Rede de Anúncios vs Troca de Anúncios vs Servidor de Anúncios: Diferenças e Benefícios
This post is also available in: EN ES
Há muito tempo atrás, naquela época escura e antiga, afiliados e editores tinham que se comunicar por e-mail. Você consegue imaginar como era difícil para nossos antepassados alcançarem seu objetivo comum (lucro, claro) dessa maneira?
Bem, felizmente, redes de anúncios, como a PropellerAds, colocaram fim àquelas épocas problemáticas. Foi então que começou a grande união entre anunciantes e editores. Mas também existiam as trocas de anúncios e os servidores de anúncios. Eles também desempenharam grandes papéis na história.
Então, chegou a hora! Hoje, vamos acabar com a confusão entre rede de anúncios vs troca de anúncios vs servidor de anúncios. Estamos aqui para preencher as lacunas no conhecimento dos afiliados de uma vez por todas. Mergulhe conosco e vamos aprender a diferenciar os termos!
O que é uma Rede de Anúncios?
Em geral, as redes de anúncios garantem uma comunicação eficaz entre editores e anunciantes. Os editores fornecem seus sites onde os anúncios são exibidos (estoque ou, em outras palavras, espaços publicitários) e, graças à tecnologia das redes de anúncios, os anunciantes conseguem o estoque que corresponde às suas necessidades.
As redes classificam o estoque por tipos de público e garantem uma cooperação rápida e eficiente entre editores e anunciantes.
Basicamente, uma rede de anúncios é um intermediário que automatiza, otimiza e acelera a interação entre anunciantes e editores.
Quais benefícios as redes de publicidade oferecem?
As redes garantem que os anunciantes possam alcançar:
Ferramentas e software eficientes para o lançamento, análise e otimização de anúncios, bem como para a gestão de inventário. Por exemplo, a PropellerAds possui um conjunto completo de softwares internos para o trabalho eficaz dos afiliados e várias opções de monetização para os editores.
Gerentes – gerentes experientes ajudam tanto anunciantes quanto editores a maximizar o potencial de seus estoques e campanhas.
Vários formatos de anúncios – na Propeller, temos anúncios Push, In-page push (IPP), anúncios intersticiais e anúncios Popunder para escolher.
Automação – após um anunciante iniciar sua campanha, o anúncio é automaticamente colocado no espaço publicitário do editor relevante. O processo semelhante a um leilão garante que os editores obtenham o preço desejado para seu inventário, enquanto os anunciantes recebem o melhor inventário de acordo com seu orçamento.
Na PropellerAds, tanto anunciantes quanto editores podem se beneficiar das mais recentes tecnologias baseadas em IA, diversos formatos de anúncios para diferentes finalidades, modelos de creativos, modelos de preços, templates criativos e a assistência qualificada da equipe de suporte profissional.
O que é uma Troca de Anúncios?
Enquanto uma rede de anúncios é um intermediário entre anunciantes e editores, uma troca de anúncios é, por assim dizer, um intermediário entre intermediários. Ou seja, entre redes de anúncios ou grandes agências de marketing.
Veja como funciona o processo de troca:
Digamos que existam duas redes de publicidade. Uma delas tem muito tráfego (que não monetiza adequadamente), mas uma falta de anunciantes. E a outra tem o problema oposto, muitos anunciantes e falta de tráfego. O cenário ideal é equilibrar as coisas em ambas as redes. Cada uma troca algo que tem em excesso por algo que está faltando.
Assim, essas duas podem participar de um leilão na troca de anúncios e obter o que precisam. Em palavras simples, este é o processo de obter ou vender tráfego de/para o exterior com base em negócios indiretos.
Quais são os benefícios das trocas de anúncios?
Equilibrar tráfego e anunciantes – O propósito das trocas de anúncios é equilibrar as coisas e ajudar os lados de um negócio a melhorar seu processo de trabalho ou, pelo menos, manter os editores em suas plataformas mesmo que o negócio não gere muito lucro extra.
Lances inteligentes – Para vender tráfego, redes de publicidade como a Propeller geralmente adotam o RTB (lance em tempo real). Este é o processo de venda/compra baseado no motor de alta tecnologia da bolsa de valores, capaz de avaliar e dar lances em cada impressão disponível.
Para comprar tráfego, normalmente utilizamos uma DSP (plataforma do lado da demanda), onde é possível obter espaços publicitários de uma série de fornecedores, que podem incluir outras redes, grandes editores individuais e agências de publicidade. Ambos os lados do negócio podem definir preços preferenciais e outros requisitos para a melhor correspondência.
Pessoalmente, a PropellerAds geralmente vende tráfego Onclick, Push e In-page push (IPP) em bolsas de anúncios.
Concluindo: Redes de anúncios e bolsas de anúncios são semelhantes e geralmente atuam como partes de um único processo. Ambos são meios que suavizam e otimizam a compra e venda de anúncios programáticos. A principal diferença: redes de anúncios geralmente atendem editores e anunciantes, enquanto bolsas de anúncios são principalmente para redes e agências. O princípio permanece o mesmo, automação e otimização da venda/compra de anúncios para tornar os negócios tão vantajosos para ambos os lados quanto possível.
Veja o infográfico para entender a ideia:
O que é um Servidor de Anúncios?
Embora redes de anúncios e bolsas de anúncios possam ser comparadas em alguns aspectos, servidores de anúncios são um pouco outra história. Um servidor de anúncios é uma entidade mais abstrata, não é uma plataforma. É mais uma tecnologia que está por trás do software das redes de anúncios e que faz tudo funcionar corretamente.
Um servidor de anúncios é onde nosso software opera – ele garante o funcionamento adequado das contas dos anunciantes em redes de anúncios, como a PropellerAds.
Quais são os benefícios dos servidores de anúncios?
É difícil falar sobre os benefícios dos servidores de anúncios, já que eles apenas realizam o trabalho, mas vamos destacar alguns pontos para lembrar:
Servidores de anúncios ajudam os anunciantes a obter tráfego relevante – principalmente, eles garantem a combinação mais ótima através de configurações de segmentação não pessoal, como GEO, plataforma, iOS, etc.
Além disso, os servidores garantem uma comunicação eficiente entre os anunciantes e seu público (tráfego). Em palavras simples, eles fazem tudo funcionar como o anunciante deseja, quando ele está divulgando os anúncios.
Vamos concluir
Viu? Não é tão complicado quanto parece. Agora você sabe que:
- A rede de anúncios serve aos anunciantes e editores para tornar sua interação maximamente eficiente e ótima. Ela ajuda ambas as partes a conseguir as melhores negociações e alcançar seus objetivos de monetização por meio de ferramentas avançadas, suporte ao cliente e contas totalmente equipadas para um trabalho adequado. A rede de anúncios é um intermediário entre editores e anunciantes.
- A troca de anúncios é um intermediário entre redes de anúncios, agências e grandes editores. Ela ajuda as partes a comprar/vender tráfego ou anúncios, conforme suas necessidades. Para o melhor funcionamento, as redes de publicidade devem ter uma quantidade igual de tráfego e anunciantes; por isso é tão importante manter tudo equilibrado. E as trocas de anúncios ajudam a alcançar isso.
- O servidor de anúncios é um software que sustenta todos os processos dentro da rede de anúncios e garante o funcionamento adequado das contas, bem como a comunicação entre anunciantes e seus públicos.
Isso é tudo. Mantenha as diferenças entre os termos em mente – que o conhecimento em marketing de afiliados seja sua luz!
Vamos discutir este e outros tópicos de marketing de afiliados em nosso aconchegante chat no Telegram!