Aquisição de clientes

Não apenas seus fãs: Como obter tráfego para plataformas de assinatura de conteúdo?

This post is also available in: EN ES

As plataformas de assinaturas são sites e aplicativos nos quais os criadores compartilham conteúdo exclusivo com assinantes que pagam. Sim, é como se os usuários precisassem pagar para seguir contas no Instagram ou no Twitter.

Essas plataformas de conteúdo por assinatura podem ser uma excelente fonte de renda. Por exemplo, o maior ganhador do Patreon está faturando aproximadamente R$ 1 milhão por mês. E, é claro, os criadores precisam constantemente promover suas contas para aumentar sua base de fãs e seus ganhos.

É aí que eles podem precisar da sua ajuda, seja como comprador de mídia ou especialista em marketing. Ou quem sabe você esteja interessado em configurar e promover sua própria conta? Então, em qualquer caso, o que você gostaria de fazer?


Plataformas de assinatura de conteúdo pago: Uma visão geral rápida

Em termos gerais, podemos dividir todas as plataformas de assinatura de conteúdo em duas categorias principais:

  • Plataformas de apoio a projetos – (Patreon, Hy.Page, Buy Me a Coffee). São voltadas para criadores de conteúdo de diversas áreas, como blogueiros, músicos, artistas e escritores do YouTube. Eles já possuem uma base de fãs ativos que apreciam seu conteúdo gratuitamente e oferecem conteúdo exclusivo e não público por uma taxa em plataformas de assinatura. Em outras palavras, essa é uma fonte adicional de renda e complementa a plataforma principal do criador.
Propellerads - pateron - Física+Garota++Criando+vídeos+para+explorar+ciência+com+experimentos++aventura++Patreon
Fonte da imagem: garota física do Patreon
  • Plataformas de estilo de vida e conteúdo – (OnlyFans, Boosty, Fansly). Isso também pode servir como suporte ao projeto e, muitas vezes, é eficaz. No entanto, a maior parte do conteúdo gira em torno de uma personalidade específica, como uma modelo fitness que compartilha selfies engraçadas, planos e vídeos de exercícios, além de sua rotina diária. Portanto, nem sempre é necessário criar algo muito especial, como compor músicas ou escrever livros, para começar a construir uma base de fãs diretamente na plataforma de assinatura.

Essa divisão não é totalmente rígida, é claro. Você pode encontrar muitos artistas, chefs ou blogueiros no OnlyFans, assim como contas de estilo de vida no Patreon.

E como todos esses criadores monetizam seu conteúdo? Obviamente, através dos assinantes, mas como exatamente isso funciona? Dependendo da plataforma, existem duas opções possíveis (vamos considerar os exemplos do Patreon e do OnlyFans):

PlataformaPatreonOnlyFans
Modelos de preçosUm criador estabelece vários níveis de associação com diferentes tipos de benefícios. Um membro pode optar por pagamentos mensais ou adquirir uma assinatura anual com desconto.Um criador pode habilitar uma associação paga que torna todo o conteúdo completamente privado. Como alternativa, existe um modelo de pagamento por visualização: A assinatura é gratuita, mas certas partes do conteúdo exigem pagamento.
Taxa de serviçoDe 5% a 8%, dependendo do plano selecionado.20%

Então, basicamente, é assim que tudo funciona – bastante simples, certo? Agora é hora de falar sobre direcionamento de tráfego para plataformas de assinatura paga, e isso está começando a ficar um pouco mais complicado.


Tráfego para plataformas de apoio a projetos de assinatura

A essência do Patreon e de plataformas semelhantes é que elas servem principalmente como um complemento ao projeto principal de um criador. Veja como ele é principalmente utilizado:

  • Conteúdo exclusivo de blogueiros e criadores de conteúdo. Pode ser qualquer coisa, desde amostras de músicas até vídeos ou podcasts completos.
  • Benefícios de blogueiros e criadores: Conversas pessoais, acesso antecipado ao conteúdo, brindes, e acesso ao servidor Discord.
  • Posts privados sobre a vida dos influenciadores.
  • Plataforma de doação exclusiva para apoiar um criador, sem conteúdo adicional.

