5 Técnicas Atemporais de PNL para Afiliados
This post is also available in: EN ES
O objetivo principal de qualquer afiliado é ajudar empresas a criar conexões duradouras com seus públicos. E como você provavelmente já sabe, isso implica no monitoramento de muitas variáveis e na exploração de técnicas que podem ajudar a atingir esse objetivo. Uma dessas técnicas é a programação neurolinguística.
Embora tenha várias aplicações práticas, a programação neurolinguística nem sempre é fácil de entender, especialmente se você quiser implementá-la na sua estratégia de marketing.
Pensando nisso, elaboramos um artigo bem abrangente que explica a programação neurolinguística, seus benefícios e algumas técnicas que você pode implementar nas suas campanhas hoje mesmo.
O que é a Programação Neurolinguística (PNL)?
Programação neurolinguística (ou PNL) é um modelo comportamental que afiliados e empresas podem usar para entender melhor o processo de tomada de decisão dos seus consumidores.
Ela abrange um amplo conjunto de subtópicos, incluindo discussões sobre como as pessoas se comunicam, a linguagem que usam, como as interações influenciam os resultados que obtemos e como incitar mudanças de comportamento.
A PNL nos ensina a entender o processo de pensamento do nosso público-alvo e permite que observemos e analisemos o comportamento humano a partir de uma perspectiva mais objetiva.
Elementos básicos da PNL
A programação neurolinguística é composta por vários conceitos, mas os principais incluem:
Subjetividade
A PNL se baseia na ideia de que todos percebem o mundo por meio de uma experiência subjetiva, que é influenciada pelos cinco sentidos e pelo uso da linguagem.
Por exemplo, quando você se lembra de detalhes que aconteceram na última vez que saiu com amigos, provavelmente se lembra do local, da música que tocava ao fundo, das bebidas ou alimentos que consumiu, das conversas que teve e outros detalhes ligados aos seus sentidos.
Consciência sensorial
Nossa percepção da realidade é determinada pela nossa consciência sensorial, que é a maneira como interpretamos os diferentes estímulos aos quais somos expostos.
Em outras palavras, a forma como percebemos a realidade depende de como traduzimos os sons, as imagens e as texturas ao nosso redor. Para dominar a PNL, você precisa aprender como a percepção sensorial do que nos rodeia molda nossos processos de pensamento, conscientes e inconscientes.
Pensamento baseado em resultados
No contexto da PNL, o pensamento baseado em resultados pode ser definido como a ideia de que as pessoas justificam suas ações com seus objetivos finais.
Ou seja, quando alguém tem um objetivo em mente, é mais provável que encontre as melhores maneiras de realizar certas ações.
Flexibilidade comportamental
Outro elemento central da PNL, a flexibilidade comportamental é a capacidade de mudar sua abordagem com base nos resultados que você está obtendo. Se você não estiver mais perto de atingir suas metas, será preciso ter flexibilidade comportamental para identificar outra abordagem e testar diferentes opções até encontrar a melhor alternativa.
Técnicas de PNL para implementar hoje
Agora que já abordamos os aspectos técnicos, vamos para a parte mais interessante: examinar algumas das técnicas de PNL e dar exemplos de como usá-las.
Algumas das abordagens mais populares da PNL incluem:
#1 Aumentar a percepção de valor por meio de uma reformulação disruptiva
Aumentar a percepção de valor de um item por meio da reformulação disruptiva é o processo de mudar o ângulo e a linguagem dos seus conteúdos de marketing.
Essa prática pode ajudar a superar preconceitos negativos sobre um produto ou negócio, permitindo que você transmita uma mensagem mais clara.
Exemplo: “Assine por apenas R$ 0,25 por semana” (em vez de dizer R$ 13 por ano)
#2 Pressuposição
A pressuposição é uma tática de PNL em que você supõe que uma ou mais coisas sobre o seu produto são verdadeiras e comunica essas pressuposições ao seu público.
Essa é uma ótima técnica porque você pode pressupor que os clientes vão fazer uma compra e que os produtos que você está promovendo foram bem avaliados por consumidores semelhantes.
Exemplo: “Ao comprar esse dispositivo, você vai ver por que os outros técnicos da sua área estão tão satisfeitos!”
#3 Metáforas e hipérboles
Embora nossas decisões de compra possam parecer bem pensadas, muitos especialistas concordam que esse processo ocorre em um nível subconsciente.
Psicologia para Afiliados: As cores Podem Afetar as Conversões?
Essa é a razão pela qual muitos profissionais de marketing usam metáforas e hipérboles que tocam diretamente no subconsciente do público.
Exemplo: “Doces de qualidade que vão fazer uma festa na sua boca!”
#4 Ritmo humano e aliteração
O ritmo e a aliteração são características intangíveis, mas isso não faz delas menos poderosas.
Em outras palavras, tanto o ritmo quanto a aliteração ajudam a desenvolver um conteúdo mais memorável. E isso não se aplica só ao conteúdo em si, mas também à sua marca (bem como à imagem dos seus anunciantes).
Exemplos: “Dungeons and Dragons”, “7-Eleven”, “Ronald MacDonald”
#5 Comunicações não verbais por meio do movimento dos olhos
Você sabia que um praticante profissional de PNL pode determinar quais partes do cérebro alguém está usando simplesmente fazendo perguntas e analisando sua linguagem corporal?
Da mesma forma, você pode incitar determinadas ações garantindo que suas imagens incluam pessoas realizando certos movimentos com os olhos. Veja as áreas do cérebro que estão sendo usadas correspondem aos padrões de olhos:
- Lembrança visual: olhos para cima e direita quando você está de frente para a pessoa
- Lembrança de áudio: movimento do olho para a direita ao encarar a pessoa
- Conversa interna e cálculos: movimento do olho para baixo e direita quando você está de frente para a pessoa
- Construção visual: movimento do olho para cima e esquerda quando você está de frente para a pessoa
- Construção de áudio: movimento do olho para o lado esquerdo quando você está de frente para a pessoa
- Tátil: movimento do olho para baixo e esquerda quando você está de frente para a pessoa
Quer saber mais sobre a PNL e as melhores técnicas para engajar seu público? Se inscreva nos nossos e-mails e participe do nosso chat do Telegram (é bem divertido :P)