Atualiza

DSP vs SSP na Publicidade Digital: Qual é a Diferença?

DSP vs SSP in Digital Advertising

This post is also available in: EN ES

Com a expansão constante dos espaços e oportunidades publicitárias, a concorrência também aumenta. A eficácia já não é suficiente para uma campanha de sucesso; a eficiência também é necessária. Marcas e anunciantes devem exibir o anúncio certo para as pessoas certas para superarem seus concorrentes. E é aí que entra a publicidade programática! Junto com aquela eterna confusão entre DSP e SSP que estamos aqui para esclarecer.

A publicidade programática incorpora soluções automatizadas para a compra e venda de espaço publicitário online. Não é de se surpreender que os gastos globais com publicidade programática tenham alcançado cerca de US$ 558 bilhões em 2023 e devam ultrapassar US$ 700 bilhões até 2026. 👀

Enquanto DSP e SSP são dois dos elementos cruciais da publicidade programática. Embora diferentes, eles trabalham juntos para garantir uma compra de mídia rápida e eficiente.

O que significam essas siglas? Qual é o papel delas na publicidade? Como as utilizamos?

Neste post, respondemos a essas perguntas e muito mais. Continue lendo!


Entendendo DSP vs SSP: O Que São Eles?

Demand Side Platform (DSP) é uma ferramenta programática que os anunciantes usam para automatizar o processo de compra de mídia. Ele simplifica e otimiza a compra de espaços publicitários em diferentes plataformas digitais sem ultrapassar seu orçamento. Seu objetivo é exibir seu anúncio no momento certo, para as pessoas certas, com o melhor custo. Você pode usar um DSP para comprar diferentes tipos de anúncios, incluindo nativos, display, vídeo e em jogos.

Supply Side Platform (SSP) é uma ferramenta programática utilizada por afiliados, blogueiros, desenvolvedores de aplicativos ou qualquer pessoa que queira ganhar exibindo anúncios em seu site. Ele conecta os donos de sites a diferentes DSPs, ad exchanges e redes de anúncios de uma só vez, permitindo que eles alcancem mais compradores em potencial.


Benefícios da Publicidade DSP vs SSP

Enquanto um DSP serve para que anunciantes comprem espaços publicitários de forma eficiente e um SSP serve para que donos de sites vendam seus espaços publicitários disponíveis, ambos facilitam o processo de compra de mídia.

Aqui estão os benefícios de usar cada plataforma.

Como os Anunciantes Podem Se Beneficiar de um DSP?

  • Compra de espaços publicitários a um custo mais baixo.
  • Processo de negociação automatizado e mais eficiente.
  • Ampla gama de editores para escolher.
  • Diversas opções de segmentação de usuários.
  • Análises e relatórios detalhados de campanhas.
What is a Demand-Side Platform

Como os Donos de Sites Podem Se Beneficiar de um SSP?

  • Venda automatizada de espaços publicitários.
  • Conexão com diferentes DSPs, redes de anúncios e ad exchanges.
  • Oportunidade de ganhar mais devido à vasta escolha de anunciantes e leilões em tempo real.
  • Gestão de conteúdo – eles podem bloquear anúncios que não desejam promover em seu site, escolher canais/ compradores específicos, etc.
  • Defina o preço mínimo por espaço publicitário.
  • Limite o número de vezes que um anúncio é exibido para o mesmo usuário, reduzindo a chance de os visitantes bloquearem os anúncios e saírem do site.

Demand Side Platform vs Supply Side Platform: As Diferenças

DiferençaDSPSSP
UsuáriosAnunciantesProprietários de sites
UsoPara comprar espaço publicitário e otimizar campanhas.Para vender espaço publicitário disponível.
ObjetivoAumentar a eficiência da campanhaVender espaço publicitário pelo melhor preço
Acesso ao Inventário de AnúnciosAcesso a uma vasta escolha de inventário de anúncios de vários SSPs, redes de anúncios e exchanges de anúncios.Gerencia e compartilha o inventário de anúncios com DSPs, redes de anúncios e exchanges de anúncios.
Otimização e ControleOpções de segmentação e otimização para alcançar o público de forma eficaz.Leilão em tempo real e preços mínimos.
PreçosCPA ou CPM Preços variáveis com base na demanda do mercado.

