Geração de leads vs. Marketing de afiliados: Qual é a diferença?
This post is also available in: EN ES
Imagine uma empresa que vende kits de DNA para hamsters e está procurando clientes curiosos sobre os ancestrais de seus hamsters.
(Talvez isso pareça um pouco estranho, mas é uma coisa real).
Então, esse é um trabalho para um especialista em marketing de afiliados ou em geração de lead?
Outra pergunta: eles são realmente diferentes?
Hoje, com a ajuda dos nossos compradores de mídia, vamos explicar a diferença entre o marketing de afiliados e a geração de leads, e ainda vamos te ensinar como combinar os dois.
Para começar, o que significa lead?
No mundo do marketing digital, um lead é um contato de um cliente em potencial, alguém com grande probabilidade de conversão.
O tipo de lead mais simples que existe pode incluir um nome e um e-mail, mas algumas marcas preferem informações mais detalhadas, como número de telefone, informações sobre a empresa, etc.
Portanto, se a empresa com os testes de DNA que mencionamos acima conseguir o número de telefone de um ávido proprietário de hamster, esse será o lead.
O que é geração de lead?
Geração de lead é o processo de identificar e atrair clientes em potencial – leads – e criar relacionamentos com eles para motivá-los a comprar produtos e serviços, garantindo alguma conversão com uma empresa parceira.
Por exemplo: uma seguradora quer vender seu novo produto para donos de automóveis. Esse produto pode ser caro e o processo de vendas pode levar algum tempo. Então, uma empresa recebe os contatos de seus clientes potenciais – leads – e começa a trabalhar com eles, explicando todos os benefícios do produto, lidando com rejeições e com os outros percalços no meio do caminho.
Em geral, a estratégia de geração de leads implica atrair para uma marca parceira o interesse das pessoas que provavelmente precisarão de seus produtos ou serviços. E há muitas maneiras de as empresas fazerem isso:
- Alguns usam softwares de geração de leads, como o OptinMonster ou o LeadPages. Em geral, esses serviços ajudam a criar várias ferramentas de geração de leads: formulários pop-up, questionários, chatbots e páginas de captura interativas.
- O SEO e o marketing de conteúdo também são considerados estratégias de geração de leads.
- Muitas marcas terceirizam a geração de leads para terceiros. E, às vezes, também para os profissionais do marketing de afiliados.
Independente da estratégia de captação do cliente, depois que uma empresa recebe um lead, ainda há muito trabalho pela frente. Um especialista terceirizado ou um serviço de geração de lead que ajudou a trazer um cliente em potencial não tem mais nenhuma responsabilidade pela continuidade do funil de vendas.
É assim que o processo acontece:
Como você pode ver, uma pessoa/empresa responsável pelo processo de geração de leads cuida apenas de uma pequena parte de todo o funil de vendas.
E o que é marketing de afiliados?
Para resumir, o marketing de afiliados é quando uma empresa terceiriza a promoção de suas ofertas (produtos ou serviços) a um terceiro (afiliado) e paga uma comissão por um determinado resultado.
É claro que há mais coisas envolvidas – leia nosso guia definitivo de marketing de afiliados!
Em geral, o objetivo do marketing de afiliados é aumentar os resultados estimados de um negócio. Eles podem ser cliques em anúncios, aplicativos instalados, registros em sites, primeiros depósitos, compra de produtos e muito mais.
Para usar o mesmo exemplo, uma companhia de seguros pode querer promover sua oferta especial de seguro de viagem e pagar aos afiliados por cada usuário que comprar esse produto. Como o seguro de viagem é um produto mais barato e tende a ser mais simples do que o seguro de carros, é mais fácil de vender sem precisar de um longo funil de vendas e um contato próximo com o cliente em potencial.
Funciona assim:
E – aqui vai uma reviravolta no enredo deste artigo – os leads também podem ser o objetivo de uma campanha de marketing de afiliados. Lembra da conversão CPL, que é o custo por lead? Isso é o que chamamos de geração de leads de afiliados.
