Segredos do Marketing de Afiliados: Como Trabalhar com Tráfego de Notícias?
This post is also available in: EN ES
Milhões de usuários não conseguem passar um dia sem conferir as notícias, por isso o tráfego de notícias é uma oportunidade potencialmente lucrativa. De certa forma, é verdade. No entanto, muitos afiliados evitam trabalhar com tráfego de notícias por um motivo específico: nem todas as ofertas funcionam eficientemente com sites de notícias, o que acaba resultando em uma taxa de conversão baixa.
É fácil explicar: a maioria dos usuários visita plataformas de notícias para ler algo aleatório e apenas alguns deles acessam através de um mecanismo de busca seguindo uma solicitação específica. Por isso, não é muito provável que um visitante da plataforma de notícias se interesse pela oferta de um creme facial e simplesmente realize uma conversão.
Mas, na realidade, você pode obter lucros significativos com tráfego de notícias – tenha certeza de seguir uma estratégia bem pensada. E para ajudá-lo com isso, vamos compartilhar algumas dicas. Iremos discutir características cruciais sobre o tráfego de notícias e ver como é possível tornar-lo uma fonte de renda.
O que é tráfego de notícias?
No marketing de afiliados, o tráfego de notícias está associado a usuários que chegam ao seu site ou Landing Page a partir de um anúncio localizado na plataforma de notícias. Alguns sites são duradouros, enquanto outros podem ser criados especificamente para um evento digno de nota.
Por exemplo, quando a pandemia de COVID-19 começou, as pessoas estavam extremamente preocupadas, elas não conseguiam parar de ler notícias o tempo todo. Portanto, como resposta a uma demanda tão alta, surgiram centenas de sites de notícias de curta duração. Eles continham rastreadores de casos em diferentes países, as últimas notícias, atualizações sobre restrições, entre outros. No início, tais sites eram extremamente populares e atraíam grandes volumes de tráfego. Mas, quando as notícias deixaram de ser o centro das atenções, o tráfego desapareceu e essas plataformas simplesmente deixaram de existir.
Esses sites tiveram uma vida curta e seu principal objetivo foi aproveitar ao máximo o evento específico. Vamos focar nas plataformas duradouras, uma vez que as de vida curta não são muito eficientes em termos de ganhos. Elas estão associadas a tráfego barato e esses usuários raramente convertem.
As plataformas de notícias monetizam e sobrevivem graças aos blocos de publicidade. Elas seguem um esquema semelhante: esperam que os usuários cliquem em uma série de links, passem um tempo no site de notícias e, em seguida, sigam para outro.
Se fizerem isso, os proprietários da primeira plataforma recebem pagamento. Isso funciona porque tais sites apresentam conteúdo engajante com títulos sensacionalistas, fazendo com que os usuários queiram mais e continuem sua jornada.
Novamente, um exemplo sobre notícias da COVID-19. Quando a quarentena começou, as pessoas estavam rolando as notícias ansiosas, mas não só isso, como algumas empresas de publicação online afirmam, elas pareciam continuar sua jornada e clicar em algo divertido e agradável para diminuir o estresse. Para os afiliados, isso significa que um desses links engajantes e distrativos pode ser a sua oferta. É pura psicologia!
Aqui está um pequeno insight sobre como os títulos sensacionalistas geralmente funcionam. Eles são criados para ser intrigantes e chamar a atenção, como este: “4 fotos que farão você pensar duas vezes sobre…” E você quer saber a resposta, então, você simplesmente clica. Sim, o clickbait é como um doce para o seu cérebro. A ideia por trás disso é atrair o máximo de pessoas possível e obter tráfego.
As plataformas de notícias funcionam como uma corrente. Os usuários pulam de uma página para outra, até que algo chame a atenção deles para o conteúdo. Em algum momento, eles podem acabar na sua Landing Page, apenas depende se sua oferta é atraente.
Não está convencido de que as pessoas irão correr para baixar seu VPN após lerem as notícias? Pois não fique surpreso — é exatamente isso que acontece com o tráfego de notícias (se você tiver uma estratégia inteligente combinada com criativos impressionantes, claro). E agora, vamos ver como maximizar suas chances de sucesso.
Insights sobre o tráfego de notícias: formatos, segmentação e nichos.
Então, aqui estão os insights sobre tráfego de notícias que todo afiliado deve ter em mente. Como sempre, todos eles são baseados em nossas estatísticas e testes. Vamos lá.
