Explicando a Tendência da Desinfluência: Como Você Pode Usá-la no Marketing de Afiliados?
This post is also available in: EN
O que é desinfluenciar?
Há algum tempo, o marketing de influência era a maior tendência da Internet, considerado uma das estratégias mais eficientes para conquistar a confiança do público. Todos nós vimos influencers do Instagram e blogueiros aparecendo nas nossas telas tentando nos convencer a comprar produtos, certo? Mas será que isso é coisa do passado?
Em parte, sim. Hoje, temos outra tendência em alta: a desinfluência. Mas o que é desinfluência? E será que nós podemos chamar isso de “outra tendência”? E o mais importante: nós podemos usar essa tendência em uma estratégia de marketing de afiliados? Vamos descobrir!
O que é a tendência de desinfluenciar?
- Desinfluenciar é o mesmo que influenciar?
Para dizer a verdade, essas são coisas muito parecidas. O principal truque do marketing de desinfluência é influenciar de forma reversa.
Ou seja, a ideia é convencer o usuário a não comprar produtos caros e pouco eficientes do que anunciar um produto de forma direta.
- Quais são as principais ideias por trás da desinfluência?
Os influenciadores sempre usaram o desejo das pessoas de seguir seus exemplos como uma ferramenta de persuasão extremamente eficiente – o famoso “compre isso para ser tão legal quanto eu” sempre foi um truque perfeito. Enquanto as estratégias dos influenciadores são bem óbvias, os desinfluenciadores se apresentam como adeptos de uma espécie de consumismo consciente.
- Quando e onde isso começou?
A tendência de desinfluenciar começou na Ásia, principalmente com personalidades do TikTok que derrubavam mitos sobre cosméticos coreanos, que eram uma tendência extremamente popular há pelo menos 10 anos.
Tudo começou com o boicote a produtos superestimados, mas tinha algo mais importante: os desinfluenciadores supriram uma demanda crescente por produtos de melhor qualidade, autênticos e transparentes, que se alinhavam aos valores dos clientes.
- Existe algum exemplo de produtos que desinfluenciam?
Com certeza! Veja como a tendência de desinfluenciar por vídeos é representada no TikTok. Como você pode ver, essa tag tem 378,7 milhões de visualizações:
No entanto, isso é só a ponta do iceberg – ainda há muito para explorar. Mas o que está acontecendo com a desinfluência? De forma geral, os desinfluenciadores não estão tentando promover produtos diretamente, mas sim mostrar seu estilo de vida e valores.
Truques psicológicos e sociais da desinfluência
A desinfluência é um esforço genuíno para combater o consumismo irracional ou apenas mais uma tática empregada pelos influenciadores para inflamar nossos hábitos de consumo por outros meios?
Definitivamente, a desinfluência adere aos ideais dos jovens Millenials (usuários mais ativos da Internet hoje): “minimalismo” e rejeição do consumismo excessivo, um estilo de vida mais simples que valoriza as experiências em vez dos bens materiais e a recusa em seguir as expectativas urgentes promovidas pelas redes sociais e pela cultura dos influencers.
Seja essa tendência uma grande reviravolta social ou apenas mais um truque de marketing, a desinfluência atinge seu objetivo com sucesso – ela apoia os valores mais preciosos do público e afirma uma autoimagem idealizada. E isso é extremamente útil para os profissionais do marketing de afiliados – eles têm algo a aprender com os desinfluenciadores.
Como usar truques de desinfluência no marketing de afiliados: Verticais, Criativos & Dicas
Agora vamos à parte prática e ver como você pode aplicar os truques de desinfluência nas suas campanhas.
Quais verticais considerar?
Obviamente, a vertical mais adequada para uma campanha de desinfluência é o e-commerce, já que é um meio perfeito de expressar os princípios do consumismo moderado e consciente (fazendo disso um nicho independente, conforme discutimos). Outras verticais em que você pode enfatizar a qualidade em vez da quantidade e as experiências em vez das posses são Viagens, Beleza, produtos para Pets e Nutrição.
Como abordar os criativos?
As coisas mais importantes para os criativos baseados na desinfluência são uma mensagem correta e um texto convincente para uma pré-lander. Eis a nossa estratégia:
Um pré-lander com um conteúdo valioso sobre um tópico importante. Você pode escrever sobre o seu produto como uma alternativa a coisas exageradas, derrubar mitos populares e abordar questões relacionadas ao seu público-alvo.
CTA chamativo. Adicione um botão ou título clickbait, como “Nunca compre X antes de você ler isto…” ou “Alternativa eficiente para…” Assim, depois que os visitantes clicarem nesse botão em uma pré-lander, eles serão redirecionados para uma landing page na qual seu produto será apresentado.
Anúncios Push + texto atraente como “Encontramos uma alternativa mais barata para o seu produto favorito” podem tornar seus anúncios ainda mais visíveis e clicáveis.
Como você deve formular sua mensagem?
Enfatize a qualidade e a durabilidade, em vez de abordar novidades ou tendências. Use mensagens que enfatizam a longevidade e o valor do produto, como “Invista em qualidade durável” ou “Escolha produtos criados para durar”.
Resumindo
Para resumir, você não deve se preocupar com essa nova tendência. Muito pelo contrário: essa é a sua chance de encontrar uma nova abordagem para a sua publicidade e atrair mais leads. Portanto, se você decidiu experimentar a tendência de desinfluenciar, tenha o seguinte em mente:
- As campanhas inspiradas na desinfluência funcionam melhor com e-commerce, nutrição, beleza, viagens, pets e outras verticais semelhantes. Mas nada impede você de lançar esse tipo de anúncio em outras verticais – basta descobrir como aplicar essas diretrizes a elas. E essas diretrizes são…
- Qualidade em vez de hype, redução de custos e alternativas a produtos superestimados – esses são os principais marcos para esse tipo de publicidade. Se esforce para destacar a autenticidade, a relação custo-benefício e a ética – coloque os ideais e o valor acima de tudo.
- Crie uma pré-lander com um texto convincente. Use títulos e CTA’s clickbait que atraiam cliques.
- Use Notificações Push. Por ser um formato de anúncio fácil de usar, o Push é mais adequado para campanhas de desinfluência do que qualquer outro formato.
Portanto, use os princípios da desinfluência como uma inspiração para os seus novos experimentos de marketing. Considere nossas dicas e exemplos para tornar seus criativos e mensagens eficientes. Boa sorte!
Quer compartilhar algo sobre desinfluência? Seja bem-vindo ao nosso Chat do Telegram!