Segmentação por Tipo de Conexão e Operadora de Telefone: Por que se Importar?
This post is also available in: EN
Filmes, livros e séries de super-heróis estão entre as maiores tendências atuais. É muito comum se pegar sonhando acordado com ter superforça, pele à prova de balas ou a capacidade de usar aqueles misteriosos ajustes de segmentação que ajudam a impulsionar o desempenho de sua campanha.
Ok, ok, a pessoa média pode não pensar tanto no último ponto. Mas, a verdade é que muitos afiliados lutam para entender, quanto mais usar corretamente as configurações avançadas de segmentação.
Apesar de muitos estarem familiarizados com filtros de GEO e dispositivo, nem todos os profissionais de marketing conhecem configurações avançadas como a segmentação por tipo de conexão e operadora de telefone.
A seguir, vamos explicar o que é a segmentação por operadora de telefone e por tipo de conexão. Também diremos por que você deve aproveitar essas configurações para ajudar a reforçar o desempenho de sua campanha.
O que é Segmentação por Tipo de Conexão e Operadora de Telefone?
Há uma grande chance de você já estar familiarizado com configurações de segmentação como GEO e outras opções comuns de refinamento de tráfego.
A segmentação por operadora de telefone e tipo de conexão são duas opções avançadas que servem ao mesmo propósito. Como o nome sugere, elas ajudam você a refinar o tráfego com base no provedor de serviços de internet móvel (ISP) ou no tipo de conexão que está sendo usado, que pode ser uma rede celular ou conexão WiFi.
Vale ressaltar que a segmentação por tipo de conexão e operadora de telefone não deve ser usada isoladamente. Elas sempre devem ser combinadas com GEO, dispositivo, OS e outros filtros comuns que você normalmente usaria em sua campanha.
Há muitos benefícios em utilizar a segmentação por tipo de conexão e operadora de telefone. Porque você pode filtrar o público, é possível melhorar exponencialmente os KPIs de suas campanhas. Você também pode gerar leads de maior qualidade e construir campanhas mais rentáveis.
No entanto, é importante ter em mente que você pode acabar com uma quantidade mínima de tráfego se não usar a segmentação corretamente. Você deve sempre dedicar tempo para aprender a usar esses superpoderes antes de fazer quaisquer mudanças importantes nas configurações de segmentação de sua campanha.
Tipos de Conexão
Como mencionamos anteriormente, os tipos de conexão podem ser classificados em móvel ou WiFi. Aqui estão alguns cenários em que você pode usar a segmentação por tipo de conexão e operadora de telefone para ajudar a impulsionar sua campanha.
WiFi e Banda Larga
Conexões WiFi e de banda larga geralmente oferecem velocidades mais rápidas, sem mencionar o fato de que não têm limitação de dados. A seguir, vamos discutir algumas razões pelas quais você pode querer segmentar especificamente conexões WiFi.
-
Promovendo um App ou Jogo
Apps ou jogos precisam ser instalados e as pessoas têm muito mais probabilidade de fazer isso quando estão conectadas à banda larga. A maioria das pessoas não tem planos de dados móveis ilimitados, então tendem a ser cautelosas com novas instalações.
-
Redirecionando Usuários para uma Landing Page “Pesada”
Páginas grandes ou “pesadas” podem demorar muito para carregar em redes móveis, o que compromete a experiência do usuário. Em vez disso, você pode simplesmente segmentar dispositivos conectados via WiFi para garantir uma transição suave.
-
GEO Não Tem Conexão Móvel Estável
Mesmo em países desenvolvidos, algumas áreas rurais e cidades menores não têm conexões móveis estáveis, o que pode resultar em anúncios com falhas. Isso é ainda mais verdadeiro para a maior parte da Ásia, América do Sul, África e outras regiões do mundo com internet lenta, então focar em conexões WiFi pode garantir que seus anúncios sejam sempre exibidos corretamente.
-
Conteúdos para Download
MP3s, e-books e clipes engraçados agregam valor ao seu anúncio, mas os usuários só vão querer aproveitá-los se estiverem conectados a uma rede WiFi!
-
Conversão Requer Pagamento Online
Muitas pessoas têm problemas de confiança em relação a conexões celulares. Estatisticamente falando, os usuários têm muito mais probabilidade de efetuar um pagamento ou fazer uma compra em banda larga ou WiFi. Então, ao invés de tentar algum tipo de exercício de confiança, simplesmente elimine as redes móveis e melhore suas chances de conversão.
-
Landing Page Leve, Redirecionamento “Pesado”
Em muitos casos, os anúncios redirecionam os usuários para uma landing page leve. Mas, uma vez que os usuários prosseguem, eles acabam em uma página que demora muito para carregar. Provavelmente você não conseguirá reformular a página da oferta, então direcionar conexões WiFi é sua melhor aposta.
3G/LTE
Alguns cenários onde você pode querer direcionar conexões móveis incluem:
Expandir Seu Alcance
Em países de alto crescimento como Índia, Malásia, Indonésia, Tailândia e China, milhões de pessoas estão começando a se conectar via redes móveis. Alguns desses usuários dependem totalmente de redes celulares, então direcionar esse tipo específico pode aumentar seu alcance nessas áreas.
Os Criativos são Otimizados para Serem Leves
Se você criou uma campanha com anúncios otimizados e leves, pode direcionar redes móveis mesmo que elas não sejam as mais estáveis.
Atingir Consumidores em Movimento
Nos EUA, Europa, Japão e Austrália, direcionar conexões 3G/LTE permite alcançar seu público enquanto eles estão em movimento. Isso é ideal para setores como viagens, aplicativos de namoro, serviços de entrega e plataformas de eCommerce, só para citar alguns.
Direcionamento por Operadora de Telefone
O direcionamento via ISP móvel está disponível apenas para conexões 3G/LTE, então empresas que não suportam essas velocidades ficam de fora dessa opção.
Dito isso, o direcionamento por ISP móvel permite que você afine sua mira em determinadas operadoras. Assim, você pode fazer sua pesquisa e descobrir qual é a mais cara ou qual atrai o público-alvo que você busca. Ao mesmo tempo, isso é extremamente útil para anunciantes que têm ofertas de conteúdo móvel específico para determinadas operadoras.
Depois de alterar as opções de direcionamento, você precisa realizar testes A/B para identificar quais operadoras funcionam melhor para sua campanha. Então, você pode filtrar os de baixo desempenho e continuar a direcionar os melhores provedores a longo prazo.
Você já tentou direcionar por tipo de conexão? Como foram os resultados? Compartilhe sua experiência na seção de comentários abaixo 🙂 Sente necessidade de discutir? Aqui está nosso chat no Telegram.