Conteúdo Polêmico: Aprovado ou Reprovado?
This post is also available in: EN ES
Você já parou para pensar por que algumas imagens têm o poder de mudar instantaneamente nossos sentimentos e capturar nossa atenção? Por exemplo, uma foto de uma tarântula na natureza pode ser normal, mas uma imagem de uma banheira cheia de tarântulas certamente fará você olhar duas vezes.
Coisas como parasitas, escândalos, tragédias, segredos de celebridades, morte, imagens sangrentas, doenças raras, todos têm o poder de despertar emoções, mesmo que nos causem repulsa. Então, o que há de tão especial em conteúdos que nos assustam ou nos deixam desconfortáveis?
Desde o momento em que nascemos, começamos a aprender sobre elementos socialmente aceitáveis e tópicos considerados controversos ou impactantes. A maioria dos anunciantes tenta aderir a construções sociais que não provocam emoções extremas e buscam se conectar com o público em um nível consciente, com a esperança de obter cliques sem causar agitação.
No entanto, existe um sub-ramo do marketing especializado em usar conteúdo polêmico para atrair atenção, gerar cliques e obter conversões. E, embora seja mais adequado para afiliados que têm estômago forte, esse tipo de conteúdo pode gerar resultados – se você souber como configurá-lo corretamente.
A seguir, vamos falar sobre publicidade de choque, explicar por que os humanos são atraídos por coisas tão estranhas, discutir os prós e contras dessa estratégia e dar algumas dicas que você pode experimentar, desde que tenha coragem para isso!
Sem mais delongas, vamos mergulhar nisso!
Definindo Publicidade de Choque ou Shockvertising
Como você pode imaginar, publicidade de choque é um tipo de marketing que usa intencionalmente imagens e textos surpreendentes, ofensivos ou diretos. Também conhecida como publicidade de choque, essa estratégia tem sido historicamente utilizada para se destacar das campanhas convencionais e chamar a atenção para questões sociais urgentes, como violações dos direitos humanos ou a destruição de nossos recursos naturais.
Hoje, os afiliados podem empregar uma versão dessa estratégia para melhorar o desempenho de suas campanhas. Pesquisas sugerem que a publicidade de choque é mais fácil de lembrar e tem um efeito poderoso sobre o comportamento do consumidor.
Se você deseja criar uma conexão profunda e tem estômago para trabalhar com essas peças criativas, então o shockvertising pode se tornar uma de suas novas ferramentas favoritas para o curto prazo!
Agora, por que diabos nos sentimos atraídos por coisas estranhas?!
A resposta ao medo humano é um dos nossos mecanismos de segurança mais importantes, mas nem sempre é acionada quando estamos em perigo. Imagens chocantes ativam nossa resposta ao medo, fazendo com que nossa frequência cardíaca aumente e a adrenalina comece a circular em nossas veias.
A publicidade de choque é memorável porque não esperamos ver imagens que desencadeiem emoções fortes sem aviso. Mesmo que não sejam necessariamente positivas, quando experimentamos medo, curiosidade, repulsa ou uma emoção poderosa de qualquer tipo, isso cria uma situação muito mais memorável do que uma manhã comum de terça-feira.
O que, por sua vez, é o que a maioria dos profissionais de marketing deseja alcançar sempre que projetam uma campanha de afiliados. Optar por essa estratégia pode não ser ideal para todos os segmentos, mas pode ser usada em certas situações e pode realmente produzir alguns resultados chocantes (trocadilho intencional!).
Prós e Contras da Publicidade de Choque
Em termos simples, a publicidade de choque não é a forma mais transparente de marketing. Mas, antes de tomar uma decisão, vale a pena comparar os prós e contras para avaliar se você está disposto a dar uma chance ou se seu estômago não aguenta.
Prós | Contras |
– Potencialmente alto CTR – Anúncios memoráveis – Seu conteúdo pode se tornar viral | – Potencialmente alta taxa de rejeição – Você pode traumatizar ou ofender seu público – Pode danificar a imagem da marca, portanto não é sustentável a longo prazo – Dependendo do conteúdo, alguns editores podem não publicar seus anúncios, o que às vezes resulta em volumes de tráfego mais baixos |
Quer Tentar? Aqui estão Algumas Abordagens Funcionais
Se você precisa de um impulso rápido no desempenho e tem estômago para isso, você pode se dar bem com uma campanha de publicidade de choque. Onde encontrar imagens GRÁTIS?
Aqui estão 6 abordagens que você pode experimentar:
Imagem Regular + Texto Promissor
Se você não quer mergulhar de cabeça nas coisas nojentas, pode começar combinando uma imagem normal com um texto que promete chocar ou surpreender os usuários.
- “As pessoas ficaram chocadas que era tão fácil perder peso”
- “A verdade chocante e assustadora por trás de toda a beleza do Instagram”
Explorando a Curiosidade
Como você deve ter adivinhado, essa abordagem explora mistérios bem conhecidos que geralmente atraem muita atenção.
- “Você nunca vai acreditar quem você era em sua vida passada”
- “A foto de Aguilera de biquíni. Isso é demais!”
Táticas de Medo
Táticas de medo são conhecidas como um grande tabu na maioria das formas de publicidade, exceto, claro, se você está tentando chocar seu público. Você pode experimentar diferentes tipos de medo e optar por algo pessoal ou que afetará o planeta inteiro.
- “Os médicos estão escondendo isso de você porque os torna obsoletos”
- “As empresas farmacêuticas não querem que você descubra esta cura milagrosa”
Informações Médicas Privilegiadas
Alegar que você possui informações médicas privilegiadas também é uma boa estratégia, mas você precisa ter certeza de não direcionar pessoas que possam estar sofrendo de doenças graves.
- “Dermatologistas surpresos: Mulher de Waratah elimina suas rugas com esta dica de $4”
- “Médicos surpresos: Vovó Mio elimina suas rugas com esta dica”
Leia também: Suplementos alimentares – Regras para promoção nos EUA
Mantenha-se Realista
Em vez de dizer ao seu público que eles ficarão chocados, você pode usar um pouco de psicologia reversa e afirmar que seu conteúdo é apenas a verdade.
- “Sem dicas de ações, sem recomendações – saiba tudo sobre investir no The Smallcases Show”
- “Sem truques ou atalhos: o único regime de exercícios que mantém seu corpo em ótima condição”
Emoções Extremas + Texto Comum
Por último, você pode tentar torcer nossa primeira estratégia e tentar misturar imagens chocantes com texto comum que explica o contexto do criativo.
- “Revelado: esposa esconde $68 milhões do marido por anos”
- “Mulher aterrorizada após descobrir o segredo milionário do falecido marido”
A publicidade de choque existe há algum tempo, mas a verdade é que essa técnica pode ajudar a alavancar sua campanha e alcançar certos objetivos de curto prazo.
Você usa publicidade de choque? Compartilhe sua experiência na seção de comentários abaixo ou participe do nosso chat do Telegram!