Então, basicamente, o marketing de afiliados é uma definição mais ampla do que a geração de lead, mas eles podem ser combinados perfeitamente.
Como isso acontece? Vamos ver.
Ofertas de geração de leads para afiliados
Como dissemos, há um ramo específico no mundo do marketing de afiliados que se chama geração de lead (ou Leadgen).
Sim, essa é uma tarefa na qual os profissionais do marketing de afiliados coletam leads e são pagos por cada um deles. Nós e Serge Abramov, comprador de mídia da PropellerAds, separamos dois tipos de ofertas de geração de leads.
Tipo 1: Geração de lead clássica
Esse nicho envolve produtos caros – portanto, as marcas preferem usar o marketing de afiliados para obter leads porque essas vendas envolvem um longo funil.
Serge: Embora algumas dessas ofertas impliquem que o cliente está quase disposto a comprar – isso funciona para a Nutra, por exemplo -, a maioria delas, como as ofertas de imóveis, envolve um grande e demorado processo de vendas que passa por gerentes, centrais de atendimento, etc. A vantagem óbvia para um afiliado é que o resultado final do funil – a venda – não é sua responsabilidade.
Aqui estão os tipos de ofertas mais populares no chamado nicho de geração de leads clássico:
- Serviços de seguro
- Painéis solares para economizar energia:
- Ofertas de imóveis
Observação da PropellerAds: Essas ofertas de geração de lead são muito caras para os compradores de mídia e exigem muita experiência na criação de pacotes funcionais, planejamento de orçamento e criação de funis.
Tipo 2: Geração de lead Surveys
Outra opção que já mencionamos em nosso blog é a Survey Offers.
Eles também são considerados Leadgen (geradores de leads) porque o fluxo é assim:
- Um usuário preenche uma pesquisa sobre um tópico específico, como iGaming.
- Quando a pesquisa termina, o usuário é redirecionado para uma oferta relevante de iGaming.
O objetivo dessas ofertas de geração de lead é aumentar as conversões e gerar leads para futuras vendas da marca ou campanhas de retargeting (anúncios segmentados aos usuários que já interagiram com a marca).
E aqui estão algumas dessas ofertas que você pode experimentar agora mesmo:
Marketing de afiliados vs. Geração de lead: Resumo
Então, o que aprendemos hoje? Vamos resumir tudo com a ajuda de Svetoslav, dono do Sublime Revenue:
O marketing de afiliados tem mais a ver com a geração de resultados, trabalho que as marcas não podem se dar ao luxo de fazer por conta própria ou por meio de terceirização. O Leadgen (geração de lead) tem mais a ver com o aumento da popularidade da marca e com o despertar do interesse de clientes em potencial, especialmente para novos serviços e produtos.
Aqui está uma breve tabela que vai ajudar a explicar isso.
Marketing de Afiliados | Geração de Leads |
O principal objetivo é aumentar as vendas, concentrando os esforços principalmente em resultados imediatos | O principal objetivo é coletar detalhes de contato e criar um funil de vendas, um jogo de longo prazo |
Aumento das conversões com a ajuda de um terceiro (parceiro afiliado) | É uma etapa única de um funil de vendas de longo prazo e se encaixa melhor em produtos/serviços de custo mais elevado |
Pode envolver vários tipos de ofertas, com conversões mais fáceis ou mais difíceis | Envolve apenas a conversão de custo por lead (CPL) |
Em muitos casos, um profissional do marketing de afiliados é responsável pelo resultado: instalações de aplicativos, visualizações, conversões | Requer apenas detalhes de contato do cliente em potencial; o resto do trabalho é de responsabilidade da empresa que oferece o produto/serviço |
A empresa controla os métodos de atração de usuários | O especialista em geração de lead também precisa promover o produto/serviço de uma forma segura para a marca |
E um lembrete rápido da nossa equipe: geração de lead e marketing de afiliados são uma combinação perfeita que você pode começar a experimentar imediatamente!