Mini Apps do Telegram vs Apps Clássicos: Qual é o Melhor para Seu Projeto?

This post is also available in:
EN
ES
Se você está lendo isso, deve estar presntes a apresentar seu produto ao mundo, seja um jogo para celular, um simulador de trading ou um app fitness. Seja bem-vindo a um dos dilemas mais comuns no mundo dos aplicativos atualmente: criar um aplicativo Android completo ou um miniaplicativo no Telegram?
Para te ajudar a tomar a decisão certa, vamos falar sobre o assunto com insights de Serge Abramov, um comprador de mídia profissional.
Primeiro, você precisa saber: O que são os miniaplicativos do Telegram?
Os Mini Apps do Telegram (TMAs) são aplicativos leves executados dentro do Telegram. Para usar um miniaplicativo, os usuários não precisam instalar nada da AppStore ou do Google Play – eles são abertos diretamente na interface do Telegram. Os TMAs podem ser qualquer coisa, desde jogos a ferramentas de produtividade, aplicativos de e-commerce ou até serviços baseados em tokens.
Então, como eles se comparam aos aplicativos Android clássicos e aos aplicativos iOS?
Vamos comparar.
Lançamento Rápido: Miniaplicativos vencem a corrida
Criar um aplicativo tradicional para Android ou iOS exige muito esforço. Você precisa encontrar e contratar um desenvolvedor, contratar um designer e criar um design fácil de usar para o seu aplicativo. Depois, vêm os meses de testes, a descoberta dos bugs, a correção desses bugs, a descoberta de novos bugs… e, finalmente, a moderação na AppStore.
Os miniaplicativos do Telegram, por outro lado, são significativamente menos exigentes. Você não precisa de uma equipe inteira de desenvolvedores. O que você precisa é de um desenvolvimento básico de front-end + o SDK JavaScript do Telegram. Em seguida, basta carregar seu miniaplicativo em um servidor comum ou em uma plataforma de hospedagem e conectá-lo a um @BotFather. E é isso!
“Criar um miniaplicativo do Telegram é muito mais fácil. Você precisa de um conhecimento mínimo de codificação. Para quem não tem isso, as IAs podem ajudar! Já ouvi falar de casos em que o ChatGPT ajudou os proprietários de TMAs a escrever o código e deu certo.”
– Serge Abramov, que já viu de tudo.
Além disso, os TMAs não estão sujeitos a muita moderação. Você não precisa se preocupar com proibições de políticas estranhas ou rejeições porque o ícone do seu aplicativo parece muito feliz (ou triste). Além disso, o Telegram não cobra comissão sobre sua receita, ao contrário da AppStore e do Google Play.
Serge Abramov acrescenta:
“Se você está indo para a AppStore com seu aplicativo, prepare-se para a concorrência – muito provavelmente, já existem milhares de aplicativos semelhantes por aí e eles já têm um público (ou estão lutando para obtê-lo).
Além disso, você não pode decidir o preço por conta própria. Essas plataformas não permitem que os novos proprietários de aplicativos definam um preço maior do que a média do seu nicho, mesmo que você ache que seu produto é exclusivo o suficiente para justificar. Entrar com recurso pode terminar em banimento. Acredite ou não, é um caso bem comum.”
Conheça Seu Mercado Antes de Decidir
É aqui que as coisas ganham nuances.
Sua escolha depende do tipo de aplicativo que você está criando e para quem ele se destina. Você precisa adotar uma abordagem bem pensada, levando em conta a combinação de:
GEO + quão difundido é o Telegram naquele GEO + quão popular é o seu tipo de produto naquele GEO + quão popular e adequado é o seu produto para o ecossistema do Telegram
De acordo com Serge Abramov:
As verticais mais populares do Telegram são Finanças (especialmente, todos os tipos de moedas e tokens), minijogos, iGaming e Social.
O Telegram é gigante em países da CEI, Indonésia, Filipinas, Vietnã, Tailândia, Brasil e Alemanha. Se o seu público vive nessas regiões, um miniaplicativo pode ser o seu bilhete de ouro.
Que tal um miniaplicativo social para a Tailândia? Certamente vale a pena testar! Um bot de iGamingpara o Brasil? Com certeza! E assim por diante, mas…
Se você estiver segmentando países de Nível 1, como Canadá ou Austrália, com um aplicativo de exercícios em casa ou de meditação, um aplicativo móvel clássico pode ser mais adequado – os usuários nesses GEOs estão mais acostumados à navegação tradicional nas lojas de aplicativos mais conhecidas. E, de acordo com as nossas estatísticas, a vertical Lifestyle é mais popular lá e significativamente menos popular nos países asiáticos. Pois é…
Serge acrescenta:
“Além disso, quero mencionar alguns produtos separadamente. Se o seu produto é algo como tokens ou minijogos, opte por um miniaplicativo. Aqui, o Telegram é o seu playground, porque seu ecossistema é perfeito para essas ofertas e os usuários locais realmente gostam delas.”