Um exemplo: YaBoyRoshi – É um canal popular no YouTube, com cerca de 750 mil assinantes. A maior parte do conteúdo consiste em reações a séries de anime, resultando, em essência, em um trio de criadores que assistem e comentam sobre filmes.

Claro, seus vídeos no YouTube estão disponíveis gratuitamente para todos, mas aqueles que desejarem mais podem optar por assinar o Patreon e obter, por exemplo, acesso antecipado a novos conteúdos:

propellerads-content-subscription-platforms-youtube-example

Estratégia: Como promover a assinatura do Patreon?

Conforme observado, é sensato lançar e promover a conta do Patreon, ou plataformas similares, como um complemento aos canais já existentes, e distribuir o link nas mídias sociais.

Comentário de Mike, um comerciante afiliado e proprietário de uma conta no Patreon: O Patreon não promove como o YouTube, onde você pode simplesmente fazer upload de um vídeo e se tornar viral em um dia. Além disso, não proporciona oportunidades de publicidade. Assim, os patronos (assinantes do Patreon) são pessoas que já conhecem você e desejam apoiar seu trabalho.

Portanto, a estratégia deve se concentrar em distribuir amplamente conteúdo nas redes sociais e em construir uma base de fãs engajada.

Aqui estão as principais fontes de tráfego e redes sociais que direcionam mais visitas para as contas do Patreon:

Fontes de tráfego:
Direto – 56,20%
Redes sociais – 22,55%

Distribuição das redes sociais:
YouTube – 63,21%
Twitter – 18,51%
Pinterest – 5,50%
Reddit – 3,57%

E algumas ideias de conteúdo que são populares entre os apoiadores ativos do Patreon incluem:

Consoles e acessórios de videogames – 37,23%
Exótico – 20,77%
Estilo de Vida – 14,46%
Animação e quadrinhos – 4,12%
Software de programação e desenvolvimento – 3,16%
Outros – 20,26%
* Fonte de estatísticas: similarweb.com

Tráfego para plataformas de assinatura de conteúdo pago de estilo de vida

A base de fãs também é crucial aqui, mas a chave está no fato de que o conteúdo se concentra mais na personalidade ou na aparência do criador do que no seu trabalho em si. Dessa forma, uma base de fãs pode ser construída em torno de uma plataforma de associação imediatamente, sem a necessidade de anos de promoção em outras contas.

No entanto, a maioria dos criadores de conteúdo no OnlyFans e em plataformas semelhantes concorda que as mídias sociais ainda são essenciais para envolver os usuários e incentivá-los a adquirir conteúdo extra mediante pagamento.


Estratégia: Como promover o OnlyFans de forma eficaz?

Rede social

Assim como mencionado anteriormente, vamos analisar quais plataformas de mídia social estão gerando a maior parte do tráfego para o OnlyFans:

Fontes de tráfego:
Direto – 56,51%
Social – 13,94%

Distribuição das redes sociais:
Twitter – 60,32%
Instagram – 13,24%
Reddit – 13,02%
YouTube – 6,79

E, é claro, sugestões de conteúdo:

Estilo de vida – 44,50%
Exótico – 34,84%
Serviços empresariais -7,01%
Gráficos, multimídia e web design – 4,53%
Moda e vestuário – 1,54%
Outros -7,58%
* Fonte de estatísticas: similarweb.com

Conforme observado, os usuários do Twitter e do Instagram são os primeiros que devem ser direcionados, portanto, promover essas redes é uma parte crucial do processo. Por exemplo, a Limitless Networks realiza isso por meio da estratégia conhecida como “Mãe-Filha”. Segue o funcionamento:

  • Há uma conta principal, também chamada de “mãe”, que contém um link direto para o seu OnlyFans (ou plataforma de associação semelhante). Aqui você simplesmente posta conteúdo e CTAs para aderir à assinatura paga.
  • Além disso, existem várias contas “filhas”. Usando métodos de acompanhamento em massa, essas contas se inscrevem em usuários que compartilham interesses semelhantes e enviam mensagens diretas com um link para a conta principal.

