Como Criar um Site para Marketing de Afiliados e o Que Fazer Com Ele
This post is also available in: EN ES
Você já deve imaginar. Hoje, estamos discutindo como criar um site para promover ofertas de afiliados.
Espera, mas eu ouvi dizer que não preciso de um site, uma Landing Page seria suficiente!
Sim, isso é verdade. Existem basicamente duas maneiras de trabalhar na indústria de marketing de afiliados: com ou sem um site.
Então, quando você precisa de seu próprio site para marketing de afiliados, como criar e promovê-lo?
O Que São Sites de Marketing de Afiliados?
Vamos esclarecer desde o início: estamos falando aqui sobre sites de marketing de afiliados, não sobre páginas de destino (Landing Pages) ou pré-landers.
Qual é a diferença?
Basicamente, uma página de destino é dedicada a uma única oferta e contém todos os detalhes sobre apenas um produto, site, aplicativo móvel, etc. Ela tem apenas um objetivo: coletar leads.
Um site é mais complicado: geralmente trata de um único tópico, mas pode incluir muitas ofertas relevantes e também conteúdo extra, por exemplo, alguns artigos.
Um site com conteúdo útil permite que você promova ofertas de uma maneira mais natural: uma conversão é apenas uma parte de todo o funil.
Quando Você Realmente Precisa de um Site?
Se você é iniciante e está apenas explorando diversos nichos e ofertas, dificilmente precisará de um site. Você pode começar facilmente com uma simples página de destino para experimentar diferentes segmentos e ganhar experiência.
Por que investir tanto tempo e dinheiro quando você ainda não sabe se vai permanecer na área, certo?
No entanto, se você está trabalhando em um nicho específico há anos, conhece todas as melhores ofertas em seu segmento e quer crescer como um profissional de marketing de afiliados nesta indústria escolhida, o site será a melhor solução.
Será um grande impulso para a sua reputação, especialmente quando você publica algum conteúdo especializado. Isso aumentará muito a confiança nas ofertas que você está promovendo.
O que também é importante, alguns programas de marketing de afiliados são literalmente impossíveis de serem executados sem um site. Por exemplo, se você deseja trabalhar como um agregador de passagens aéreas afiliado, você precisa estabelecer uma plataforma confiável e fácil de usar.
Considere também o seu orçamento. Um site requer investimentos adicionais – design, conteúdo, hospedagem e domínio. E, sim, pode levar algum tempo até que seu site se torne confiável e popular o suficiente para gerar lucro.
Está preparado para isso?
Para resumir, aqui está uma lista de verificação rápida para ajudá-lo a decidir:
Você precisa de um site para marketing de afiliados?
Sim, você provavelmente precisa: | Não necessariamente: |
– Você tem vasta experiência ou um grande interesse em um nicho específico – Você está preparado para um jogo de longo prazo – Você quer obter tráfego de SEO – Você tem uma equipe ou está pronto para terceirizar – Você pode arcar com despesas adicionais – Você quer promover ofertas de anunciantes que exigem que você tenha um site | – Você é iniciante e quer explorar diferentes nichos – Você quer ganhar dinheiro rapidamente – Você prefere trabalhar com Links Diretos – Você não tem habilidades de SEO e uma equipe – Você não quer investir grandes orçamentos |
Como Escolher um Segmento e o Que Fazer a Seguir?
Finanças
Este segmento funciona melhor em sites que combinam conteúdo informativo útil com uma vitrine de produtos. A maioria dos profissionais de marketing de afiliados atua aqui como especialistas independentes e promove diferentes produtos financeiros de forma nativa.
Aqui está um exemplo: o site publica artigos educacionais sobre diversos tipos de empréstimos e ajuda os usuários a encontrar os produtos de crédito mais adequados. Eles até adicionaram um formulário interativo de busca de ofertas de empréstimos:
Assim, a maioria desses sites é promovida por meio de conteúdo especializado que pode incluir avaliações de diversos produtos e artigos informativos com as palavras-chave de melhor desempenho nos títulos. Por exemplo, “Como financiar uma casa?” ou “O que é uma avaliação de crédito?”.
