Como Saber se Você está Exagerando na Segmentação Restrita
This post is also available in: EN
Lançar uma campanha de marketing é como dar uma grande festa em casa durante os seus anos de faculdade. Claro, você gostaria de limitar o número de convidados e garantir que seus amigos e as pessoas de quem você gosta estarão lá. Mas, reduzir a lista e limitar a festa a um pequeno grupo de pessoas pode transformar sua comemoração em um encontro chato.
Da mesma forma, quando você lança uma campanha de marketing, a segmentação permite escolher quais usuários verão seus anúncios. Isso pode te ajudar a encontrar o público que traz os melhores resultados e melhorar o desempenho da sua campanha. Mas, assim como na festa em casa, se você diminuir demais sua lista de convidados, acabará com pouco tráfego e lucros reduzidos.
Vamos dar uma olhada nas diferentes opções de segmentação disponíveis e te dar algumas dicas para evitar o uso excessivo dessas configurações.
Opções de Segmentação Explicadas
Como você provavelmente já sabe, as opções de segmentação permitem decidir quais usuários verão seus anúncios, baseando-se em diferentes critérios demográficos. Por exemplo, você pode segmentar usuários com base na localização geográfica, tipo de dispositivo, tipo de conexão, fuso horário, sistema operacional e padrões de navegação, apenas para citar alguns.
Essas opções de filtragem geralmente podem ser divididas em duas categorias: segmentação ampla e segmentação restrita.
Segmentação Ampla
Os profissionais de marketing que utilizam opções de segmentação ampla desejam alcançar grandes demografias e esperam altos volumes de tráfego como resultado. Essas campanhas devem focar nos usuários que estão “quase interessados” ou próximos do topo do funil. A segmentação ampla é melhor utilizada ao longo de um período prolongado, mas você precisará de um orçamento maior para alavancar sua campanha.
Exemplo de segmentação ampla (Anúncios Onclick, CPM, lance recomendado) e volumes de tráfego disponíveis:
- França, Mobile, Android
Segmentação Restrita
Reduzir suas configurações de segmentação geralmente aumenta as taxas de conversão e o ROI porque você só anuncia para usuários que têm interesse nos seus produtos. Os volumes de tráfego tendem a ser muito menores com a filtragem restrita, sem contar que essas campanhas funcionam melhor quando utilizadas por um curto período de tempo.
Além disso, lembre-se de que você não terá a chance de otimizar campanhas com segmentação restrita porque possuem volumes de tráfego baixos, então você deve dedicar mais tempo para garantir que seus criativos estejam perfeitos nas fases iniciais.
Exemplo de segmentação restrita (Anúncios Onclick, CPM, lance recomendado) e volumes de tráfego disponíveis:
- França, Paris, Mobile, Android, Versão do OS: Android 8, Navegador: Google Chrome, Idioma do Navegador: Francês, Tipo de Conexão: 3G/LTE, ISP Móvel: Orange
Por que a Segmentação Extrema é um Grande Erro?
Embora a segmentação extremamente restrita possa parecer a melhor maneira de aproveitar seu orçamento, é preciso ter cautela para não exagerar. A segmentação extrema pode reduzir o número de usuários que veem seus anúncios, e você também precisa garantir que está gerando interações suficientes para realmente gerar receita.
Mesmo que não seja o único aspecto, o volume de tráfego terá um impacto direto no desempenho de sua campanha. Mesmo que você tenha altas taxas de conversão e outros bons indicadores, eles não significarão nada se o volume de tráfego for muito pequeno para gerar lucro. Então, mesmo que você esteja buscando otimizar o desempenho da sua campanha atual, é importante monitorar de perto seus esforços para garantir que você não foi longe demais na segmentação.
Seu Público-Alvo Está Muito Restrito?
É normal ver uma queda no volume de cliques após ajustar as configurações de segmentação. Mas, se você perceber que não está recebendo nenhum clique, isso pode significar que os usuários não estão interessados nos seus anúncios ou que seu público-alvo está muito restrito.
Para eliminar a primeira opção, você precisa criar um conjunto de anúncios alternativos e realizar alguns testes A/B para ver quais têm melhor desempenho. Se, após tentar diferentes variações de anúncios, você ainda não estiver recebendo cliques, é seguro assumir que seu público-alvo está muito restrito.
Como Implementar a Segmentação na Sua Estratégia
Como na maioria das estratégias de marketing, a abordagem ideal para segmentação dependerá da sua situação específica e do setor em que você atua. Dito isso, existe um método geral que pode aumentar suas chances de sucesso na criação de uma campanha bem-sucedida.
Assumindo que você tem tempo suficiente e um orçamento razoável, comece com uma segmentação ampla ou geral. Isso pode ser um pouco mais caro no início, mas permitirá que você identifique as diferentes demografias que geram as melhores conversões. Em seguida, você pode criar múltiplas mini-campanhas que segmentam pequenos públicos através de conteúdos dedicados. Isso deve melhorar suas taxas de conversão, aumentar seu ROI e gerar mais receita do que os modelos mais tradicionais. Aqui está uma ótima estratégia de pré-geração de leads:
independentemente do seu produto ou setor, saber como aproveitar as opções de segmentação disponíveis pode melhorar o desempenho da sua campanha enquanto ajuda a reduzir os custos de marketing em geral. Dito isso, você deve evitar o uso excessivo das opções de segmentação disponíveis para garantir os melhores resultados.