Usuários

A principal diferença entre DSP e SSP é seu usuário final. Um DSP atende a anunciantes, agências de marketing e marcas, enquanto um SSP atende a proprietários de sites (afiliados, blogueiros e desenvolvedores de aplicativos).

Uso

Os DSPs permitem que os anunciantes comprem espaço publicitário em várias redes e exchanges de anúncios ao mesmo tempo. Eles também possibilitam que os usuários otimizem suas campanhas.

Já os SSPs, por outro lado, permitem que os donos de sites vendam espaços publicitários disponíveis em diferentes DSPs, exchanges de anúncios e redes de anúncios.

Objetivo

Um DSP aumenta a eficiência das campanhas ao exibir o anúncio certo para as pessoas certas no momento ideal. Por outro lado, um SSP permite que os donos de sites vendam facilmente o espaço publicitário em seus sites/produtos por um preço melhor.

Acesso ao Inventário de Anúncios

Os DSPs oferecem aos anunciantes acesso a uma vasta gama de inventários de anúncios provenientes de diferentes SSPs, redes de anúncios e exchanges de anúncios. Os SSPs, ao contrário, gerenciam e compartilham o inventário de anúncios entre diferentes DSPs, redes de anúncios e exchanges de anúncios.

Otimização e Controle

Os DSPs oferecem opções precisas de segmentação de público e otimização, permitindo que os anunciantes alcancem o público desejado de forma eficaz. Os SSPs oferecem leilões em tempo real e pisos de preço (definindo o preço mínimo por espaço publicitário).

Modelos de Precificação

Os DSPs cobram dos usuários com base em CPA (custo por ação) ou CPM (custo por mil impressões), permitindo que escolham o modelo de precificação que melhor atende às suas necessidades. Os SSPs geralmente usam preços dinâmicos para aumentar as receitas dos donos de sites, com preços que variam de acordo com a demanda por espaço publicitário.

Propellerads-programmatic-advertising-guide

DSP vs SSP: Para Quem Eles São Mais Indicados?

Tanto os DSPs quanto os SSPs são vitais para a compra eficiente de mídia. Como parte do ecossistema de publicidade programática, eles conectam profissionais de marketing e agências de publicidade que desejam comprar espaço publicitário com proprietários de sites e desenvolvedores de aplicativos que vendem esse espaço.

Então, quem pode se beneficiar mais dos DSPs e SSPs?

Agências de publicidade, profissionais de marketing afiliado e proprietários de marcas devem usar um DSP para encontrar e comprar espaço publicitário rapidamente. Por outro lado, proprietários de sites como afiliados, blogueiros e redatores, assim como desenvolvedores de aplicativos, devem aproveitar um SSP para vender rapidamente seu inventário de anúncios pelo melhor preço possível.


Concluindo

DSP e SSP são partes fundamentais da publicidade programática. Como tal, são essenciais para todos os anunciantes, agências de marketing, proprietários de marcas, donos de sites e desenvolvedores de aplicativos para otimizar e agilizar a compra de mídia.

Ao utilizar um DSP, os anunciantes podem encontrar facilmente espaços publicitários disponíveis a diferentes preços, e os donos de sites podem vender seu espaço de site disponível mais rapidamente e por um preço melhor. E, embora DSP e SSP tenham propósitos totalmente diferentes, eles trabalham juntos para criar um mercado de marketing digital equilibrado, no qual anunciantes e donos de sites podem maximizar seus esforços e aumentar seu alcance.

Quer saber quais resultados você pode obter com ofertas de geração de leads? Participe do nosso chat no Telegram e pergunte a afiliados experientes!

Trends

View more posts