Eleições Presidenciais nos EUA: Elas Vão Impactar o Tráfego na Internet?
This post is also available in: EN ES
Um estudo demonstrou que as redes sociais influenciam os resultados das eleições, e esses resultados de pesquisa não são realmente surpreendentes. Mas toda a agitação eleitoral, por outro lado, afeta o tráfego na internet? E, nesse caso, o que isso significa para compradores de mídia e outros especialistas digitais?
Consultamos nossos colegas e parceiros que lidam com tráfego diariamente e vamos compartilhar agora os resultados de nossa pesquisa.
Principais pontos
– As eleições nos EUA podem aumentar o tráfego de sites de notícias em todo o mundo.
– As redes sociais, especialmente as campanhas no Facebook, podem ficar muito caras.
– Os outros formatos e outras regiões geográficas não devem sofrer muito, mas podem receber um impulso em certa medida.
O que torna as eleições nos Estados Unidos especiais?
Por que destacamos as eleições nos EUA como um evento que pode impactar o tráfego global? Aqui estão dois pontos principais:
- Os Estados Unidos é uma das nações mais influentes, portanto, seus eventos políticos podem ter repercussões para o resto do mundo. Isso faz com que pessoas de outras regiões geográficas se interessem pelas eleições e pelas notícias relacionadas a elas.
- As eleições nos EUA são amplamente cobertas pela mídia em todo o mundo. Além disso, geralmente estão envolvidos escândalos, eventos inesperados e debates emocionantes – são todos ganchos que captam a atenção e mantêm o público engajado.
Resumindo, sendo um evento de enorme importância para os americanos, as eleições nos EUA continuam sendo uma ocasião grande e curiosa também para outras nações.
O que dizem as estatísticas?
Uma especulação lógica sobre o tráfego durante as eleições é que as plataformas de notícias verão um aumento significativo. Isso é verdade?
Vamos conferir as estatísticas compartilhadas pela Adobe Analytics do último dia das eleições em 2020:
-
Os sites de notícias dos EUA tiveram um aumento de tráfego quatro vezes maior, resultando em um aumento geral de 311%.
-
O encerramento do dia da eleição resultou em cinco vezes mais tráfego nos sites de notícias dos EUA do que o habitual.
-
Todo esse tráfego não veio exclusivamente dos Estados Unidos; surpreendentes 20% dos usuários eram do exterior.
Como afirmou Renz Gonzales, Chefe de Desenvolvimento de Negócios da PropellerAds,
‘Eu diria que isso afetaria nosso tráfego, já que os Estados Unidos tendem a buscar suas notícias e atualizações em sites de notícias importantes e mídias sociais. Eu esperaria que as fontes locais recebessem um impulso devido aos seus editores relevantes’.
Nossa conclusão aqui é que o tráfego web e móvel relacionado a notícias em texto e vídeo deve aumentar consideravelmente.
A segunda especulação se baseia nos gastos com campanhas publicitárias políticas do ano anterior. Os candidatos presidenciais lançaram grandes campanhas no Facebook e no Google antes da eleição – por exemplo, Michael Bloomberg gastou sozinho mais de R$ 670 milhões em sua publicidade política.
Sim, nossa conclusão aqui é que o tráfego web e móvel relacionado a notícias em texto e vídeo deve aumentar significativamente. Nossos parceiros de compra de mídia, Serge, Deehan e Ettore, dizem que o leilão pode estar aquecido demais na Meta EUA, mas dificilmente terá impacto no tráfego de Push ou Popunder em outras regiões geográficas Serge:
Os custos com anúncios aumentam drasticamente durante as eleições. Os CPCs no Facebook estão aumentando e superaquecendo o leilão, o que leva a uma situação em que os compradores de mídia precisam investir muito em seus esforços de publicidade na Meta. No entanto, isso dificilmente terá o mesmo efeito nas outras plataformas e regiões geográficas’.
Além do aumento nos custos dos anúncios, as campanhas de marketing político podem acabar tirando outros anúncios da visão dos usuários. Em outras palavras, as pessoas podem simplesmente ignorar os esforços publicitários que não estão relacionados às eleições.
Quais categoriais podem ver um aumento ou diminuição?
Conforme mencionado anteriormente, não há evidências claras de que alguns setores possam aumentar significativamente; além disso, alguns podem até enfrentar um declínio.
É importante lembrar que o PropellerAds não permite nenhum tipo de anúncio relacionado à política, o que significa que eles não competirão por espaço publicitário em nenhuma região geográfica. No entanto, com o crescimento de sites de notícias e plataformas de conteúdo em vídeo, você pode tentar conquistar sua parte sem enfrentar leilões superaquecidos como as da Meta.
Então, o que você pode tentar fazer durante os possíveis picos de tráfego? Podemos supor crescimento nos seguintes nichos:
Finanças
De acordo com a Investopedia, uma eleição política pode ter um enorme impacto nas taxas de câmbio. Assim, os traders ficam atentos às previsões financeiras pós-eleições. Isso pode resultar em um aumento do interesse em ofertas financeiras, ou, ao contrário, pode diminuir se as previsões não forem favoráveis.
Vamos verificar as estatísticas da PropellerAds sobre a geografia dos EUA durante as eleições anteriores para obter mais informações sobre essa teoria:
Como você pode ver, as ofertas financeiras experimentaram algum crescimento durante as eleições, então isso provavelmente pode ser o caso. Além disso, houve muito mais tráfego neles em comparação com o mesmo período do ano seguinte.
Impressões 03/11-04/11/2020 | 2 511 515 549 |
Impressões 03/11-04/11/2021 | 1 533 101 168 |
Comércio eletrônico
A Epsilon publicou um infográfico que mostra como as eleições afetam o comportamento do consumidor. Curiosamente, as eleições de 2016 resultaram em uma queda nas vendas de vestuário, beleza, fitness e B2B, mas elas se recuperaram rapidamente depois. Um outro estudo, conduzido pelo Adobe Digital Insights, mostrou que muitos compradores se sentem mais confiantes em adquirir produtos após as eleições, porém o nível de vendas não sofreu uma queda significativa.
Para uma maior clareza, podemos verificar como o setor de comércio eletrônico se comportou durante a última eleição: Aqui está o gráfico de impressões para novembro de 2020:
O que vemos é uma queda bastante significativa, o que realmente sustenta a teoria sobre o comportamento do consumidor. No entanto, em outras regiões geográficas houve mais estabilidade, então isso não significa que as ofertas de comércio eletrônico sejam uma má ideia para o período eleitoral. E além disso, as impressões dispararam durante as eleições, bem mais do que nas mesmas datas do ano seguinte.
Impressões 03/11-04/11/2020 | 1 330 306 116 |
Impressões 03/11-04/11/2021 | 776 112 474 |
Resumindo
Certo, a conclusão é que? Enquanto anúncios do Google e Facebook ficarão saturados com campanhas publicitárias caras mirando cidadãos americanos, os velhos e bons Push, Popunder e outros formatos não enfrentarão leilões superaquecidos e lances altíssimos. Resumindo, você pode rodar suas campanhas na PropellerAds sem se preocupar com preços ou volume de tráfego durante as eleições de novembro. Na verdade, você pode até se beneficiar de um aumento na demanda!