O principal objetivo é inspirar confiança nos usuários: seu site deve se tornar um portal respeitável, uma marca responsável pelo que sugere. Pode até ser útil adicionar algumas avaliações negativas (se forem honestas, claro), para mostrar que você não está promovendo todas as empresas que pagaram.
Seja autêntico!
Aliás, não é só sobre bancos: não se esqueça das várias corretoras de criptomoedas e aplicativos de negociação.
Ideias rápidas de conteúdo
- Artigos educacionais relacionados a finanças
- Avaliações detalhadas sobre produtos financeiros
- Dicas de economia e truques para o dia a dia
- Comparação de produtos financeiros similares de diferentes marcas
- Questionários relacionados à conscientização financeira
- Classificações dos melhores produtos financeiros, como “Os 10 melhores cartões de crédito para obter em 2022”
Onde encontrar ofertas
Como você deve imaginar, deve ser uma cooperação de longo prazo. Portanto, a melhor ideia é buscar programas de afiliados diretos oferecidos por diversos bancos, plataformas de criptomoeda ou credores privados. Aqui está uma lista curta dos mais populares:
Tente verificar também as redes de CPA, que geralmente oferecem acesso a empréstimos rápidos e ofertas de cartão de crédito.
eCommerce
O tipo de conversão mais óbvio no comércio eletrônico é o CPS (Custo por Venda). Basta você vender os produtos!
Ainda assim, não precisa necessariamente ser uma loja online. Essa é apenas uma das opções disponíveis.
Outras ideias podem incluir novamente algum conteúdo informativo ou educacional. Por exemplo, você pode postar artigos únicos sobre nutrição animal e permitir que os usuários encomendem as refeições para cães que você recomenda. Diretamente do seu site através do seu link de afiliado.
Mais uma opção: comparação de produtos. Essas plataformas permitem que os usuários procurem por diversos produtos, os comparem com outros e, finalmente, façam uma compra online através do seu link de indicação.
Ideias rápidas de conteúdo
- Avaliações detalhadas de produtos e depoimentos
- Análises de comparação de produtos
- Artigos educacionais relacionados a um produto
- Fotos e vídeos de um produto em uso
- Dicas e ideias para solucionar problemas com um produto
Onde encontrar ofertas?
A maioria dos grandes marketplaces como Amazon, eBay ou AliExpress têm seus programas de afiliados: o usuário segue o seu link de afiliado que o leva até o marketplace. Então, eles realizam uma compra e você recebe uma comissão.
Dependendo do seu nicho e da popularidade do seu site, você pode até firmar contratos com grandes anunciantes diretos como Samsung ou Xiaomi para vender seus produtos através dos seus links de afiliados.
Aplicativos
Outro segmento muito lucrativo inclui diversos aplicativos para dispositivos móveis e PCs e aí você volta novamente com as avaliações! O fato é que a maioria desses aplicativos é paga, então, se você explicar às pessoas por que eles valem a pena, você facilmente obterá conversões por Instalação e Submissão de Cartão de Crédito.
Você pode ser muito direto com os usuários: por exemplo, um desses sites até coloca um aviso de que ganha comissões a partir de suas compras. Honesto, modesto, inspirando confiança:
Você não precisa se limitar a VPNs, embora possa ser um site dedicado a diversas soluções de software, como os melhores conversores de vídeo, controles parentais, gerenciadores de senhas, etc.
No entanto, aplicativos de VPN continuam no topo da lista para os profissionais de marketing de afiliados, então nunca faltará ofertas.
Ideias rápidas de conteúdo
- Avaliações de aplicativos
- Artigos educativos como ‘Top 5 motivos para usar VPN’
- Classificações dos melhores aplicativos
Onde encontrar ofertas?
