Iniciante

No Pain, No Gain: Como Entender os Pontos Problemáticos de Seus Clientes

Customer pain points

This post is also available in: EN ES

Ser empático é o tipo de habilidade interpessoal que faz com que você faça bons amigos na escola e no escritório, mas poucos afiliados consideram essa habilidade fundamental para o sucesso do marketing. No entanto, ter a capacidade de se colocar no lugar de outras pessoas e entender seus pontos de dor pode, na verdade, dar a você uma enorme vantagem sobre seus concorrentes.

Embora os afiliados trabalhem incansavelmente para criar uma conexão com seu público, a melhor maneira de demonstrar apreço pelos espectadores é entender os desafios que eles enfrentam.

Isso não apenas dará a você uma ideia do tipo de abordagem que pode atrair seus potenciais clientes, mas também permitirá que você se familiarize com as preferências gerais do seu público.

Abaixo, reunimos um guia rápido para ajudar você a entender a importância dos pontos problemáticos do cliente e dar algumas dicas sobre como identificá-los.


O Que São Pontos Problemáticos Para o Cliente e Por Que os Afiliados Devem se Concentrar neles?

Todos os usuários que veem seus anúncios têm a chance de se tornarem clientes. Dito isso, se você deseja criar peças criativas atraentes, precisa entender os desafios que seu público enfrenta.

Se os potenciais clientes puderem se identificar com seu anúncio, isso atrairá a atenção e despertará a curiosidade deles. Na maioria dos casos, isso se traduz em mais tráfego, um CTR mais alto e mais conversões, o que deve proporcionar à sua campanha um aumento significativo no desempenho.

Tipos de Pontos de Dor do Cliente

Você pode visar os seguintes tipos de pontos problemáticos que os consumidores enfrentam:

  • Dinheiro e Dificuldades Financeiras

Os desafios mais comuns enfrentados pelos consumidores são problemas financeiros e dificuldades com dinheiro. Isso não significa que eles não tenham uma renda. Isso significa simplesmente que eles têm um orçamento limitado que lhes permite comprar produtos e serviços, mas precisam ter cuidado com o quanto gastam e com que frequência.

  • Conveniência

A maioria dos clientes também deseja encontrar uma solução conveniente para seus problemas. Por exemplo, pessoas ocupadas que desejam dentes mais brancos podem não ter tempo para ir ao dentista, mas geralmente estão dispostas a comprar equipamentos de LED inovadores e realizar sessões de limpeza em casa.

  • Funcionalidade e Recursos Práticos

Além de serem convenientes e fáceis de usar, os consumidores também querem ter recursos que funcionem conforme anunciado. Por exemplo, se estiver promovendo um dispositivo eletrônico, você precisa garantir que todas as partes do produto funcionem sem problemas.

  • Design e Aparência

Os seres humanos são criaturas visuais e absorvem muitas informações por meio dos olhos. Isso significa que o produto que você está oferecendo também precisa atender aos requisitos estéticos. Dito isso, os consumidores adoram inovações e avanços, portanto, você sempre pode ser criativo e tentar promover produtos diferentes que você considera atraentes.

Entender os pontos problemáticos de seus clientes pode ser um desafio, mas você deve ser capaz de descobrir, desde que invista tempo na pesquisa de seu público.


Exemplos de Pontos Problemáticos do Cliente e Onde Encontrá-los?

Números e Estatísticas

Tendências, registros e estatísticas encontrados em páginas como Statista e o Google Trends permite que você determine quais movimentos gerais estão influenciando o seu público. Você pode usar isso como ponto de partida e identificar as tendências que moldam os setores com os quais você está familiarizado. Além disso, você também pode identificar outros pontos problemáticos que lhe permitam desenvolver abordagens melhores.

pontos de dor do cliente: google trends

Compreensão e Mapeamento do Processo do Cliente

Em seguida, você deve tentar dissecar o processo de compra do cliente o máximo possível. Se você identificar os principais momentos do processo de tomada de decisão do cliente, poderá enviar mensagens personalizadas ao abordar os pontos problemáticos do cliente em estágios críticos, o que aumentará suas chances de converter visitantes em clientes.


Fóruns, Blogs, Mídias Sociais e outros Meios de Semelhantes

Para ter uma ideia real e honesta da opinião de seus clientes, você deve recorrer a blogs, mídias sociais, fóruns e plataformas semelhantes que as pessoas usam para iniciar conversas. Essas são as plataformas que a maioria das pessoas usa para reclamar, portanto, o emprego de ferramentas de escuta social também pode melhorar a eficiência dessa etapa específica.

Dica Profissional: use o texto exato que a pessoa dá ao descrever seu problema. Fale a língua do seu público-alvo.


Avaliações Negativas de Concorrentes

Por fim, dê uma olhada nas avaliações negativas dos concorrentes, veja por que eles estão sendo criticados e evite a todo custo cometer o mesmo erro. Além disso, você também deve incluir esses detalhes em seus criativos e lembrar aos clientes que o produto que você está promovendo não tem essas deficiências.

PropellerAds - pontos problemáticos - como usar avaliações negativas de concorrentes
Aqui está um exemplo de uma avaliação negativa. Verifique sobre o que a pessoa reclama e não deixe de mencionar que seu produto é novo.

Pontos Problemáticos dos Clientes B2B: Eles São Diferentes?

Na verdade, não é bem assim. Os clientes B2B têm quase as mesmas preocupações com relação à qualidade dos produtos e serviços, acessibilidade e suporte ao cliente. Portanto, encontrá-los e entendê-los tem a ver com um fluxo semelhante:

  • Verifique as avaliações dos usuários ou pergunte aos agentes de suporte ao cliente sobre as perguntas mais frequentes.

  • Confira as estatísticas e o Google Trends para obter uma análise mais detalhada.

  • Trabalhe em conjunto com as equipes de vendas: elas podem fazer as perguntas certas diretamente aos clientes B2B.

adv-b2b-lead-generation

Quanto ao último ponto, as perguntas podem depender do negócio exato, mas, na maioria dos casos, elas abrangem os seguintes tópicos principais:

  • Questões financeiras: qual é o preço do produto? Isso ajudará a reduzir os custos operacionais? É mais barato/mais caro do que a oferta dos concorrentes?
  • Questões operacionais: o produto ajudará a otimizar os fluxos de trabalho? Será conveniente para os funcionários? A integração é fácil o suficiente?
  • Questões de segurança: a solução manterá os dados suficientemente protegidos? Esse software exige muitos dados?
  • Questões técnicas: o produto será compatível com as soluções atuais? Nossa equipe de TI poderá integrá-lo facilmente?

De modo geral, assim como acontece com os pontos problemáticos B2C, uma pesquisa combinada com ouvir o cliente é a chave para entender suas necessidades.


Aprender a identificar os pontos problemáticos do cliente pode ter um grande efeito no desempenho de sua campanha. Dito isso, você também precisa dedicar tempo e aprender a identificar essas dificuldades e transformá-las em algo positivo para o seu produto.

Se você quiser saber mais sobre os pontos problemáticos do mundo do marketing de afiliados, fique atento e participe do nosso grupo do Telegram!

Trends

View more posts