Aqui está a divisão do tráfego por formatos e plataformas:
Formatos | Plataformas |
Anúncios push – 50% | Celular Android – 80% |
Anúncios popunder – 25% | iOS – 10% |
Anúncios intersticiais – 25% | Windows – 10% |
Precisamos destacar um ponto importante — 25% para anúncios intersticiais é realmente uma porcentagem muito grande para este formato. Nós recomendamos criar uma campanha multiformato e testar todos os três formatos juntos para maximizar seu lucro.
Quanto às plataformas, a melhor opção é mirar nos proprietários de dispositivos Android.
Principais GEOs EUA Indonésia Singapura | Principais segmentos Limpeza de Android Antivírus Finanças Conteúdo Móvel Sorteios iGaming |
Agora, você já sabe todas as configurações de segmentação que garantem sucesso para sua campanha. Lembre-se de verificar as peculiaridades e condições da sua oferta antes de começar a criar a campanha. Considere nossas recomendações e as especificidades da sua oferta para alcançar os melhores resultados.
Ofertas CPA de Aplicativos: Tipos, Comparação de Campanhas, Dicas + [Case Study]
Criativos: quais funcionam melhor para o tráfego de notícias?
Lembra quando discutimos como as plataformas de notícias típicas funcionam e atraem usuários? Sim, essas plataformas geralmente têm muitos banners clickbait, então você precisa criar algo realmente competitivo para sua campanha e capturar a atenção dos usuários.
De acordo com nossas estatísticas, os seguintes criativos para Limpeza de Android, iGaming e Sorteios apresentaram taxas de cliques (CTR) de aproximadamente 2,13%, 2,24% e 1,59%, respectivamente.
Reunimos alguns exemplos de criativos bem-sucedidos de nossos testes internos e campanhas de parceiros. Veja só como os seguintes criativos mostraram resultados impressionantes em campanhas reais de tráfego de notícias:
Aqui está um anúncio intersticial para aplicativo que faz limpeza de Android. O que funcionou muito bem aqui foi um temporizador, um gancho extremamente eficiente para os usuários. Temporizadores evocam uma sensação de exclusividade e limitação, fazendo com que as pessoas tenham mais probabilidade de clicar e converter.
Aqui está outro exemplo. Desta vez, temos uma notificação push. Este criativo de sorteio informa o usuário sobre a chance de ganhar um prêmio após responder perguntas. As palavras mágicas aqui são “você foi escolhido” e “prêmio valioso”. Você consegue sentir sua mão se coçando para clicar?
Outro criativo vencedor para o segmento de sorteios. O ícone de telefone desperta uma sensação de curiosidade nos visitantes devido às associações que normalmente faz lembrar. Não é fácil ignorar um ícone assim, pois sempre o verificamos em nossos smartphones. Essas associações são mágicas.
Outro segmento de alta conversão é Finanças. Vamos ver os criativos para esse nicho:
Este criativo é muito específico para um GEO. Ele é específico para a Geórgia. Lembre-se de que a escolha da língua correta é essencial quando você segmenta GEOs onde o inglês não é a língua mais difundida. Nesta notificação, podemos ver uma imagem bem detalhada combinada com um texto bastante chamativo que informa os usuários sobre termos acessíveis de um acordo financeiro.
De fato, números e percentuais funcionam de forma eficiente quando você os inclui em títulos e descrições. Lembre-se disso! Os usuários clicam nesses anúncios com entusiasmo porque sabem que os termos são vantajosos desde o início.
Agora o nicho iGaming:
Mulheres alegres e um fundo brilhante. O que pode tornar esse criativo ainda melhor? Claro, uma descrição bem chamativa! Que também está presente neste banner. As palavras mágicas são: “sorte”, “fácil” e “dinheiro”.
Portanto, lembre-se desses ganchos simples e eficazes para chamar a atenção em suas campanhas, e suas chances de superar a concorrência aumentarão.
Conclusão
Se você quer tentar um segmento incomum para marketing de afiliados, o tráfego de notícias pode ser uma ótima ideia. De fato, esta não é uma fonte padrão. No entanto, quando você tem recomendações sobre segmentação, criativos e dicas gerais sobre esse tipo de tráfego, estamos bastante seguros de que suas chances de sucesso são realmente altas.
Vale lembrar, o tráfego de notícias também está disponível na PropellerAds, então corra para experimentá-lo na prática! Se você quiser maximizar o desempenho de suas fontes de tráfego, incluindo notícias, você pode sempre entrar em contato com nossa equipe de suporte. Eles irão recomendar com entusiasmo a melhor estratégia para sua oferta. Boa sorte!
Você quer discutir estratégias de tráfego de notícias ou qualquer outro tópico de marketing de afiliados? Junte-se ao nosso Chat do Telegram!