Estudos de caso

Seis Ensinamentos do Concurso Follow-Along do Afflift [Case Studies Inside]

This post is also available in: EN ES

Chegou a hora de você se lembrar do que realmente significa “follow-along” (acompanhe)!

Em um mês, nossos parceiros compartilharam seus fluxos de campanha no Fórum do Afflift. E não se tratava apenas de um valioso prêmio de 10.000$! Além disso, se tornou uma grande oportunidade de aprender com a ajuda da comunidade.

E todas as melhores lições, dicas e insights estão aqui neste post. Você está pronto para arrasar em suas campanhas?


Lição 1: Aproveite ao Máximo as Whitelists

Muito obrigado a Bob Zhang por isso – foi um ótimo estudo de caso, no qual ele fez o melhor que pôde para colocar a teoria em prática. Ele estava no marketing de afiliados há apenas alguns meses, mas estava ansioso para aprender, e isso estava valendo a pena.

– Não vou desistir até que seja lucrativo!

Aqui estão os detalhes da campanha do Bob:

  • Fonte de Tráfego: PropellerAds
  • Ferramenta de Rastreamento: Binom
  • Rede de Afiliados: Zeydoo
  • Tipo de Oferta: Pesquisa de Finanças
  • Pagamento da oferta: 0.014$ ~ 0.1$
  • GEOs: Nível 2 e Nível 3

O Bob decidiu começar com duas campanhas Meta de CPA. Ambos tinham configurações semelhantes, portanto, o objetivo era comparar dois rastreadores diferentes. Aqui está o que ele fez:

As campanhas não foram extremamente bem-sucedidas. Ainda assim, elas forneceram praticamente todas as informações para a próxima tentativa!

Então, Bob lançou uma nova campanha com uma segmentação mais restrita. Aqui está o que ele mudou:

  • Deixou apenas uma única versão do Android
  • Definiu o inglês como o único idioma do navegador

Em dois dias, a campanha começou a mostrar números verdes:

propellerads-afflift-insights-stats1

Além disso, ele lançou mais uma campanha semelhante para testar outro GEO, e também foi bom o suficiente!

propellerads-afflift-insights-stats3

Posteriormente, Bob dividiu as campanhas para testar o tema escuro e o claro da página de aterrissagem da oferta. O escuro foi um vencedor, então ele aumentou a meta de CPA para ele.

Mas isso foi suficiente para ampliar as campanhas e aumentar os lucros? O Bob não tinha certeza. E aí veio o conselho de Desha, membro do fórum do Afflift e vencedor do concurso Follow-Along:

-Tente coletar algumas zonas de superconversão e criar uma campanha Whitelist.

O que aconteceu depois? Bob seguiu o conselho do Desha e criou várias campanhas Whitelist das melhores zonas de conversão. A maioria deles se tornou verde imediatamente – você vê o poder da Whitelist?

propellerads-afflift-insights-stats1

Mais tarde, nesse dia, o lucro total subiu para 20$ – um ótimo resultado para um novato!

Dica da PropellerAds: você pode incluir Whitelists (listas de permissões), excluir Blacklists (listas de proibições) ou até mesmo excluir ambas – isso depende de seus objetivos. Confira nosso guia completo sobre Whitelists and Blacklists.


Comentário de Konstantinos Kafkalias, Estrategista de Contas Sênior da PropellerAds

O poder de restringir a segmentação está se mostrando cada vez mais eficaz. Eu sempre sugiro que você comece com uma campanha RON (Run-On-Network), sem limitações, sem Whitelists ou Blacklists, e deixe a campanha ser executada por uma semana.

Enquanto isso, comece a analisar as estatísticas: Qual sistema operacional funciona melhor? Qual versão do Sistema Operacional, Navegador, Idioma do Navegador, Atividade do Usuário?

Primeiro, examine-os e escolha os de melhor desempenho. Dessa forma, você garante que obterá os eCPMs mais altos para sua campanha e, portanto, os maiores volumes de tráfego.