Fóruns: OnlyFans Reddit

O Reddit é o mais popular, e é fácil obter tráfego gratuito dele usando os chamados “subreddits”, que são tópicos sobre interesses específicos.

Um exemplo: suponha que você queira promover uma conta de modelo fitness. Inclua o link do OnlyFans (ou plataforma semelhante) na descrição do perfil do Reddit e, em seguida, vá para o subreddit ‘r/FitnessGirls’ e faça uma postagem como esta:

propellerads-assinatura-do-conteúdo-pago-plataformas-reddit

Aplicativos sociais

Outra alternativa para direcionar tráfego gratuito para uma plataforma de associação são os aplicativos e sites sociais onde as pessoas se reúnem, interagem e socializam. Aqui está um funil possível:

  1. Cadastre-se em um aplicativo social – como o Tinder ou outro semelhante.
  2. Publique fotos atraentes e inclua um link para qualquer rede social na biografia do seu perfil.
  3. Interaja com as pessoas para que elas visualizem seu perfil e sigam suas redes sociais.
  4. Nas contas de mídia social, adicione um link para uma plataforma de assinatura paga.

Campanhas de marketing pagas

Os anúncios pagos serão um complemento perfeito para os esforços de marketing nas mídias sociais – e nós, da PropellerAds, temos algumas ferramentas excelentes que podem ajudá-lo nisso. Além disso, é comprovado que nosso tráfego funciona muito bem para plataformas de conteúdo. O fluxo mais claro é o seguinte:

  • Etapa 1. Crie uma página de destino para a oferta. Deve incluir as melhores fotos do criador e detalhes da oferta, como o preço da assinatura e quaisquer bônus oferecidos aos membros. Observação: a página deve estar em conformidade com as políticas da PropellerAds.

Dica: O OnlyFans disponibiliza links de avaliação gratuita que oferecem aos usuários acesso temporário gratuito. Isto pode ser empregado com sucesso em campanhas publicitárias como uma peça chave da estratégia de engajamento.

  • Etapa 2. Em seguida, você lança uma campanha de Push Ads na plataforma PropellerAds. Graças às opções de segmentação por Push, você pode alcançar seu público nas redes sociais de imediato

Dica: É fundamental que o seu criativo de envio contenha a foto do proprietário da conta, e também é uma boa ideia utilizar emblemas – pequenos ícones que têm demonstrado aumentar significativamente a sua CTR. Aqui está a aparência que você pode esperar:

propellerads-conteúdo-pago-de-push-exemplo
  • Etapa 3. Suas notificações push direcionarão os usuários para a página de destino, onde encontrarão um link para uma plataforma de assinatura de conteúdo.

Dica: Que tal experimentar o novo formato de anúncio pesquisas de saída? Será um excelente complemento para a campanha Push, pois atrai um público mais engajado e interessado. A pesquisa de saída é direcionada aos usuários que já participaram de pesquisas sobre diversos tópicos, o que os torna mais propensos a se envolverem. Você pode selecionar a opção “Social” nas configurações adicionais de segmentação para alcançar exclusivamente usuários que tenham participado de pesquisas sobre tópicos sociais.


Resumindo

Motivar os usuários a pagar pelo conteúdo é uma tarefa árdua, porém gratificante. Você se lembra dos ganhos que mencionamos no início? Como comerciante afiliado, você pode obter uma participação significativa ao ajudar os criadores a atrair tráfego ativo e relevante de forma consistente. Ou talvez você mesmo seja um criador?

De qualquer forma, você é bem-vindo a se juntar a nós nessa jornada!

Você gostaria de discutir o assunto? Junte-se a nós no nosso chat no Telegram e compartilhe sua opinião!

Trends

View more posts