é a melhor solução para a maioria dos sites. Não fuja do que os usuários estão acostumados a fazer. Não vamos não confundir eles!
Elementos que não funcionam. Seu cliente estava pensando ‘Não precisa dizer mais nada, eu quero isso!’ e realmente queria instalar um aplicativo, comprar pílulas para emagrecer ou se registrar em um site de iGaming. No entanto, seu botão de CTA não estava ativo ou um formulário de registro falhou ao inscrever um usuário.
Não é responsivo para a tela do celular. Você tem certeza de que sua landing page parece igualmente boa em um dispositivo móvel? Dedique um tempo para verificar isso. Há muitas ferramentas que permitem garantir que sua oferta seja amigável para dispositivos móveis e seu próprio smartphone também é uma delas.
Vídeos com reprodução automática. Ninguém quer assistir a um vídeo que não solicitou. A maioria dos usuários fecham a página inteira em vez de silenciar seu clipe, então certifique-se de que sua landing page não seja perturbadora.
Resumindo:
- Aderir à navegação clássica e mantê-la simples
- Certifique-se de que tudo funcione corretamente
- Atenção ao público dos dispositivos móveis
- Evite ser muito invasivo com sons e vídeos que começam automaticamente
Sua página não inspira confiança
Você instalaria um aplicativo que pode conter malware? Ou compartilharia detalhes pessoais/números de cartão de crédito com um site que não parece seguro? Nem todos os usuários são muito exigentes ou sabem distinguir um site confiável de um inseguro, mas não é uma boa ideia contar com isso. Portanto, garanta que seu site pareça justo e protegido e que realmente seja, claro! Isso é especialmente importante quando você trabalha com conversões FTD e CPS.
Além disso, nem todos os clientes têm tanto conhecimento sobre a Internet, então você pode precisar de mais provas. Em outras palavras, você precisa lidar com a objeção de um cliente ‘E se for um golpe?’ Aqui está como você pode fazer isso:
Adicione avaliações positivas, depoimentos
Qualquer coisa que chamamos de prova social. Isso pode incluir avaliações, depoimentos de clientes satisfeitos ou algumas estatísticas como ‘um aplicativo foi baixado N vezes’. Aqui estão alguns exemplos:
Mencione garantias ou recursos de devolução de dinheiro
Faça isso, se sua oferta tem essas oportunidades.
Promessa de manter os dados seguros
Faça isso em palavras simples:
Resumindo:
- Garanta que sua Landing Page esteja protegida
- Mostre isso aos usuários de forma muito clara
Você faz o usuário realizar ações demais
Imagine que você viu uma vara de pesca que sempre quis ter. Você a pega e corre para o caixa: tudo o que quer é pagar e sair feliz. No entanto, um assistente da loja começa a inundá-lo com perguntas: ‘Qual é o seu nome?’ ‘De onde você é?’ ‘Qual é o seu número de telefone?’ e assim por diante.
Este exemplo inventado é obviamente exagerado, mas é algo semelhante ao que você pode acidentalmente fazer aos usuários ao coletar seus dados. Claro, se você é pago por lead, não pode evitar pedir que um usuário preencha algum formulário ou se registre em um site, mas certifique-se de não sobrecarregá-los.
Aqui estão algumas práticas que podem ajudar:
Divida o conjunto completo de perguntas em partes menores. Não assuste o usuário com uma longa lista de perguntas. Crie vários passos em vez disso:
Utilize elementos visuais para tornar o formulário mais atraente:
Verifique a jornada do usuário na oferta. Algumas ofertas exigem um registro obrigatório no site do proprietário do produto ou, novamente, o preenchimento de formulários muito longos. Isso também pode repelir os usuários. Tendo em mente as práticas de formulário de registro, percorra toda a jornada do usuário antes de começar a trabalhar na oferta.
Resumindo:
- Faça um formulário claro e conveniente de preencher
- Não insista em ofertas que têm requisitos complicados para leads
Uma oferta não possui opções de pagamento suficientes
Então você precisa que um usuário envie um cartão de crédito, faça o primeiro depósito ou simplesmente compre um produto. Um usuário obviamente vai querer usar seu método de pagamento favorito e pode desistir se você não tiver um.
A única solução aqui é ter o máximo de opções de pagamento possível ou pelo menos aceitar as mais populares para uma determinada região geográfica. No entanto, não é você quem aceita os pagamentos. O que você pode fazer?
A única maneira é fazer pesquisas antes de enviar tráfego para uma oferta. Seja o que for — um site de iGaming, um aplicativo pago, uma loja online — verifique os métodos de pagamento disponíveis para os clientes decidirem se a escolha é boa o suficiente para a maioria dos usuários converterem.
Resumindo:
- Faça sua lição de casa antes de aceitar uma oferta. Verifique quais opções de pagamento estão disponíveis para um produto que você promove.
O call center não está do seu lado
Alguns tipos de conversão são muito complicados. Por exemplo, aqueles em que você só é pago após um usuário fazer uma compra e receber o produto. Isso significa que sua parte do trabalho termina quando um usuário deixa seus contatos e o call center entra em cena.
Assim como na nossa dica anterior, muito depende de como você pesquisa uma oferta. Leia fóruns, entre em contato com gerentes de redes CPA, ou simplesmente fale com o call center você mesmo como se fosse um cliente. Em outras palavras, obtenha informações suficientes sobre como o call center e os gerentes de vendas lidam com os pedidos. Alguns grandes compradores de mídia até têm seus próprios call centers para ter controle sobre todo o canal de vendas.
Resumindo:
- Tenha cuidado com ofertas de pagamento na entrega e garanta que o call center faça o seu melhor para converter.
Palavras finais
Tente olhar para sua oferta como se você fosse um usuário. Sim, você não pode agradar cada lead do seu tráfego total, mas existem alguns verdadeiros estraga-prazeres que estragam as coisas mais frequentemente do que outros. O que mais? Dê a si mesmo uma segunda chance, reúna todo o público e configure Retargeting: deixe ver como você melhorou.
Você tem mais ideias sobre por que os usuários não convertem? Compartilhe em nosso chat do Telegram!