Em outras palavras, alguns produtos estão vinculados a regiões, outros funcionam no mundo inteiro – e os miniaplicativos do Telegram são perfeitos para isso.
TMA para testar novos caminhos
Quer outro grande motivo para considerar um miniaplicativo do Telegram, mesmo que você realmente queira um aplicativo clássico?
Use-o como uma espécie de lançamento suave.
Antes de contratar uma equipe de desenvolvedores e investir em um produto complexo, crie uma versão mini no Telegram, gere algum tráfego (com a PropellerAds!) e veja como os usuários reagem. Esse método é econômico, rápido e não exige grandes esforços.
“Os miniaplicativos do Telegram são ótimos para MVPs*. Você pode testar seu conceito, ajustá-lo e escalá-lo – tudo sem sair do ecossistema do Telegram. Essa é uma opção extremamente econômica.”
*MVP – produto mínimo viável – é um produto com recursos suficientes para atrair os primeiros clientes e validar uma ideia.
TMA para maior conforto do usuário: Familiar e rápido
Lembra de quando você clicou em um link externo no Instagram ou no Facebook pela última vez? O texto que você viu na tela era mais ou menos assim:
“Tem certeza que quer sair do Instagram/Facebook?”
Agora sejamos honestos: você ficou um pouco inseguro com isso, por um segundo que seja? Por exemplo, você confia nesses aplicativos, sabe que são seguros e os usa todos os dias. E mesmo que você nunca hesite em usar o restante da Internet fora desses aplicativos, quando eles fazem essa pergunta, bate uma leve ansiedade.
O mesmo se aplica ao Telegram, onde as pessoas conversam e navegam todos os dias. Esse é um dos grandes trunfos dos miniaplicativos. Sem instalações, sem novas contas, sem redirecionamentos – basta um toque na tela.
“Os usuários se sentem mais seguros com os TMAs. Eles não precisam sair do Telegram, e esse senso de familiaridade implica em um melhor engajamento. Além disso, vamos encarar os fatos – as pessoas estão cansadas de baixar aplicativos. Muitas permissões, muito espaço de armazenamento, isso sem mencionar as atualizações intermináveis.” – diz Serge.
Então… qual escolher?
Algumas dicas:
Você pode precisar de um miniaplicativo do Telegram se | Você pode precisar de um aplicativo clássico para Android/iOS se |
Seu público-alvo está em GEOs com grande presença do Telegram (CIS, Ásia, Europa, LATAM) | Você está segmentando países onde o Telegram não é popular (Tier-1) |
Você está criando um serviço digital simples (tokens, ferramentas de planejamento, jogos) | Você está criando um produto complexo (um ecossistema de aplicativos de condicionamento físico) |
Você deseja testar um MVP | Você está pronto para o desenvolvimento de aplicativos em grande escala |
Você deseja ignorar a moderação e as taxas das plataformas | Você precisa acessar os recursos nativos do telefone (câmera, GPS, etc.) |
Você gosta de agir com rapidez e testar ideias rapidamente | Você está criando um produto de longo prazo e de alto investimento |
Considerações finais: Os miniaplicativos do Telegram são o futuro
Não estamos dizendo que os miniaplicativos do Telegram são melhores para tudo. Mas, para um número cada vez maior de anunciantes, eles são uma maneira mais rápida, barata e inteligente de entrar no mercado, especialmente se o seu produto for flexível, digital ou adequado para a maioria das regiões.
E como Serge disse:
“Os miniaplicativos do Telegram são como o Bitcoin – os primeiros usuários ganharão muito, especialmente se agirem com inteligência.”
Se você estiver planejando sua próxima campanha, explorando uma nova vertical ou apenas testando ideias, não ignore o potencial dos mini apps. No contexto certo, eles podem ser o seu atalho para validar ideias e ter sucesso.
E se você quiser direcionar tráfego para o seu mini app, já sabe onde nos encontrar! O novo formato de anúncios do Telegram da PropellerAds está à sua disposição – vem experimentar!
Junte-se ao nosso Telegram para obter mais informações e compartilhar suas ideias com outros afiliados!