Depois disso, colete uma bela Whitelist e, pronto, as estatísticas ficarão mais verdes do que a grama da Bélgica durante este verão muito quente!


Lição 2: Use Métodos de Otimização Testados e Aprovados

Adam G, outro participante do Follow Along, confessou honestamente que não tinha certeza de como otimizar e dimensionar as campanhas. Bem, é por isso que gostamos tanto do fórum do Afflift – sempre há alguém para dar uma ajuda.

Trata-se de sair da minha zona de conforto e aprender umas coisas.

O principal objetivo agora era obter uma renda estável com sua campanha e aprender a melhorar ainda mais o desempenho dela. Um tipo de desafio, certo?

Então, qual foi a campanha de Adam? Aqui estão os detalhes:

  • Fonte de Tráfego: Propeller Ads
  • Ferramenta de Rastreamento: Bemob
  • Rede de Afiliados: Zeydoo + Mobidea
  • Tipo de Oferta: Pesquisas para Celular
  • Pagamento da oferta: 0.01$ – 3$

As primeiras configurações eram as seguintes:

Parece que o Adam fez tudo certo: a campanha apresentou um ROI de -46% logo no primeiro dia, sem nenhuma otimização.

Sim, o ROI ainda estava negativo. Ainda assim, a experiência de Adam mostrou que esse resultado na fase de teste poderia indicar que uma oferta tinha potencial.

Depois de três dias, a campanha começou a mostrar números verdes, então Adam fez seu primeiro esforço de otimização. Ele criou uma campanha idêntica, mas com uma meta de CPA reduzida.

A primeira continuou indo muito bem, e a segunda começou a mostrar seu potencial muito em breve:

propellerads-afflift-insights-campaign2-stats1

Qual foi a próxima etapa de otimização? O Adam não tinha muita certeza, mas com o apoio dos membros do fórum, ele seguiu um plano bem simples. Ele decidiu:

  • Crie uma campanha separada para os três ou quatro principais GEOs
  • Criar uma campanha separada para as melhores IDs de Zona
  • Adicionar mais duas páginas de aterrissagem e comparar o desempenho delas usando uma calculadora de teste A/B
  • Definir uma segmentação mais precisa para sistemas operacionais, navegadores, etc.
  • Adicionar uma Tag Inteligente do ProPush para obter mais Monetização

Dica da PropellerAds: Separar campanhas e restringir a segmentação é uma ótima maneira de otimizar praticamente qualquer campanha. Esse plano mestre é bastante universal para campanhas com bom desempenho, portanto, é um ótimo exemplo de otimização para você aprender e lembrar!


Comentário de Konstantinos Kafkalias, Estrategista de Contas Sênior da PropellerAds

Ótimo trabalho, Adam! No entanto, o lançamento de campanhas multigeográficas raramente é minha estratégia de ação. Eu sempre recomendo que você separe os GEOs. Sempre! Por quê? Como em uma campanha com vários geo, o eCPM é formado por todos os GEOs coletivamente, o que significa que, se um GEO estiver indo mal, isso prejudicará toda a campanha. Mas você fez um bom trabalho ao se separar depois! Valeu a pena!


Lição 3: Seja Paciente e Otimize Lentamente

Alfre, outro participante do concurso Follow-Along, começou a trabalhar duro desde o início.

Vou testar várias campanhas até obter sucesso.

Você não precisa ser um vidente para adivinhar que essa meta exigirá MUITA otimização em todo o caminho.

Então o fluxo ficou assim no dia seguinte, depois que ele definiu três campanhas diferentes para três GEOs:

  1. Alfre interrompeu uma campanha e excluiu as zonas de pior desempenho das outras duas.
  2. Ele também alterou as configurações de segmentação da operadora, deixando apenas o 3G

O que aconteceu depois? Nada realmente inspirador, para ser honesto: as campanhas otimizadas duplicadas tiveram um desempenho pior do que as originais. Por exemplo, isso foi o que aconteceu com a campanha GEO 2:

propellerads-afflift-insights-campaign3-stats1

O primeiro pensamento que pode surgir na sua cabeça é provavelmente “Preciso otimizar mais!”. Mas Alfre fez o caminho inverso.