Existem muitas ofertas de aplicativos em quase todas as redes de CPA. Por exemplo, se você abrir o Zeydoo e digitar ‘VPN’ os resultados serão bastante inspiradores:
E, alguns grandes fornecedores também têm programas de afiliados diretos. Entre eles estão:
- NordVPN
- ExpressVPN
- Private Internet Access
- VyprVPN
- Torguard, entre outros.
iGaming
Você provavelmente já se deparou com sites assim: eles publicam avaliações honestas sobre plataformas de iGaming, criam infográficos comparativos e postam notícias esportivas ou dicas para jogadores. Como cereja no bolo, eles recomendam que os usuários experimentem seus sites de iGaming mais bem avaliados e fornecem seus links de afiliados, claro.
Como o iGaming não é legal em todos os lugares do mundo, você pode estar limitado por GEOs. Às vezes, até faz sentido restringir seu conteúdo a algum país específico.
Por exemplo, você pode criar artigos sobre os melhores portais de iGaming legais nos EUA.
Ideias rápidas de conteúdo:
- Avaliações de sites e aplicativos de iGaming
- Dicas e truques para visitantes de sites de iGaming
- Notícias Esportivas
- Regras de iGaming e armadilhas ocultas
- Classificações dos melhores sites de iGaming
Onde encontrar ofertas?
Quase todas as plataformas de iGaming têm seu próprio programa de afiliados. Apenas certifique-se de que você está promovendo as ofertas nos GEOs corretos e lidando com sites legais, que possuem todas as licenças necessárias.
Viagem
Viajar é um nicho imenso: você pode brincar com todo tipo de conteúdo, desde dicas gerais de viagem sobre como obter um visto até as mais exclusivas. Como os melhores hotéis temáticos em Roma.
Além disso, seu site de marketing de afiliados de viagens pode simplesmente ser um agregador de serviços de viagem e funcionar como um sistema de reserva online.
Por exemplo, você pode se juntar ao programa de afiliados de hotéis de uma grande marca como o Booking.com. Seu site exibirá o catálogo de hotéis, mas quando o usuário clicar no botão ‘Reservar um quarto’, ele será redirecionado para o Booking.com. Após um usuário pagar pela reserva, você recebe uma comissão, simples assim.
Claro, se você quer trabalhar dessa forma, você precisa criar uma proposta de valor única. Pode ser um atendimento ao cliente de primeira linha no idioma local do seu GEO alvo ou algum auxílio especial na busca por opções de hospedagem.
Além disso, você também pode adicionar algum conteúdo escrito a esse site e torná-lo mais visível para os motores de busca.
Ideias rápidas de conteúdo
- Avaliações de hotéis e companhias aéreas
- Ideias de viagens e roteiros
- Conselhos sobre como escolher um hotel
- Classificações dos melhores hotéis por preço, serviço ou design
Onde encontrar ofertas?
A maioria dos grandes sistemas de reserva tem programas de afiliados e está pronta para compartilhar suas taxas de hotéis e companhias aéreas com seus parceiros. Entre os mais populares e confiáveis estão Booking.com, Expedia, TripAdvisor e Viator.
Além disso, você pode expandir seu catálogo escolhendo algo das redes de CPA também. Por exemplo, elas frequentemente publicam ofertas de seguro de viagem. É óbvio o suficiente que tais ofertas ganham muito mais confiança quando estão localizadas em um grande portal de viagens em vez de uma simples landing page?
Sites de Conteúdo
Esses sites podem ser sobre literalmente qualquer coisa. Um site de notícias ou um blog de moda. Tudo que você precisa é ter conteúdo de alta qualidade. E você deve postar regularmente, então talvez seu próprio esforço não seja suficiente, mas esperamos que você se lembre do que falamos sobre a importância da equipe no início 🙂
E qual é o sentido de um site de conteúdo aleatório?
