Marketing de Afiliados vs. Compra de Mídia: Qual é a Diferença?
This post is also available in: EN
Você pode estar acostumado a pensar que são a mesma coisa. De fato, alguns nem sequer imaginam que há uma diferença entre um comprador de mídia e um profissional de marketing de afiliados.
Então, qual é a verdade?
De modo geral, pode-se dizer que a compra de mídia é uma das formas de marketing de afiliados. Mas vamos primeiro olhar cada conceito, compará-los e dar alguns exemplos para esclarecer as coisas de uma vez por todas.
O que é Marketing de Afiliados?
Em resumo, marketing de afiliados é quando uma terceira parte (o afiliado) promove ofertas de várias empresas e ganha uma comissão do proprietário da oferta em caso de sucesso.
O marketing de afiliados envolve a promoção de ofertas por quaisquer meios possíveis (e legais). Alguns até dizem que o verdadeiro marketing de afiliados é principalmente sobre tráfego gratuito, o que significa que você sabe como gerar leads orgânicos.
Olga Kostenko, líder de equipe de estratégia de conta na PropellerAds diz que: o conceito clássico de marketing de afiliados significa trabalhar com programas de afiliados, quando você se torna um parceiro confiável que traz clientes para uma marca. No entanto, essa é uma definição muito restrita, e você raramente a encontrará em sua forma pura.
Então, como você pode fazer marketing de afiliados? Aqui estão alguns exemplos:
- Canais do Instagram/YouTube/TikTok: você tem um canal popular onde menciona produtos de várias marcas. Quando os usuários compram esses produtos usando seu link de afiliado ou código promocional, você ganha sua comissão.
- Comentários em Redes Sociais: você posta links de afiliados em comentários em várias redes ou fóruns e ganha uma comissão se esses links ajudarem a gerar leads.
- E-mails: você possui um banco de dados de endereços de email relevantes e cria um funil de vendas enviando mensagens com o link da oferta.
- Seu próprio site: você possui uma plataforma online com grandes volumes de tráfego e publica links de afiliados de várias marcas.
- Vendas Off-line: você não está limitado ao tráfego da Internet, cartões de visita, mercadorias e até contatos pessoais também podem gerar leads.
- Tráfego pago: isso é o que oferecemos na PropellerAds. Você trabalha com uma rede de anúncios e executa suas ofertas comprando tráfego dessa rede. Embora isso ainda seja marketing de afiliados, você também pode chamar isso de compra de mídia.
O que todas essas opções têm em comum é que a chave para o sucesso é o conteúdo: criativos que convertem, textos envolventes, vídeos atraentes, posts cativantes, etc.
Mesmo quando você promove seus produtos por meio de redes de afiliados, você ainda testa criativos e analisa quais CTAs ou imagens têm melhor desempenho e essa é exatamente uma das principais habilidades do profissional de marketing de afiliados.
No entanto, veicular ofertas através de uma rede de anúncios não se trata de tráfego orgânico e também envolve tomar as decisões certas sobre o preço do seu tráfego.
Exemplo: Jack, um profissional de marketing de afiliados que atua sozinho, faz parceria com uma marca de iGaming. Como afiliado, ele promove essa marca de várias maneiras, compra tráfego da PropellerAds e posta links em suas redes sociais. Ele trabalha com criativos e os testa.
O que é Compra de Mídia?
Na verdade, a compra de mídia pode ser uma das formas e métodos pelos quais você faz marketing de afiliados. É realmente COMPRAR espaço para seus anúncios e quanto maior o orçamento que você investe, mais renda você pode obter.
A compra de mídia não se limita à aquisição de espaço de editores online (em redes de anúncios), blogueiros e influenciadores. Ela também pode incluir anúncios de TV, banners de rua, revistas offline, etc.
De qualquer forma, neste caso, você deixa de ser o único intermediário entre os usuários e as marcas e um profissional de marketing de afiliados no sentido tradicional.
Enquanto seu objetivo principal no marketing de afiliados é promover uma oferta e fazê-la converter, em compra de mídia, é encontrar o espaço mais adequado e lucrativo para colocar anúncios pagos.
Exemplo: Uma grande agência de compra de mídia trabalha com várias marcas de iGaming. Ao contrário de Jack, nosso profissional de marketing de afiliados do exemplo anterior, a agência trabalha com orçamentos maiores e sua prioridade é distribuir corretamente esses orçamentos entre diferentes ofertas e marcas, para comprar a quantidade certa de tráfego de alta qualidade pelo melhor preço.
Posso Combinar Ambos?
Obviamente, você pode. Vamos olhar para um estudo de caso do vencedor do nosso concurso Afflift Follow-Along, Nick. Pode parecer um pouco complicado e não tão óbvio para um iniciante, mas ainda pode servir como exemplo de como as coisas funcionam.
Fonte de Tráfego: PropellerAds e Banco de Dados de Emails
Tipo de Oferta: iGaming
Resultados: 320 assinantes de e-mail coletados
Nick é um profissional experiente em marketing de afiliados e compra de mídia, e seu estudo de caso recente mostrou uma combinação perfeita dessas duas práticas.
Sua campanha incluiu duas etapas importantes:
- Etapa 1. Coleta de endereços de e-mail com um prelander. Ele usou o PropellerAds como fonte de tráfego para atrair leads para esse pré-registro. Essa é mais uma questão de compra de mídia. Ele comprou espaço onde os usuários podem ver seu link pré-lander.
- Etapa 2. Lançamento de uma campanha de marketing por e-mail: envio de e-mails promocionais, com o botão de CTA que leva à página da oferta. Aqui vemos um exemplo de marketing de afiliados: Nick atuou como um representante de uma marca de iGaming e trabalhou no conteúdo para engajar os usuários.
Entendeu?
Para resumir, vamos dar uma olhada na tabela:
Marketing de Afiliados | Compra de Mídia | |
Objetivo Principal | Ser um intermediário entre um usuário e o dono da oferta, fazer os usuários converterem | Atrair o máximo de usuários possível, conseguindo o melhor espaço e preço para anúncios |
Tipos de Tráfego | Vários tipos de tráfego, incluindo busca orgânica, redes sociais, tráfego pago | Inserção de anúncios pagos |
Habilidades essenciais | Segmentação, redação, design, testes A/B | Conseguir o espaço mais barato e ainda assim mais lucrativo ao mesmo tempo |
Combinar todas essas práticas juntas pode ajudar a escalar suas campanhas, gerar mais tráfego para uma oferta e alcançar os melhores resultados possíveis.
Portanto, se você tiver um grande fluxo de redes sociais ou SEO e quiser investir um pouco mais em um tráfego maior e de alta qualidade. O que você pode fazer?
Você tem algo a acrescentar? Ou, talvez, você tenha uma pergunta? Então, seja bem-vindo ao nosso Chat do Telegram!