O que ele fez?

Nada. Ele não alterou nenhuma configuração em suas novas campanhas, não as interrompeu, não criou nenhuma nova campanha – e apenas dedicou seu tempo para ver o estava acontecendo.

Sim, você precisa ter paciência: Alfre teve que esperar por mais de uma semana. E aqui está o que ele recebeu:

propellerads-afflift-insights-campaign3-stats2

Não é tão decepcionante quanto o resultado anterior, certo? E, o que é mais importante, essas estatísticas têm dados muito mais úteis para otimização adicional!

Dica da PropellerAds: Dê tempo ao algoritmo de rotação para otimizar suas campanhas. Não é a melhor ideia pausar, duplicar e relançar campanhas com muita frequência. Se você tiver certeza de que escolheu a meta de CPA correta e gerenciou todas as configurações corretamente, não se apresse e deixe os algoritmos trabalharem para você.


Comentário de Konstantinos Kafkalias, Estrategista de Contas Sênior da PropellerAds

De fato, a paciência é uma virtude muito valiosa. E sim, deixem o algoritmo fazer sua mágica, pessoal! O período de teste dura 24 horas, mas, depois disso, suas campanhas ainda estão se otimizando. Não custa nada fazer alguns pequenos ajustes nas campanhas em andamento, mas evite entrar em pânico e comece a parar e duplicar! Otimize de forma inteligente, não rápida;)


Lição 4: Hospedar Suas Páginas de Aterrissagem na Cloudflare

O follow-along do Dood foi realmente especial. Além do fluxo regular de campanhas, ele criava constantemente posts de bônus com dicas e insights para os profissionais de marketing de afiliados. Aqui está um deles:

Use o poder da infraestrutura da Cloudflare para servir suas páginas de aterrissagem!

A Cloudflare é uma rede de distribuição de conteúdo. Como o nome sugere, ela ajuda você a fornecer o conteúdo da página de aterrissagem a um usuário muito mais rapidamente. Isso é especialmente importante quando os usuários e o servidor estão localizados longe um do outro.

Como essa estratégia funciona?

Digamos que você compre tráfego da Ásia e seu servidor esteja localizado em Londres. Quando o usuário asiático abrir sua página de aterrissagem, parte do conteúdo (imagens, texto) será entregue a partir do servidor Cloudflare mais próximo na Ásia, e não de Londres. Isso levará cerca de 20 milissegundos.

O arquivo HTML da página de aterrissagem ainda será carregado a partir de Londres, o que é muito mais demorado – cerca de 2 segundos. Então, não seria muito melhor manter todos os arquivos da página de aterrissagem nos servidores da Cloudflare?

É claro que sim, e Dood sugeriu uma solução elegante. Aqui está seu breve guia:

  1. 1. Opte por uma hospedagem compartilhada barata para sua página de aterrissagem: custa cerca de 2$ por mês.
  2. 2. Vá para o painel de controle da Cloudflare e escolha o módulo Page Rules:
  1. 3. Clique em Create Page Rule e crie duas regras assim: (myserver.bla representa seu domínio real):
  1. 4. Acesse Caching / Configuration e escolha a opção Respecting Existing Headers:
propellerads-afflift-insights-cloudflare3
propellerads-afflift-insights-cloudflare4

Com a Cloudflare, você economiza até 99% da sua bandwidth e não precisa pagar por um plano de hospedagem corporativo. E é por isso que a hospedagem compartilhada será mais do que suficiente para você nesse caso.

Se você quiser ler a postagem completa e conferir mais algumas dicas e instruções requintadas, seja bem-vindo aofórum!