É hora de lembrar que o marketing de afiliados envolve dois lados: anunciantes e publicadores. Então, seu fluxo de trabalho será o seguinte:
- Você possui um site popular com conteúdo único e útil
- Você exibe anúncios do Google AdSense em seu site e, assim, ganha dinheiro
- Você usa uma rede de anúncios (como a PropellerAds) para direcionar tráfego para este site
Entendeu a ideia?
Você não publica nenhuma oferta, apenas monetiza seus visitantes com o AdSense. A ideia é comprar tráfego de outras redes de anúncios por menos dinheiro do que você ganha com o AdSense. Basicamente, isso é marketing de afiliados!
Como Construir um Site?
Mencionamos que um site pode exigir muito tempo e esforço. Isso é verdade, especialmente se você depender principalmente de busca orgânica. Ainda assim, começar é metade da batalha, então vamos ver com o que você deve começar.
Domínio e Hospedagem
Primeiro, seu site precisa ter seu endereço na Internet. É por isso que você precisa de um nome de domínio. É exatamente o que você digita na barra de pesquisa: por exemplo, PropellerAds.com é o nosso domínio.
Além disso, você deve encontrar onde localizar seu site, então, a hospedagem também é essencial. Hospedagem é um lugar especial para o seu site na Internet, como um terreno para sua casa.
Obviamente, um nome de domínio deve ser relevante para o seu segmento, soar fácil e conter uma palavra-chave, se possível.
E quanto à hospedagem?
Em resumo, existem vários tipos de hospedagem e sua escolha dependerá principalmente do tráfego do seu site. Em outras palavras, sua hospedagem deve ser capaz de atender a todos os seus visitantes: sempre carregar todas as páginas rapidamente e estar preparada para picos súbitos de tráfego.
Aqui estão as três opções de hospedagem mais populares:
Hospedagem Compartilhada | Hospedagem VPS | Hospedagem Dedicada |
~$3 por mês ~3.000 visitantes por dia | ~$5 por mês ~7.000 visitantes por dia | ~$100 por mês ~30.000 visitantes por dia |
Layout e Design do Site
E quanto ao próprio site? Basicamente, você tem três maneiras de lidar com isso:
- Construa um site você mesmo se souber de design web e programação: inestimável
- Contrate um desenvolvedor web: os preços começam em $30 por hora
- Use construtores de sites como Tilda, WordPress, Blogspot ou Shopify. Os preços começam em média em $4 por mês, e a assinatura geralmente inclui hospedagem e um nome de domínio.
Tráfego do Site
Ok, e como promover seu site? Pode ser uma longa jornada com muitas etapas, dignas de uma série de artigos, então vamos apenas cobrir o essencial:
-SEO. Mencionamos conteúdo escrito muitas vezes neste post. Então, você pode ter adivinhado que seu conteúdo é a chave para a promoção do seu site.
Se você criar o conteúdo por conta própria, precisa analisar os resultados da pesquisa do Google e pensar nas palavras-chave mais eficientes para o texto do seu site. Alternativamente, você pode contratar um especialista em SEO (a partir de $100 por hora) e um redator (a partir de $50 por hora para textos em inglês).
Quanto Dinheiro Você Precisa para Começar com Marketing de Afiliados?
-Anúncios Contextuais. O Google Ads também está à sua disposição: a promoção paga através de anúncios contextuais ajudará você a obter tráfego muito mais rápido do que o SEO. No entanto, você pode querer contratar um gerente de PPC, que otimizará seu orçamento de publicidade e reduzirá suas despesas. Esse profissional pode custar $250 por mês.
–Rede de Anúncios. Nós, da PropellerAds, temos muitos anunciantes comprando tráfego para seus sites em redes de anúncios. Basta criar uma campanha e direcionar tráfego relevante para seu site usando os formatos de anúncio disponíveis.
Isso é o básico. Quer saber algumas dicas ou pedir conselhos de donos experientes de sites afiliados?
Tente sua sorte em nosso chat do Telegram!
E se você estiver pronto para começar —