Comentário de Konstantinos Kafkalias, Estrategista de Contas Sênior da PropellerAds

Ótimo conselho, para mim também. Claramente, reduzir o tempo de carregamento é extremamente crucial para o engajamento do usuário, e a Cloudflare parece estar fazendo o trabalho muito bem! Para todos vocês que estão procurando aperfeiçoar suas campanhas, considerem essa pequena mudança como outro marco na jornada para campanhas mais bem-sucedidas! Mesmo que você faça uma melhoria de 10%, ainda assim é uma melhoria de 10%!


Lição 5: Proteja Suas Páginas de Aterrissagem

Obviamente, você não quer que ninguém roube sua página de aterrissagem bem-sucedida, use-a em suas campanhas e tire o melhor tráfego de você.

Como você pode evitar isso? O Dood tem mais uma receita para você!

Você precisará do Cloudflare novamente – e do rastreador Bemob. Essa combinação e alguns truques protegerão suas páginas de aterrissagem para sempre.

O fluxo de trabalho é bastante simples e envolve a utilização de alguns códigos Java Script e configurações do CloudFlare/Bemob.

Aqui está o guia completo sobre como proteger sua página de aterrissagem

Como resultado, um link direto para sua página de aterrissagem não funcionará, para que nenhum concorrente possa espioná-la.


Comentário de Konstantinos Kafkalias, Estrategista de Contas Sênior da PropellerAds

Tudo bem em ocultar a página de aterrissagem dos concorrentes, mas lembre-se de não exagerar, pois se nossa equipe de políticas não puder vê-la, a campanha nunca será aprovada! 🙂 Além disso, seu gerente de conta terá dificuldades para tentar ajudar você se não puder ver a oferta em si! (Isso me dói – compartilhando). Tudo isso pode fazer parte de uma competição saudável, pessoal!


Lição 6: Não Tenha Medo de Domínios Sinalizados

Resumidamente: O Google pode considerar seu domínio potencialmente perigoso. Assim, um usuário verá o seguinte aviso em vez da sua oferta:

– Isso significa que seu domínio foi sinalizado. O que fazer?

E aqui vem outra dica preciosa de Dood: você pode carregar sua página de aterrissagem uma vez e trocar de domínio em segundos.

Isso requer uma preparação muito simples antes de você iniciar suas campanhas. Você precisa usar Aaliases de Domínio – domínios vazios que não têm nenhum conteúdo, mas você ainda é o proprietário deles.

Aqui está um breve guia:

  • Escolha o aplicativo de gerenciamento de hospedagem que tenha um recurso de Alias de Domínio, por exemplo, o cPanel
  • Instale o aplicativo de gerenciamento em sua conta de hospedagem
  • Compre vários domínios e adicione todos eles à sua hospedagem
  • Alterne entre domínios sempre que você precisar, por exemplo, quando um dos domínios for sinalizado.

Você deseja obter mais detalhes ou instruções especiais para o cPanel? Aqui estão elas no post:Dicas e truques do Dood,Vol.3.


Comentário de Konstantinos Kafkalias, Estrategista de Contas Sênior da PropellerAds

Um bom truque para você salvar a oferta. Lembre-se de que, se uma LP (Página de Aterrissagem) for sinalizada, nossa equipe de políticas rejeitará a campanha, e isso é uma ofensa grave. Use a técnica com cuidado e tente ter 1000% de certeza de que seu domínio não será sinalizado!


Bem, achamos que já é bonito o suficiente para hoje. A propósito, temos muito mais estudos de caso empolgantes do Afflift em nosso blog – não deixe de vê-los também.

E você tem algo a acrescentar, perguntar ou compartilhar?

-Você é sempre bem-vindo ao nosso grupo do Telegram!

Ou você está ansioso para experimentar algumas das dicas que acabamos de compartilhar? Esteja á vontade!

Trends

View more posts